Planorbis e Physa comem as plantas


Pedro A Santos

Recommended Posts

Boas.

 

Estou com um problema com Planorbis e Physa, eles comem certas plantas que tenho no aquário.

 

Tanto a Limnobium Laevigatum como a Salvinia Natans eles comem quase todas as folhas das plantas, já com a hygrophila aquatica eles apenas comem parte das folhas.

 

Esta situação é normal ou será que os meus caracóis ganharam gosto por estas plantas?

 

Cumps

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro,

 

Hmmm... Ou eles não têm mesmo nada para comer no aquário (nada de restos, nada de folhas caídas/podres, nada de algas, mesmo nada de nada...) ou então não são os caracóis que fazem isso! Eu tenho melanoides, planorbis, physas e ampulárias e nunca comeram plantas! Sei que as ampulárias gostam de algumas plantas, mas como não as tenho...

 

Mas essa de comerem as flutuantes é nova para mim! Os meus adoram surfar nas raizes da limnobium que ficam por baixo do bocal do filtro! :P

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro,

 

Hmmm... Ou eles não têm mesmo nada para comer no aquário (nada de restos, nada de folhas caídas/podres, nada de algas, mesmo nada de nada...) ou então não são os caracóis que fazem isso! Eu tenho melanoides, planorbis, physas e ampulárias e nunca comeram plantas! Sei que as ampulárias gostam de algumas plantas, mas como não as tenho...

 

Mas essa de comerem as flutuantes é nova para mim! Os meus adoram surfar nas raizes da limnobium que ficam por baixo do bocal do filtro! :P

 

Abraço

 

 

Boas David.

 

 

Tenho uma folha de nogueira e outra de amoreira e ainda exista a comida que dou aos peixes, por isso não será a falta de comida.

 

Digo que são os caracóis a comer as plantas, pois vejo muitas vezes agarrados as folhas das plantas e passado pouco tempo aparecem buracos.

 

Algumas fotos:

 

PICT5190.jpg

 

 

PICT5191.jpg

 

 

PICT5192.jpg

 

 

Cumps

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais, comem partes das folhas que já tão mortas, e depois ficam os buracos.

 

Desculpa, não entendi o que queres dizer...

 

Parece mesmo roido... :shock4: que raio? :eusathink:

É lixado, são plantas que gosto de ter nos meus aquário, mas também gosto dos caracóis, e assim é complicado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

no meu aqua aconteceu o mesmo, as Limnobium quase desapareceram... mas como quero lá os caracóis resolvi de forma simples: passei a adicionar fatias de courgette.

 

Os caracóis adoram (tal como os peixes que tenho) e as plantas agradecem :)

 

E como se amontoam nas fatias, outra vantagem é a simplicidade com que se podem remover a seguir os que estiverem em excesso.

 

Cumprimentos,

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Desculpa, não entendi o que queres dizer...

 

 

 

Nos meus aquarios os planorbis só atacam as folhas velhas.

Se a folha tiver uma zona onde está "doente" eles vão comer essa zona deixando a parte saudavel intacta e fica a sensação de roída.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

no meu aqua aconteceu o mesmo, as Limnobium quase desapareceram... mas como quero lá os caracóis resolvi de forma simples: passei a adicionar fatias de courgette.

 

Os caracóis adoram (tal como os peixes que tenho) e as plantas agradecem :)

 

E como se amontoam nas fatias, outra vantagem é a simplicidade com que se podem remover a seguir os que estiverem em excesso.

 

Cumprimentos,

Ana

 

Obrigado pelo comentário Ana.

 

Eu dou folhas secas de nogueira e amendoeira e eles adoram, por isso é que não entedo o ataque as plantas.

 

 

 

Nos meus aquarios os planorbis só atacam as folhas velhas.

Se a folha tiver uma zona onde está "doente" eles vão comer essa zona deixando a parte saudavel intacta e fica a sensação de roída.

 

Faz sentido o que escreves, mas eles devoram por completo a Salvinia Natans, e são plantas 100% saudáveis. Só para veres, coloque ainda uma quantidade consideravel de Salvinia Natans e passados alguns dias já não existia nenhuma planta.

 

 

A minha sorte é que tenho alguns recipientes onde vou colocando algumas plantas de reserva e tenho lá ainda algumas Salvinia Natans.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que é mesmo estranho, e não há tópicos que fomentem essa situação de physas e planorbis comerem plantas flutuantes. Sei que há umas plantas apetecíveis para as ampulárias, mas physas e planorbis?

 

Coloca apenas 1 planta 100% saudável e vai vendo de vez em quando o aquário a ver se apanhas um momento.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que é mesmo estranho, e não há tópicos que fomentem essa situação de physas e planorbis comerem plantas flutuantes. Sei que há umas plantas apetecíveis para as ampulárias, mas physas e planorbis?

 

Coloca apenas 1 planta 100% saudável e vai vendo de vez em quando o aquário a ver se apanhas um momento.

 

cumps,

David

 

 

Vou estar atento e quando apanhar um caracol em flagrante tiro foto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais