Apresentação e Mini-Aquário


Ana Camoesas

Recommended Posts

Olá a todos! :)

 

Soa a Ana e desde pequena que adoro aquários, não tivesse crescido com dois "grandes" aquários em casa dos meu pais!

 

Tive o meu primeiro filho, agora com um anito, e também gostava de lhe incutir o "bichinho" da aquariofilia... e não é que o rapaz já fica "doido" quando vê o aquário do vizinho! :)

 

Desde que saí de casa dos meus pais sempre tive companheiros nadadores mas num mini-aquário retangular de água fria, com filtro e solo. Contudo, depois de duas ou três tentativas falhadas com orandas comecei a investigar e descobri que, embora sem termostato, teria mais sucesso com um dos meus peixes favoritos - os betas. Assim, à cerca de 4 anos comprei um exemplar que nos alegrou a sala até ao início deste verão. (Infelizmente não tenho fotos.)

 

Agora estamos com vontade de povoar novamente o aquário mas o orçamento é mesmo muito escasso e não envolve comprar outro "tanque". Pensámos comprar outro beta mas o meu marido acha-os muito parados e por isso acha que não vai despertar a curiosidade do pequenito. Assim, e depois de alguma pesquisa, soubemos que há uns termostatos próprios para os aquários dos betas, que permitem aumentar a temperatura da água para se tornarem mais ativos mas... pergunta do meu marido: "se dá para fazer um aqário de água quente, não podemos antes por outros peixes?". Pois...

 

Dúvida: Tendo o mini-aquário 6l de capacidade (que diminui para cerca de 5l com o solo, rocha, planta, termostato e filtro) disseram-nos que suportava perfeitamente 5 guppys, tendo-nos sugerido 2 machos e 3 femeas. Parecem-me muitos peixes para o espaço disponível e também não tenho a certeza que a proporção macho/fêmea esteja correta (ainda que não tenhamos intensão, para já, de procriar). O meu pai vai-nos dar um dos aquários dele (entre 30 a 50l, não me recordo bem) mas só o teremos pronto para novos habitantes lá para o Natal... O que vos parece, posso optar pelos guppys e depois transferi-los para a nova casa ou deverei antes optar apenas pelo beta? Se os guppys forem viáveis, quantos devo adquirir e em que proporções macho/fêmea?

 

Obrigada! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte,

 

Da uma olhada na secção das vendas, têm aquários bem em conta ;) E normalmente até oferecem o areão.

 

Se quiserem se manter na ideia de um aquário de 6L, portanto algo pequeno. Sugeria uns camarões :) sempre tinham mais vida e criavam uma colónia deles.

 

Fica um video dos bichos.

 

A ideia é começar com uns 5 e ver eles a crescerem e a reproduzirem-se :)

 

Quanto a ideia dos guppies não aconselho mesmo 6L é muito pouco para manter peixes... Não sei como conseguiram colocar um filtro + termostato etc. e ainda espaço para os bichos.

 

Espero ter ajudado,

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada André!

 

Comprar um aquário para já está mesmo fora de questão uma vez que vamos "herdar" um dos do meu pai (30 ou 50l) que, para primeiro aquário "a sério", para já é suficiente.

 

Quanto à sugestão dos camarões, agradeço mas não é muito o nosso género... Parece-me que vamos mesmo optar pelo beta, uma vez que não precisa de muito espaço e que já vimos que se dá bem neste aquário (o nosso durou cerca de 4 anos e meio o que, pelo que li, é ótimo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , quanto a guppys só nesse espaço eles vao sofrer, disses te que nao querias criação mas por outro lado querias saber quantos machos ou femeas devias por, bem eles sao como os coelhos e em pouco tempo isso enchia.

Vai com calma, pensa antes de cometer erros.

Quanto aos bettas nunca juntes 2 machos, arranja esconderijos e uma femea, ai vais ver o macho em ação.

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo!

 

Pois, em relação aos guppys foi o que eu pensei e disse na loja... disseram-me que não mas por não ter acreditado e não querer cometer erros é que coloquei aqui a dúvida. De qualquer modo, e por curiosidade, porque fiquei sem perceber e quando tiver o aquário maior vou certamente querer guppys: do que li, percebi que mesmo sem ter a intenção de procriar, os guppys machos não deviam ficar sozinhos e que para cada macho devia haver 2 ou 3 fêmeas. É realmente assim ou quem não quiser procriar deve optar por um conjunto, por exemplo, só de machos? e Já agora, em termos de socialização, qual é o numero mínimo de exemplares aconselhável?

 

Quanto aos betas, como é óbvio, com um aquário deste tamanho, só posso mesmo ter 1, é a única forma de garantir que tem espaço para nadar e abrir a cauda, se for caso disso... e sim, betas é só um macho em cada aquário, não quero correr riscos de guerras territoriais mesmo quando tiver o aquário maior!

 

Obrigada.

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sim são 2 a 3 femeas por macho, podes so ter machos ou so femeas. São pacificos.

Mas aconselhava depois a não pores o betta com os guppys senão depois vais ver barbatanas ruídas

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada ricardo!

 

Pois, para não juntar guppys e betas é que também estava a ver se era já possível optar pelos guppys mas essa hipótese já está posta de parte... o que provavelmente vai acontecer é uma de duas hipóteses - quando tiver o aquário maior pronto, ou deixo o beta no mini-aquario de 6l e faço um aqário comunitário com guppys e outras espécies compatíveis ou desisto dos guppys e ponho o beta com outras espécies compatíveis.

 

Já agora, adoro os Endler mas, daquilo que li, os parametros ideais da água para esta espécie são um pouco diferentes dos dos guppys e betas. Alguém me sabe dizer que espécies seriam boas companheiras tanto em termos de comportamento como de partametros da água?

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca reparas te que os betta estão sempre em sacos, é porque não são compativeis, as femeas já são. Deixa ele nesse aquário. E no grande pensa noutros

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia os endler consegues manter na mesma agua dos 'normais', aos gupies podes sempre juntar neons que é um peixe pequeno e de cardume muito sociavel, umas coridoras e ancistrus. Em relação ao betta deixa o bichinho sozinho, com outro macho vao lutar até a morte os 2, espécies compativeis para ele, tetras, rasboras, apistogramas(mas devido ao tamanho do aquario que vais "herdar" nao aconcelho mais do que 1)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.