Novo produto da Sera


NJP

Recommended Posts

Pessoal, comprei o Sera omnipur, e como os meus discos andão a rocar-se nas fohas das plantas tou a pensar meter no aquário, alguem sabe se resulta? ou haverá alguma coisa mais apropriada?

Fico á espera das opniões dos mais entendidos.

 

Obg

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em primeiro lugar antes de medicares e bom que diagnosteques a cauisa dos teu discus se andarem a rocar na folhas.

 

esse medicamento e suposto atacar que tipo de doenças?

 

para mim eles andares a rocar se e um indicio de parasitas na guelras..eles rocam se nos operculos?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Este medicamento é genérico e foi-me aconselhado na loja.

Também acredito que seja parasitas nas guelras, há algum medicamento mais eficaz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para parasitas n e com medicamentos genericos que la vais.

 

eu ja experimentei um pouco de tudo e so me dei bem com um que se chama sterazin da waterlife que e mesmo especifico para girodactilos ou seja parazitas de guelras.

 

espero ter ajudado e se achas mesmo que sao parasitas de guelras n metas esse medicamento e usa ou praziquantel ou o que eu te aconselho mais e mesmo o sterazin que como e feito a baze de formol deido e suponho de verde de malaquite limpa os parazitas de guelras e eventualmente os da pele tambem.

 

se optares pelo praziquantel atençao a oxigenaçao da agua tem de aumentar e muito..por isso mesmo eu so mais apologista do sterazin.

 

outra coisa e meu conselho que vem de medicares nos dias que eles dizem medica todos os dias nas doses que eles dizem durante uns 5 dias, ai ja os teus peixes n deveram ter sintomas de parasitas e voltas a carga um dia depois por mais 2 ou 3 dias para ficares seguro que estao mesmo totalmente limpos. so assim obtive resultado satisfatorios, e como os meus ja andavam a uns meses com isso ate tive que subreduzar o medicamento pois de outra maneira n dava conta dos parasitas.

 

no teu caso como devera ser uma coisa recente n vale a pena estares a sobreduzar.

 

espero ter ajudado

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Five, esse medicamento (omnipur) não é um medicamento generico de largo espectro mas sim o medicamento da Sera para parazitas externos como Dactilogyrus. Por isso acho que é um medicamento apropriado para a situação. Não digo que seja melhor ou pior que o da waterlife pois nunca experimentei nenhum. Parasitas externos e das guelras até agora tratei com sucesso usando sal e depois flubendazol.

Eu aconselhava o NJP a usar o dito na dosagem descrita na bula e depois a contar o resultado aqui no forum pois é um medicamento novo da Sera para este tipo de doenças.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal

antes de mais quero agradecer a vossa ajuda.

Pus este medicamento hoje de manhã e parece-me que já está a fazer efeito, pode ser impressão, mas sinceramente acho que não, pois os peixes já estão mais espevitados e já se roçam menos nas plantas.

Vou continuar com o tratamento durante esta semana e depois posto aqui os resultados...para já o medicamento esta a valer o dinheiro, (é bem caro)

 

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá NJP

 

Ainda bem. Eu confio nos medicamentos da Sera e se esse é especifico para parasitas da pele e das guelras deves acreditar.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ahhh assim sim mas o NJP disse que era de largo espectro por isso eu aconselhei a nao usar.

 

bom acho pouco provavel que eles estejam melhores em tao poucas horas pois os parasitas so devem morrer ao fim de 24H de medicaçao.

 

mas nunca se sabe. :lol::lol:

 

boia sorte com isso espero mesmo que consigas matar esses malditos :P:lol::P:lol:

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal

Posso mesmo aconselhar este produto, pelo menos para o problema que os meus discos apresentavam. As melhoras vêm-se a olhos vivos, acho que se safam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelo que li no site da Sera esse produto também funciona como antibacteriano e por isso vai destruir a colonia de bactérias do aquario. Se o usaste directamente no aquário tem cuidado com isso.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O omnipur contém verde malaquite e acriflavina sendo por isso bom para protozoarios externos ( Icthyobodo , Ictio ,etc), fungos secundários e para infecções bacterianas nos estadios iniciais . Não serve para vermes das guelras ( Dactylogyrus).

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até poderá ter alguma eficácia mas apenas em concentrações muito elevadas . De forma que não é considerado , nem sequer como uma segunda escolha .

Os medicamentos mais efecazes contra vermes das guelras são por ordem decrescente de eficácia :

1- Prazinquanatel - na minha opinião o melhor e mais seguro

2- Fentião - Neguvon que em Portugal já deixou de ser comercializado ( era usado em porcos, gado e em cães com sarna ) - é eficaz mas perigoso em águas moles e os tetras são muito sensíveis; tem que se baixar a temp. a 25º quando se usa

3- Flubendazol - eficaz mas chato de usar porque é pouco solúvel na água, e em Portugal existe o fluvermal para pessoas e o flubenol para gatos ,mas ambos têm, concentrações muito baixas pelo que se teria que usar "kilos" de medicamento par fazer um tratamento; além disso o excipiente do fluvermal é açucarado ( xarope )

4 - Formalina - é eficaz mas apenas em doses elevadas e preferencialmente em banhos de 1/2 a 1 hora porque pode ser tóxica nestas doses . As doses normais são excelentes para tratar protozoários mas muito pouco eficazes para tratar Dactylogyrus.

5 - Sal - pouco eficaz mas reduz um pouco a carga parasitária

 

A questão é saber se o diagnostico é correcto e se quando afirmamos que um medicamento é eficaz , o peixe tinha mesmo vermes nas guelras ou afinal era outra coisa que por acaso cedeu ao medicamento, ou se quando aumentamos a oxigenação ao fazer o tratamento ,não foi isso que ajudou o peixe :?:oops::):o

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

rui dabes me dizer a composiçao do sterazin? comigo foi a unica coisa que resultou quer com os parasitas de pele quer com os parasitas das guelras(que tive uma grande infestaçao)...sei que tem formol deido pois diz ma caixa mas akilo parece ter verde de malaquite e mais qualquer coisa..

 

se podesses dizer o que tem mais eu agradecia

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo e Rui

 

Muito importante o vosso contributo.

 

O que é um facto é que no site da Sera indicam o produto para o Dactilogyrus.

Quanto ao facto do fluvermal ser dificil de dissolver não foi o que me pareceu das vezes que o usei (fluvermal 100 em comprimidos). Dissolvi-o num recipiente com água do aquário e quando o coloquei deixou a água do aquario toda tipo nevoeiro sem vestigios de produto sólido. Quanto á quantidade a administrar não me pareceu assim tão problemático chegar ás doses recomendadas sendo notório ficar mais económico que a aplicação de praziquantel. Uma embalagem de droncit com 4 comprimidos custa sensivelmente o mesmo que uma da fluvermal de 18 comprimidos. Num aquario de 100 litros, tenho de usar 3 comprimidos de fluvermal 100 e (parece-me) 2 de droncit. Eu, como o Hugo sabe, já tive sucesso com o fluvermal e por isso prefiro-o.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jacinto

Quanto à acriflavina ela tem alguma actividade contra Dactylogyrus em doses mais elevadas ; o seu efeito não é letal mas faz com que alguns vermes se despredam das guelras.

Quanto ao flubendazol, na dose que referiste ( eu estava convencido que os comprimidos de fluvermal continham menos principio activo ) torna-se mais barato do que o droncit( o droncit é o mais caro dos medicamentos contendo prazinquantel; o zypiran e o paraquistel são mais baratos ). Eu quando usei flubendazol foi o principio activo puro (em pó )e não gostei da solubilidade, mas pelos vistos tu tens melhor experiencia com o fluvermal . Eu pessoalmente gosto mais do prazinquantel por achar mais rápido , mais eficaz, e mais seguro . Com o flubendazol em pó tive 2 vezes discus com problemas de equilibrio não sei se por neurotoxicidade ou de bexiga natatoria.

Acho que tens razão de qualquer modo, e que o flubendazol é de facto a melhor alternativa ao prazinquantel em termos de eficácia. Cuidado também com os caracois porque morrem todos com o flubendazol.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O problema dos produtos comercias é quase sempre o mesmo...

Têm de responder a "parasitas" x e y, pois quase ninguem consegue fazer um diagnóstico como deve ser.

Daí nascem os coctails comerciais.

Como no caso dos protozoários em que n produtos farão o trabalho.

 

Em relação ao flubendazol, como já te tinha dito Jacinto, o maior problema que encontro é de facto o indice de O2 após a utilização.

E o problema do "filme" que se Vê em aquários hospital, que já pude comprovar é rico a desenvolver bactérias :cry:

 

Isto podes comprovar fazendo uma lâmina e pondo ao microscópio.

Por isso tem a grande desvantagem sobre o Praziquantel pois não pode mesmo aplicar-se num aqua com areão...

Esta é a minha opinião claro, :D alias eu nem o praziquantel uso no aqua principal (bem agora não tenho nenhum : omg:cry: ).

 

Por fim e respondendo ao Rui, acho que tens toda a razão pois quase ninguem leva a sério um bom diagnóstico e isso é essencial.

Alias acho que com todos os aquários que se vendem (ReefDiscus incluida) devia trazer um microscópio. :lol: :D

Acho que é tão ou mais essencial que qualquer medicamento...

Que pensas disto?

Eu acho que era um grande avanço na manutenção de peixes ornamentais.

Claro que isso implicaria um certo estudo bla bla... que nem toda a gente está para aí virada, mas..uma simples foto e ou descrição faziam a diferença definitivamente.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais