Tentativa de salvamento de aquário


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Ontem ofereceram à minha mãe um aquário com alguns equipamentos e 3 orandas.

O aquário era de uma senhora que tinha o aquário mas que não tinha tempo para o cuidar. A senhora nunca fez ciclo de azoto nem nada disso.

Só estranhei o facto de os peixes estarem com tão bom aspecto. E a água está limpissima.

A senhora disse-me que aquilo que está montado só está à cerca de 2 meses e que ate dois dos peixes são juvenis e um tem cerca de 2 anos e que o filho é que o tinha num aquario daqueles horriveis de globo.

O aquário está a funcionar como a senhor o tinha deixado mas Quinta Feira já vou oferecer os peixes para um aquário já ciclado.

 

O aquário tem de medidas 70x25x70 (CxLxA).

Até as medidas são estranhissimas mas só tenho o aquário com cerca de 27cm de altura de água.

Os vidros tem 0,8cm de espessura.

O aquário tem duas tampas de correr

 

Equipamentos:

Filtro interno eheim biopower 200

Bomba de ar eheim 200 com duas saidas ligadas no aquário a dois difusores também da eheim

Calha de iluminação led beamwork de 60cm (nao sei mais nada sobre ela, só sei que ela tem 3 ou quatro leds azuis e o resto é tudo brancos e dá para seleccionar ou só os azuis ou os brancos e azuis em simultâneo.

 

Não tive hipotese ainda de comprar testes.

Fiz ontemuma tpa de 25% e usei um anti-cloro tambem que a senhora me deu assim como tenho alimentado os peixes com comida que ela me deu tambem.

 

Vou dar os peixes como já tinha dito e pretendo manter os equipamentos que estão caso sejam os mais indicados.

Como faço quanto ao ciclo do azoto que nunca foi feito? Tiro a água toda e ponho nova? Deito fora as esponjas e as ceramicas do filtro e ponho novas para comecar do zero?

 

O meu objectivo é encher o aquário de plantas flutuantes como lemna minor, limnobium e salvinia. Depois ter um pequeno cardume ou de white clouds ou de medakas.

 

Que acham que devo fazer?

 

Vou por fotos do aquário mais logo.

 

Obrigado

 

Pedro Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam algumas fotos:

 

https://copy.com/iaRLzdBKTPkC7gK2

 

https://copy.com/MHMyGWgb0FiJVBsM

 

https://copy.com/pt3i0ROhyN1dmEDG

Estes são os peixes que serão entregues na Quinta Feira

 

https://copy.com/8CLXEZgbI7Yq8V7w

 

https://copy.com/ZVZNEj9f8JfVKWux

 

https://copy.com/c2JYGxbbjsGtXnXt

 

Ah e esqueci-me de dizer que o aquário não tem estrutura nem móvel. Está montado no chão em cima de um tapete.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.Realmente dão medidas estranhas as do squario.Em relação ao ciclo podes deitar a agua toda fora e meter agua nova.Mas mantem ad materias filtrantes pois elas estão cheias de bactetias.Podes ate comprar um produto de bacterias para acelerar o processo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.Realmente dão medidas estranhas as do squario.Em relação ao ciclo podes deitar a agua toda fora e meter agua nova.Mas mantem ad materias filtrantes pois elas estão cheias de bactetias.Podes ate comprar um produto de bacterias para acelerar o processo.

Ok,

 

Já agora o que achas dos equipamentos para o que queria manter? Alem de comprar um termostato há alguma coisa que devo mudar?

 

Obrigado :)

Editado por pedr0aquari090
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. O ciclo do azoto dá-se no primeiro mês de vida do aquario, se ele tiver alguma materia organica para degradar, como o caso das fezes de peixes ou comida. Uma vez que o aquario tem pelo menos 2 meses, o ciclo ja foi feito

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. O ciclo do azoto dá-se no primeiro mês de vida do aquario, se ele tiver alguma materia organica para degradar, como o caso das fezes de peixes ou comida. Uma vez que o aquario tem pelo menos 2 meses, o ciclo ja foi feito

Descobri agora que a senhora tinha mudado a água toda do aquário antes de vir aqui para casa. Dai a razão para a água tar com tão bom aspecto. A água assim faz com o ciclo tenha de começar do zero ou as bacterias do filtro mantém o ciclo feito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Na minha opinião não tens que fazer nada de novo. :)

Deixa estar o filtro a trabalhar .. o ciclo já foi feito.

 

Pelo que vi nao tens areao ou substrato, certo ?

Limpa o fundo do aquario regularmente por causa dos restos comida e das fezes dos peixes.

 

cumps

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Na minha opinião não tens que fazer nada de novo. :)

Deixa estar o filtro a trabalhar .. o ciclo já foi feito.

 

Pelo que vi nao tens areao ou substrato, certo ?

Limpa o fundo do aquario regularmente por causa dos restos comida e das fezes dos peixes.

 

cumps

Pois não,

 

Tou a pensar limpar uma vez por semana o fundo do aquário na altura das tpas. De qualquer forma amanhã os peixes que estão vão ser oferecidos e quero ver se compro um termostato e adiciono umas corydoras no principio e depois alguns white clouds. Vou povoar o aquário é com bastantes plantas flutuantes. Depois vou pondo fotos.

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pensar e vou vender estes equipamentos e desistir da ideia deste aquário pois já tinha um aquário pedido na Vidromoldura com as medidas todas como queria. Assim aproveito o aquário para depósito de água para reposição nas tpas.

 

O filtro, a bomba de ar e a calha eu vou vender,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.