Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas.
Chamo-me Fernando Moreira tenho 23 anos e recebi de prenda 2 peixinhos que depois foram 6, mas agora tenho de volta 2 peixinhos, fui aprendendo a dar de comer, trocar de agua e afins, não sou perfeito, mas quero por algo em condições para os pequenos.
Descobri este forum PT-pt quando procurava por agua turva (branca / baça)
Dá para ver nas fotos o "material" que uso:
* Comida e o Filtro:
DSC_00161.jpg

* A comida tá misturada com uma da minha irmã que quando tinha o peixe:
DSC_00171.jpg

* Agua turva depois de instalar o sistema de filtro e um peixe:
DSC_00181.jpg

* O termometro da RESUN e a minha sardinha:
DSC_00201.jpg

Vou tentar tirar fotos dos peixes em condições para mais tarde tentar saber quais são, mas são de agua fria,
No entanto já troquei a agua (agora) e vou deixar 1 dia a trabalhar com agua nova a ver se fica turva (sem peixes), limpei tambem os filtros dentro da maquina, para tentar passar o minimo de sujidade do anterior para agora.

* A limpar a agua:
DSC_00291.jpg

* Os peixes separados:
DSC_00301.jpg

Aquário: 400mm * 20mm * 23mm (comprimento / largura / altura)

Filtro: Magic-Jet Filter 200Lph 5W
RMJ200-120x120.jpg
Bomba Ar: Magic-Jet Filter 200Lph 5W

Luz: Não tenho

Termostato: Uso só peixes de agua fria portanto não.

Plantas: 10 pés de Limnophila sessiliflora

Mudança de agua: 2 em 2 semanas

Editado por humidade
Publicado:

A senhora da loja disse que estes não cresciam mais em agua fria, sendo assim vou ver melhor isto.

A minha ideia era caracois, 3/4 peixes, se possivel camaroes e plantas verdadeiras para dar embelazamento

Publicado:

Pois vou andar a ver então.

É deixar uma semana só com o filtro a passar a agua (do aquario so) certo?

Publicado:

Boas!

Em primeiro lugar, bem vindo. Em segundo, calma e muita paciência.

Aconselho-te a leres este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 vai ajudar-te a perceberes o básico que necessitas, para teres sucesso neste hobbie.

Como o Magikarp já disse, os peixes que tens são peixes de água fria, que crescem razoavelmente e necessitam de espaço para se desenvolver bem. Coloquemos a pergunta desta forma, até podes morar num T0 com 25m2, (podes), não será a experiência mais satisfatória deste mundo mas consegues, e eventualmente iras querer algo mais adequado as tuas "condições essenciais". Por isso os peixes até conseguem estar nesse aquário, mas iram necessitar de algo maior dentro de 1 ano.

Quanto a melhoramentos, penso que necessitas de um substrato, se mantiveres esses peixes esquece, as plantas não vão resistir, porque os peixes vão mexer demasiado nelas.

Se optares por seguir o conselho do Magikarp, os dânios ja necessitam de um termostato para manter a temperatura a volta dos 23ºC. As condições necessárias para as plantas dependem do que queiras, plantas muito exigentes necessitam de luz, dióxido de carbono, substrato fértil e adição de nutrientes, plantas menos exigentes (encontras vários tópicos cá no forum), tem requisitos mais baixos (normalmente luz e substrato fertil é suficiente).

Lê tem calma e vai vendo o que é o melhor para ti.

Boa aquariofilia

Ricardo José

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Publicado:

Boas Ricardo, concordo com quase tudo o que tu disseste e obrigado pela ajuda :tongue: ahah

As partes que nao concordo são que estes peixes nao precisam de um ano para crescer a um ponto onde este aquario é insuficiente :P acho que neste aquario nao duram um ano sequer!!

Quanto aos danios zebra, são peixes que vivem melhor sem um termostato, eu mesmo já tive reproduçao deste peixe sem nunca utilizar termostato e o meu vizinho tambem os tem no seu lago onde são peixes extremamente prolificos, dai ter aconcelhado

Guilherme Martins

Publicado:

Agradeço a ajuda dos dois. Agora para piorar tudo foi me dado 10 plantas e caracois. Os peixes vou ver se faço/compro um tanque para eles.

Mal chegue a casa vejo os nomes e.passo aqui

Publicado:

Quanto a melhoramentos, penso que necessitas de um substrato, se mantiveres esses peixes esquece, as plantas não vão resistir, porque os peixes vão mexer demasiado nelas.

@ Magikarp eu coloquei a questão devido a isto

Mas daqui a pouco vou buscar e ja tiro fotos, segundo ele são estas:

Limnophila sessiliflora

Descrição:

Vendo Plantas ao pé de Limnophila sessiliflora

Cada pé 0.50€

Os pés são maiores do que as imagens apresentadas.

Pés com aproximadamente 15Cm/20Cm.

Resistência: Fácil

Necessidades de Luz: Médio

Estrutura da planta: Caule

Família: Plantaganaceae

Género: Limnophila

Região: Ásia

Taxa de Crescimento: Muito rápido

Podem ser cultivadas fora de agua: Sim

Quando crescer pode cortar e replatar pois pega muito bem de estaca.

Publicado:

Boas!

Em primeiro lugar, bem vindo. Em segundo, calma e muita paciência.

Aconselho-te a leres este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 vai ajudar-te a perceberes o básico que necessitas, para teres sucesso neste hobbie.

Obrigado por este link, tinha-me escapado, tenho que ver bem o que vou fazer, mas prontos num aquario de 18L não posso pedir muito :(

Tenho que fazer um bem maior hehe

Publicado:

Eu tenho esse tipo de peixes com plantas e nunca tive problemas, so se ficar uns dias sem os alimentar é que eles sao capazes de la ir trincar

Quanto ao substrato, a unica vantagem que vejo é que é mais um sitio onde podem crescer bacterias beneficas

Dai não ter dito nada...

Essas plantas nem substrato necessitam

Guilherme Martins

Publicado:

Tenho que comprar areia ou ir buscar ao mar (e tratar) pois é a unica coisa que me falta. de resto é melhorar só.

e ja agora os caracois?

Publicado:

Boas.

O ciclo penso que foi feito em condições, mas não foi realizado testes.

O rapaz deu-me areia (que ele ja teve no seu outro aquário) e então meti a agua toda num sistema improvisado enquanto metia a a areia e as plantas naturais e os caracóis.

Parecem-se com estes:

planorbis-corneus-caracois-de-aquario-An

ele disse que se chamam pleberius (acho eu) só que ainda são pequenos e não dá para ver

Tenho os caracóis juntos com as plantas naturais Limnophila sessiliflora, e também os peixes com 80% da agua antiga deles.

só mais uma questão:

O jovem disse para eu tirar o filtro de carvão activo devido as plantas, que vocês acham?

Publicado:
Boas!

Magikarp, apenas disse 1 ano como exemplo, e também para ele não se desfazer dos peixes. Criamos afeição aos "bichos" e não nos queremos desfazer. Acho que a solução que ele fala é a melhor, arranjar um tanque :P

A oferta de plantas não vem piorar, antes pelo contrário, so ajuda. a parte chata é mesmo teres agora que refazer tudo.

Quando disse que necessitas de substrato, referia-me ao fertil. Na minha experiência os Carassius auratos (vulgares peixes de água fria) remexem imenso no substrato, e eventualmente podiam chegar ao fertil, o que te poderia levantar "poeira" no água.. (atenção, vais ler muitas informações contraditórias sobre as diferentes espécies. Tem sempre em conta que o que resulta para um aquariofilista, não resulta sempre para outro...)

O utilizares agua de um aquario ja maturado ajuda, não quer dizer que esteja o ciclo todo feito. Convem testares. Em relação a testes, compra o de pH e testa a tua "fonte" (agua que vais usar para fazer as TPA's (trocas parciais de água).

Quanto ao carvao, o motivo pelo qual o deves retirar é que o mesmo é muitas vezes utilizado para remover medicamentos da água.

Magikarp, quando disse o termostato foi que nao faço ideia de qual a temperatura em Valongo no inverno, nesta altura reconheço que usar termostato nao é necessário (na maior parte das espécies). Mas ainda bem que é mais uma espécie mantida fora de aqua e que suporta o nosso inverno.

Boa aquariofilia

Ricardo José

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Publicado:

Bom dia pessoal :)

Bem hoje de manha tive a ver, e a agua que ontem estava esverdeada, hoje já não se encontra, agora resta a duvida, será que era do sono? hahah

Meanwhile

Ao mexer nas plantas elas libertam sempre umas folhinha e os peixes vão sempre comer isso, tanto que ontem tinha imensas delas e tentei limpar, mas não tinha muito sucesso, e hoje não tinha quase nada, é normal isso?
Se sim, visto que andaram a "rechear-se" a noite toda, hoje não dou-lhes comida certo?

Falo destas folhas:

DSC_00411.jpg

DSC_00421.jpg

Aqui os caracois que nem sei a raça :(
Segundo o antigo dono eles reproduzem-se bem e rápido, vamos a ver:

DSC_00381.jpg

DSC_00391.jpg

Muito pequenino este ultimo.

Estado geral da "coisa":
DSC_00401.jpg

Eu sei que tá fraquinho, mas como ainda sou muito verde, acho que tá a ir bem (a exepção dos peixes, pois não sei onde encontrar os danios zebras)

Publicado:

Boas.

Foi a @Biozoo no maiashopping comprar Danios Zebras e acontece que a mulher disse que são só de agua quente, então como ficamos? :s

Por acaso achei piada ao peixe, e queria tentar.

Publicado:

Regra numero 1 da aquariofilia

Não acredites no que as pessoas das lojas te dizem

A não ser que seja uma loja especializada em aquariofilia

Ainda nao tens o ciclo feito por isso nao compres já os peixes mas quando estiver feito podes comprar sem problema os danios zebra e colocar em agua "fria" depois da aclimatizaçãoo

Guilherme Martins

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!