Recommended Posts

Olá a todos.

 

Este é o meu 1º tópico neste forum. Iniciei-me há pouco tempo nesta fantástica actividade / hobbie que é a aquariofilia. Depois de manter um aquário de 15 litros há mais de um ano, adquiri recentemente um aquário de 100*40*40 (160 litros nominais). Com o aquário, adquiri igualmente um Eheim 2213, que segundo a literatura da marca dispõe de um débito de 470 litros/hora.

 

Gostava que me dessem as vossas opiniões sobre se este é um filtro adequado para este aquário. Não deveria ter comprado um filtro de maior capacidade? Ou este serve perfeitamente?

 

Desde já agradeço a vossa atenção.

 

Cumprimentos

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais ìcaro, sê bem vindo e esta comunidade:D

 

Relativamente á tua questão, o 2213 parece-me suficiente já que este tem uma filtragem de 3x o volume da água do teu aquário, mas mesmo assim acho que poderias ter "investido" num com uma filtragem um pouco maior, como o 2224 que tem uma filtragem de 700l/h.

 

Agora não te esqueças de investir em boas matérias filtrantes para colonizar com bastérias desnitrificantes :twisted:

 

Fica bem :)

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi, os 160L são nominais mas o volume real deverá ser de cerca de 120L, se descontarmos o areão e decoração. O que quer dizer que tens uma filtragem de cerca de 4x. Se não tiveres peixes demasiado "porcalhões", será suficiente.

 

Mas aproveito para chamar a atenção para uma coisa que tende a ser menosprezada: o volume do filtro em si que é quase tão importante como o débito do mesmo. Ter um reservatório de massas filtrantes de 1L é diferente de ter um de 2L porque significa o dobro das bactérias. E tal como a "poveirinha" Ana referiu, também a qualidade das massas filtrantes é determinante (leia-se massas com maior ou menor superfície específica).

 

Também se poderia falar da potência do filtro - maior ou menor capacidade de fazer passar a água por massas filtrantes densas- mas no caso dos eheim não vale a pena :twisted:

 

P.S.: O único senão será se daqui a um ano não terás um aquário com o dobro da capacidade. Mas também há o 2217 :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

haha O garfield tem razão, aqui com os aquario é sempre a crescer em tamanho e em numero, comecei com 1 de 54 litros e agora passado 6 anos de aquarios, tenho montados 1 de 720 l outro de 240l e outro de 100 l haha :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.