Alteração no aquário - opinião


Pedro A Santos

Recommended Posts

Boas a todos.

 

 

Fiz uma alteração no aquário que podem ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230755

 

Como neste momento já só tenho CBS e Red Rilli, e de modo a dar mais espaço aos camarões deixei de ter o aquário dividido e fiz um filtro de decantação lateral.

 

 

Para fazer esta alteração e como não tenho outro aquário, tive de colocar todos os camarões num recipinte provisório. De modo a não alterar as caracteristicas do habitat e parâmetros , coloquei todas as plantas, parte do substrato, termostato e um dos filtro externo que tinha no aquário nesse recipiente. Até agora não tive qualquer baixa nos camarões.

 

A outra parte do substrato coloquei em outro recipiente e com o outro filtro externo que tinha no aquário de modo a que as bacterias presente não morram.

 

Venho aqui pedir a vossa opinião na seguinte questão.

 

Como vou reutilizar todo o substrato e material filtrante, poderei colocar logo os camarões ou será necessários esperar alguns dias?

 

Ou terei de de aguardar um ciclo do azoto completo?

 

Cumps

 

 

 

 

 

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu nao percebo muito disto, mas acho que se vais usar o mesmo areao e o mesmo filtro, nao sera necessario fazeres o ciclo, visto que a maior parte das bacterias estao ai e na agua, se conseguises reutilizar alguma da agua.

se fosse eu faria uma intervençao rapida, tudo o que queria fazer, 70% agua antiga e o resto agua nova...

se disse algum disparate espero que me corrijam

 

cumprimentos

 

Enviado do meu GT-S7562 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu nao percebo muito disto, mas acho que se vais usar o mesmo areao e o mesmo filtro, nao sera necessario fazeres o ciclo, visto que a maior parte das bacterias estao ai e na agua, se conseguises reutilizar alguma da agua.

se fosse eu faria uma intervençao rapida, tudo o que queria fazer, 70% agua antiga e o resto agua nova...

se disse algum disparate espero que me corrijam

 

cumprimentos

 

Enviado do meu GT-S7562 através de Tapatalk

 

 

Boas Carlos, agradeço o teu comentário

 

Eu também acho que não tenho que estar a fazer o ciclo completo, pois criei condições para manter vivas as bacterias do material filtrante e do substrato, mas fica sempre aquela dúvida se fins tudo bem, e também não quero ter os camarões em um recipiente mais tempo do que o necessário, por isso é que pedi a vossa opinião.

 

Até agora, já montei o filtro de decantação e ficou a secar por 5 dias para o silicone ficar bem seco. E neste momento o aquário já está montado há 4 dias com a maior parte do substrato reutilizado e um pouco de novo, com o material filtrante que estava em um dos fitros externos. Os parâmetros da água estão bons.

 

O proximo passo, quando for para introduzir os camarões no aquario, será colocar mais material filtrante no filtro de decantação, ou seja, reutilizar o material filtrante do filtro externo que está no recepiente onde estão os camarões. Será mais um reforço de bacterias.

 

Cumps

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fizeste alguns testes ? pelo sim pelo não era bom certeficavas-te se está tudo em ordem logo

Como vai isso?

 

Tu es um fan dos DIY tens te dado bem com esses filtros homemade??

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fizeste alguns testes ? pelo sim pelo não era bom certeficavas-te se está tudo em ordem logo

Como vai isso?

 

Tu es um fan dos DIY tens te dado bem com esses filtros homemade??

 

Cump

 

 

Boas Carlos.

 

Sim fiz teste e estão bem, só o NO3 é que está um pouco alto, nada que não se resolva com uma TPA e com plantas de crescimento rápido,

 

PH: 6.6

Kh: 3

Gh: 4

NH4/NH3: 0

NO2:0

NO3: 25 mg/l

 

 

Ontem estava assim:

 

PICT5199.jpg

 

 

Entretanto já coloquei mais algumas plantas, e como o vidro que separa o aquário do sump é transparente coloquei musgo para tapar.

 

Depois falta também tapar a parte exterior da sump para ficar mais estético.

 

É verdade, sou um fan do DIY.

 

O único problema que tive inicialmente com os filtros foi a vedação, mas após ultrapassar esse problema portaram-se sempre bem.

 

Cumps

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Muito porreiro sim senhor! Essa ideia da sump no próprio aquário é fenomenal e já ando a pensar nisso À algum tempo para os meus! Ando a pensar mudar os aquários da minha bateria de 80*40 ( C*L ) para 80*45 na mesma divididos ao meio mas com a sump na trazeira. Uma sump para cada dois!

 

De qualquer forma parabéns pela iniciativa! Se utilizaste as mesmas esponjas, água, substrato.....não vejo qualquer problema em colocares as gambas! Deves é fazer um controlo mais regular dos parÂmetros nos primeiros dias, para que possas intervir rapidamente no caso de algum parâmetro variar excessivamente.

 

Cumprimentos,

 

Alexandre Ferreira.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Muito porreiro sim senhor! Essa ideia da sump no próprio aquário é fenomenal e já ando a pensar nisso À algum tempo para os meus! Ando a pensar mudar os aquários da minha bateria de 80*40 ( C*L ) para 80*45 na mesma divididos ao meio mas com a sump na trazeira. Uma sump para cada dois!

 

De qualquer forma parabéns pela iniciativa! Se utilizaste as mesmas esponjas, água, substrato.....não vejo qualquer problema em colocares as gambas! Deves é fazer um controlo mais regular dos parÂmetros nos primeiros dias, para que possas intervir rapidamente no caso de algum parâmetro variar excessivamente.

 

Cumprimentos,

 

Alexandre Ferreira.

 

Boas Alexandre. Agradeço a força :thumbup3:

 

Esta ideia de sump intera surge de um projecto que tenho para um aquário de 100x40x40 dividido em três cubos que ainda está a espera de ver a luz do dia.

 

E como queria colocar tampa de vidro neste aquário, o que se tornava quase impossivel com tanta mangueira dos filtros, a sump interna foi uma boa opção.

 

Se intendi bem, queres pegar no teus aquários de 80x40 divididos ao meio e criar uma sump traseira, em que a agua será a mesma nos dois cubos, é isso?

 

Em vez de estares a fazer uma sump a todo o comprimento do aquário, porque é que não fazer uma sump só num dos lados dividido e fica a funcionar para os dois cubos. É que é mais que suficiente e assim ficas com um cubo maior.

 

 

No projecto que tenho em mente para o aquario de 100x40x40 inicialmete tambem fiz uma sump a todo o comprimento do aquario, mas depois de mais algum tempo surgui-me a ideia de só fazer a sump no cubo do meio e assim ficar com os cubos laterais maiores.

 

Fica aqui um esquema, em que podes perfeitamente aplicar na tua bateria.

 

Clipboard01.jpg

 

 

Clipboard02.jpg

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Está fantástico! Obrigado por partilhares o projecto!

 

Da minha parte haverá novidades para breve :D

 

Cumps.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Temos artista!! está porreiro o aquario, gosto bastante,

Em tempos vi um modelo de filtro usado por muitos criadores "identico" ao teu, em que apenas usavam uma esponja grossa a separar, no interior materia porosa, um tubo com bocal a passar por cima da esponja e apenas bomba de ar

Digo identico, apenas porque se localizava na mesma zona do aquario, pois não tem nada a ver!!!

Se me recordo chamavam-lhe filtro holandes ou algo do genero, parecia bastante eficiente, só vi um problema que é não conseguires limpar a esponja de vez em quando

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Temos artista!! está porreiro o aquario, gosto bastante,

Em tempos vi um modelo de filtro usado por muitos criadores "identico" ao teu, em que apenas usavam uma esponja grossa a separar, no interior materia porosa, um tubo com bocal a passar por cima da esponja e apenas bomba de ar

Digo identico, apenas porque se localizava na mesma zona do aquario, pois não tem nada a ver!!!

Se me recordo chamavam-lhe filtro holandes ou algo do genero, parecia bastante eficiente, só vi um problema que é não conseguires limpar a esponja de vez em quando

 

abraço

 

 

Boas.

Artista! :juggle: Nada disso... : biggrin:

 

Com as ferramentas de modelação 3d que temos disponiveis, é uma forma perfeita de se ter uma ideia de como fica um projecto. e se é mesmo aquilo que idealizamos, sem ter qualquer custo.

 

Também já vi esse tipo de filtros, mas na minha opinião será mais indicado para peixes.

 

De modo a se poder limpara a esponja, se colocarmos uma calha de plástico em forma de U, a esponja pode deslizar nessa calha e assim retirar-se sempre que for necessário.

 

Cumps.

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos Guerreiro estarás a referir te ao HMF Hamburg Matten Filter

Enganas te Pedro esse filtro é excelente para as gambas devido à grande área que a esponja tem para a manutenção das bactérias

Editado por Paulo SS Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos Guerreiro estarás a referir te ao HMF Hamburg Matten Filter

Enganas te Pedro esse filtro é excelente para as gambas devido à grande área que a esponja tem para a manutenção das bactérias

 

 

 

Boas Paulo

 

Realmente estes filtros tem uma grande área para alojamento de bacterias,

 

Mas um filtro destes num aquário de camarões terá de ser muito bem executado, caso contrário, irá aparecer sempre camarões pequenos na zona do filtro, por isso é que disse que seria melhor para peixes, tendo em conta o tamanho dos mesmos...

 

Cumps

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais