Ajuda Algas


pedrosac

Recommended Posts

Exacto hugo, esponja , lã, ceramicas, depois podes por outras coisas, tipo carvão ativado se for necessário, bioballs etc.

Eu costumo comprar aqueles filtros de exaustor nos chineses, por 90 centimos dá me para 2 vezes no filtro externo, e ponho uns bocadinhos no tubo onde sai agua do aquario para o filtro, tenho muitas crias de camarão e não quero que entrem no filtro. Mas engraçado é que eu optei por este sistema numa lavagem ao filtro tinha lá 3 crias de molly ainda vivas

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não concordo com esse esquema das matérias filtrantes, pois deve ser esponja e la antes da água chegar às cerâmicas, para fazer filtração mecânica e não deixar chegar restos de folhas, etc às cerâmicas e entupilas.

 

A questão é que essa filtragem ja foi previamente feita pela "esponja azul". O mais tradicional é realmente como disseste.

 

Algo assim:

Entrada no filtro -> esponja grossa -> lã -> ceramicas -> saida do filtro para o aquário

 

​Em vez de usar:

Entrada no filtro -> esponja grossa -> ceramicas -> esponja grossa -> lã -> saída do filtro para o aquário

 

Posso ate estar errado, mas vê se não concordas. Com o que disse da "esponja grossa" antes das cerâmicas filtrar grande parte das folhas e as partículas maiores e algumas ate ficam nas cerâmicas é verdade mas também ajuda as bacterias (digo eu) pois tem matéria em decomposição logo ali...
Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim concordo com a utilização da esponja azul, escrevi pq depois escreveste isto

Nota que a esponja inicial na entrada do filtro é opcional e apenas se tiveres espaço...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim concordo com a utilização da esponja azul, escrevi pq depois escreveste isto

 

Pois realmente isso é verdade se tirar a esponja que "chamo" opcional fica as ceramicas primeiro, não pode ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cerâmicas e bio-balls não são a mesma coisa?

 

 

Aqui fica uma foto de como está

 

20141029_210011_zpse6641c9a.jpg

 

A água entra pela direita.

 

O Ferlelizante que utilizo é o Nutron Flora da Prodac.

 

Podes-me dizer onde arranjo essa cápsulas.

Eu as cerâmicas nunca lavo porque pensei que elas estivessem apenas lá! :)

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cerâmicas e bio-balls não são a mesma coisa?

Não são a mesma coisa, fazem a mesma função (filtração biológica) mas com algumas diferenças e capacidade. Mesmo as cerâmicas não são todas iguais.

 

 

 

Aqui fica uma foto de como está

 

20141029_210011_zpse6641c9a.jpg

 

A água entra pela direita.

 

O Ferlelizante que utilizo é o Nutron Flora da Prodac.

 

Podes-me dizer onde arranjo essa cápsulas.

Eu as cerâmicas nunca lavo porque pensei que elas estivessem apenas lá! :)

 

 

A água entra pelo local da bomba (logo minha esquerda, não?)

 

Se entra pela bomba deverias ter isso alterado, Entrada de água -> esponja -> cerâmicas -> termóstato e se poderes e couber coloca lã branca. a seguir à esponja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são a mesma coisa, fazem a mesma função (filtração biológica) mas com algumas diferenças e capacidade. Mesmo as cerâmicas não são todas iguais.

 

 

 

A água entra pelo local da bomba (logo minha esquerda, não?)

 

Se entra pela bomba deverias ter isso alterado, Entrada de água -> esponja -> cerâmicas -> termóstato e se poderes e couber coloca lã branca. a seguir à esponja.

 

Não a água entra pela direita, tem umas entradas pela frente e o motor puxa-a para dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ok então está bem.

 

Onde tens a bomba não cabe lá o termóstato? Ganhavas uma divisão para mais filtragem, digo eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ok então está bem.

 

Onde tens a bomba não cabe lá o termóstato? Ganhavas uma divisão para mais filtragem, digo eu...

 

Caber não cabe mas posso tirar o termóestato e coloca-lo dentro do aquario.

 

Sabem quanto custará aqueles fitros externos, será que compensa?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vale a pena, a ideia da biobox é esconder o material. Só se precisares mesmo de aumentar as matérias filtrantes.

 

Depende do filtro, novo ou usado, vai vendo os patrocinadores e a área dos classificados.

 

Filtro externo vale sempre a pena. Os filtros são o equivalente aos nossos rins, quanto melhores são melhor trabalham.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vale a pena, a ideia da biobox é esconder o material. Só se precisares mesmo de aumentar as matérias filtrantes.

 

Depende do filtro, novo ou usado, vai vendo os patrocinadores e a área dos classificados.

 

Filtro externo vale sempre a pena. Os filtros são o equivalente aos nossos rins, quanto melhores são melhor trabalham.

 

OK, então vou começar por colocar a lã e se por acaso não resolver tento arranjar um externo...

 

e os fertilizantes de enterrar, onde posso arranjar?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diversas lojas tem, stocks ou pastilhas

 

Vou procurar então.

 

O filtro então vou tentar por assim

 

Entrada no filtro -> esponja grossa -> lã -> ceramicas -> saida do filtro para o aquário

 

Correcto?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já fiz a troca parcial da água e tirei as folhas e limpei o vidro.

A sujudade do vidro saiu bem e facil, das pedras e do plasticoda biobox é que não... está muito agarrado.

Coloquei também a lá.

 

Seguem as fotos.

 

IMG_0389_zps2feff482.jpg

 

IMG_0388_zps96918962.jpg

 

IMG_0387_zps30715c8f.jpg

 

IMG_0386_zps25821cf9.jpg

 

IMG_0385_zpsd92e044c.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão com bom aspeto as plantas!

 

Esses dois pés de sessiflora secalhar cortavas e ficavas com quatro.

É uma idea :)

 

Boa continuação.

André

 

Sim mas a sessiflora ainda está fraca, os ramos de baixo ainda estão muito escuros e tenho receio que não aguente, vou aguardar um bocado mais a ver...

 

O que acham?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é mesmo essa salvar o que está bom e esperar que o que está mal melhore.

 

Para melhorar tem de nascer novàs Folhaa, dificilmente vai ficar com bom aspeto essa parte de baixo...

 

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é mesmo essa salvar o que está bom e esperar que o que está mal melhore.

 

Para melhorar tem de nascer novàs Folhaa, dificilmente vai ficar com bom aspeto essa parte de baixo...

 

 

André

 

Exacto, eu so tenho medo de cortar e depois a parte boa morrer sem raiz. Estava a pensar aguentar assim mais um tempo e se o aquario voltar ao normal depois cortava e fazia vário pés...

 

O que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boa noite,

 

infelizmente parece que não resolveu pois as palntas ainda crescem muito muito devagar e estão com as folhas escuras novamente.

 

Já comprei fertilizante em comprimidos...

 

Alguma idea?

 

IMG_0414_zpsb5618092.jpg

 

IMG_0416_zps8241f763.jpg

 

IMG_0415_zps574d32f6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas (depende um pouco de planta para planta) mas precisam de c02+fertilizantes+luz umas mais outras menos, vai pesquisando pelo forum que encontras muitos topicos sobre isso ;)podes tambem ver o site da tropica que tem la várias coisas sobre plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fazes fertilização liquida pois não?

 

Se já tens as pastilhas coloca-as próximo dos caules das plantas e aguarda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fazes fertilização liquida pois não?

 

Se já tens as pastilhas coloca-as próximo dos caules das plantas e aguarda.

 

não,

 

Agora comprei as pastilhas é o que eu coloco só.

Só que co as folhas já estão novamente escuras e a biobox também estou preocupado...

As plantas (depende um pouco de planta para planta) mas precisam de c02+fertilizantes+luz umas mais outras menos, vai pesquisando pelo forum que encontras muitos topicos sobre isso ;)podes tambem ver o site da tropica que tem la várias coisas sobre plantas

 

Pois eu co2 não tenho, mas acho estranho como é que eteve tão bem durante tanto tempo e de repente fica assim...

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem fertilização elas não se alimentam, pelo menos como deve ser, não podes esperar crescer se não comeres não é. Mas tb não morres logo ao primeiro dia sem comeres, tens reservas...

Aí é igual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boa noite,

 

Visto já ter passado algum tempo vou fazer uma atualização.

Começo pelas fotografias.

 

IMG_9144_zpswbim1ee1.jpg

 

IMG_9143_zpswctwsjgu.jpg

 

IMG_9142_zpsekbfabcq.jpg

 

IMG_9141_zpsc1stkepw.jpg

 

IMG_9140_zps1ftpkmxd.jpg

 

IMG_9139_zpshmvblzmu.jpg

 

 

O que fiz fui reduzir a luz para 6.5 horas.

Coloquei a lã.

Coloquei sub-estrato

 

A planta sessiflora, a fina, acabou por morrer, fica mole e desapareçe.

As outras vão crescendo mas as folhas estão sempre esquras, partem e viram para baixo.

 

Nas ultimas semanas aumentei ao tempo da luz e cresçeu um pouco mais este verde que se nota nas fotos.

 

Obrigado

 

Pedro Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.