Chegada do calor. E agora?


Recommended Posts

Boa tarde

 

Chegou o calor. Na minha listagem de prioridades, o Chiller está previsto para o ano de 2007 :!: ...

 

A temperatura dos aquários começa a subir e as ventoinhas começam a trabalhar sem cessar. Eu tenho 2 ventoinhas dentro do móvel da sump com sentido de ventilação invertidos.

 

ventoinhas.jpg

 

Visto ser esta a minha 1ª Primavera e 1º Verão com um Reef montado, gostaria de saber o que se passa por esta altura com todos aqueles que têm reef´s sem chiller. Que problemas e soluções previstas para algumas das situações, tais como calor excessivo e ausências devido a férias.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Um refrigerador é a melhor solução mas como só vem em 2007....

Podes também equacionar um aparelho de ar condicionado. Não é o mais eficiente para arrefecer o aquário mas resulta.

 

Tens outras soluções mais ou menos complicadas usando peltiers (para aquários pequenos) e evaporadores de titânio (caríssimos).

 

 

A melhor opção para quem não quer/não pode comprar um refrigerador, é perder calor aumentando a evaporação no aquário. Consegues isto utilizando ventoinhas a soprar ao longo de toda a superfície do aquário. Não te esqueças que vais ter que repôr muito mais água do que o habitual devido ao aumento de evaporação.

Normalmente a maioria das pessoas safa-se com a utilização de ventoinhas mas também normalmente a maioria das pessoas não tem grande potência de iluminação e bombagem.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A evaporação não é igual em todos os sistemas - depende da movimentação da água que temos - eu no sistema dos 2 tanques de PVC que tenho com 600 litros em casa dos meus pais tenho uma evaporação de cerca de 40 litros semanais e não tenho uma única ventoínha - tenho uma circulação de água muito forte que faz com a água evapore com muita rapidez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!!!!!!

 

Quando o aquário não é grande(no máximo uns 220 litros), além das ventuinhas(direcionadas para a superfície da água), podemos colocar um ventilador direcionado para o vidro frontal do aquário, desta maneira todo o reef será resfriado o suficiente para que as ventuinhas não funcionem direto, com isto a evaporação será menor. Já fiz isto em meu consultório e funcionou, o ventilador fica ligado durante o dia em todo o verão.

As ventuinhas maiores resfriam mais a água e causam maior evaporação.

Algumas pessoas colocam garrafas de plástico contendo água congelada no sump, isto também abaixa muito a temperatura, além de não influir na evaporação.

 

Abraços.

Eduardo Avelar.

Conheçam o www.ipaq.org.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Eu costumo usar uma ventoinha na sump e naqueles dias mesmo muito quentes ponho uma garrafa de água congelada de plastico na sump... tenho sempre meia duzia na arca prontas para serem usadas...

Abraço

Cesar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ao pessoal do Brasil que seguramente tem esse problema com muito mais frequência e logo soluções muito mais engenhosas!

 

Desculpem usar o assunto do Pedro mas só uma pergunta:

 

Já que estamos a falar de temperaturas uma pergunta:

 

é melhor manter o aqua a 28 no Verão tentando minimizar a variação até à máxima ou manter mais frio (25) para evitar que a máxima seja tão alta?

 

É que segundo Bornman os corais são mais sensíveis à variação propriamente dita e menos ao nível exacto da temperatura. Pode sofre muito mais um coral que seja mantido a 25 graus se a temperatura subir para 28 do que um mantido a 29 com uma subida para 31.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Apisto!!!!!!

 

Segundo vários pesquisadores, a temperatura ideal para se manter um aquário é em torno de 25º, pois esta é a temperatura média da água nos mares tropicais.

 

Aqui no Brasil a energia elétrica é muito cara(o preço é alto), por isto grande parte dos aquaristas mantém seus reefs a uma temperatura média de 26º ou 27º.

Nos meus aquários a temperatura média é 26.5º, atingindo no máximo 27º.

 

A variação de temperatura é muito prejudicial aos peixes, corais e invertebrados, pois eles são muito sensíveis, o ideal é que a temperatura varie no máximo 1º no dia todo.

A temperatura acima dos 28º também não é recomendada, porque os corais podem expelir sua zooxanthellaes e isto pode causar sua morte, além de diminuir a quantidade de oxigênio presente na água.

As altas temperaturas também diminuem a resistência dos peixes, facilitando o aparecimento de infecções oportunistas.

 

Abraços.

Eduardo Avelar.

 

Conheçam o www.ipaq.org.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais