Escumador Aqua medic Turboflotor blue 3000


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Recorri a este forum devido a não conseguir encontrar apoio técnico da Aqua Medic aqui em Portugal. Também recorri a este forum pois o local aonde fiz toda a compra de aquário, material etc, que foi numa loja na qual eu já era cliente e já conhecia o dono tivemos um desentendimento.

 

O que acontece é que a aba que suporta o escumador que deve ser colocado numa das laterais da sump não me é possível colocá-lo lá, pois o topo do escumador bate no aquario (que se situa a cima da sump). Mesmo que estivesse no sitio, desde a montagem, o topo do escumador (copo) ficaria muito próximo do aquário (situado a cima) impossibilitando o acesso/ manutenção. Tentei montar o escumador por duas vezes, apesar do copo estar em contacto com o aquário. Coloquei objetos por baixo do escumador para dar a altura necessária para os tubos ficarem devidamente ligados. Aconteceu que a água encheu rapidamente o copo, apesar da abertura da saída de água estar no máximo... Não sei o porquê deste resultado. A segunda vez que coloquei o escumador após esvaziar a água, assim que começou a trabalhar tudo bem. Mas o nível da água da sump baixou (devido á água que entrou no escumador), e assim que encho a sump para o estado normal, acontece o mesmo, o copo começa a encher rapidamente.

 

Irei colocar fotos de forma a ajudar a explicar esta situação. Espero ter conseguido ser claro e espero conseguir ajuda para resolver esta situação.

 

Melhores cumprimentos,

 

João Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

As fotos ou até mesmo video ajudava. De qualquer maneira, ele está montado como Hang-On (no vidro) ou como interno ( todo dentro da água)?

 

O aquário é recente? Já está com água salgada, certo?

 

Qual é a bomba que ele usa? A OR2500?

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://vimeo.com/106486038

 

Foi a 1ª vez que fiz isto. Espero que dê para ver.

A água do aquário é do mar, tratada. O aquário está na fase inicial. Sem peixes, corais, cheio de algas e bichinhos, e uma estrela do mar.

Gonçalo, a bomba é essa mesma. Obrigado pela resposta.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Isso de facto é estranho; eu tenho um Turbofloter blue 1000, que funciona da mesma maneira e tem vários anos de funcionamento, sem problemas.

 

Colocaste a peça para tornar mais alto o pescoço do escumador, se é que esse modelo também tem? O meu funciona melhor com essa peça, do que sem ela e usando a torneira consigo regular perfeitamente a altura da água no copo.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso pode acontecer por vários motivos.

Se o escumador for novo pode vir com algum tipo de gordura ou outra coisa qualquer que o esteja o por "tolo", lava bem com vinagre.

Podes ter alguma coisa na água do aquário, deitas alguma coisa?

Certifica-te que realmente a saída esta toda aberta e se não tem nada a obstruir a saída de água. Outra coisa a verificar é o tubo do ar e o regulador. Se tiver fechado vai-te fazer subir o nível de água dentro do escumador.

Tenta ver se tem altura mínima entre a bomba do escumador e a saída de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Desde já agradeço todas as resposta e dicas que me têm dado.
Gonçalo, ao pôr o escumador do lado direito será uma alternativa (não a preferida), mas no entanto o copo continuaria em contacto com o aquário... Tenho a duvida se é possivel deixar o escumador no chão (em vez de colocar objetos por baixo) e depois com magueiras levar ate a sump a água.

 

Csi, realmente ja me deparei com um peça cilindrica baixa, e translucida que não sei para que serve. A parte de cima do escumador (copo) dá para separar do escumador? É que já me aconteceu sair água dessa união.

 

rjpf Lavo com vinagre o seu interior? O tubo do ar está OK e coloco-o perto do copo do escumador (aquela peça azul). Quanto a altura minima, não percebi muito bem. O que acontece é que a bomba que puxa a água para o escumador está mesmo por baixo da saída de água (que está feito assim). O nível da água (na zona da bomba) interfere com o bombeamento da água, estando a bomba sempre submersa?

Obrigado,
João Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Essa peça cilíndrica, deve ser colocada entre o corpo do escumador e o copo; sem ela o escumador tende a perder água.

 

O copo pode e deve ser separado do corpo; é a forma de o despejar e lavar.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Primeiro faz o que o csi te disse. Acho é que com essa peça não vais conseguir meter o escumador aí dentro mas poderá bem ser a falta dessa peça que te esteja a fazer transbordar. Antes de o teres comprado devias ter pesquisado o tamanho dele e ver se tinhas espaço para o meter.

 

Quanto ao vinagre, eu costumo lavar o meu pelo menos uma vez por mês para retirar coralina e outras coisas. O que faço é meter num recipiente o escumador e depois encho com água e vinagre e deixo estar um pouco. Esfrego e depois passo bem por água e volto a meter a funcionar.

Quando falava da altura da bomba era do comprimento do tubo que liga a bomba ao escumador, quanto mais pequena essa distancia mais te vai sair água por cima. E não sei se tem um valor mínimo isso é o que tens que ver.

 

Ao meteres o escumador em baixo e depois com mangueira ligares a sump vais estar a aumentar a altura da saída de água e isso acaba por te aumentar a altura de água dentro do escumador.

Não consegues baixar a sump?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado pelas dicas bastante utéis que me têm dado.

 

Só para terem noção o gajo a quem eu comprei tudo é que disse que dava. Que o escumador cabia, ele tinha aconselhado o turboflotor 1000, mas eu li em qualquer lado que o escumador deve ter 3x mais a capacidade do aquário e eu tenho cerca de 500l de água. Mas são problemas que eu ainda tenho que resolver.

 

Estou a ver que a unica hipotese que tenho é baixar a sump, pois ela esta apoiada na estrutura e cortando as barras que a seguram dá para descer uns 15 cm. o espaço que tenho no interior é de 80cm e a altura da sump é de 45cm e o escumador 62, e o hang on 34cm, e já vi que assim dá. É a única hipotese.

 

Descobri a tal peça o pescoço encaixei-a no escumdor e depois o copo e não sei como parti-a --'

 

Obrigado pelas respostas,

 

João Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais