[AJUDA/INICIAÇÃO] - Só para entendidos!!


Ric.Gomes

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Para quem me conhece sabe que a minha praia são claramente os Apistos, no entanto, sempre tive uma grande 'panca' com camarões.

Ora esta minha 'panca' aliada ao facto de estar a concluir a minha bateria para criação de apistos (libertando espaço em casa) e aliado também ao facto de estar a acompanhar vários tópicos de criação de gambas, levou-me a decidir que está na altura de ter um aqua de gambas em casa! :P

 

Ora como é uma área onde não estou claramente à vontade, e porque não quero ‘espalhar-me ao comprido’, gostaria de algumas opiniões de verdadeiros entendidos.

 

Apresento brevemente o que tenho em termos de Setup/hardscape:

 

Montagem 18/05/2014

Aqua 54L 60*30*30

Luminária 2*24W (apenas 1*24 a funcionar)

Eheim Jager 75W

Eheim Liberty 2042 + Esponja protecção à entrada do filtro

 

2 troncos redwood

Musgo de java

Elos Terra (misturada com alguma turfa granulada)

Penso incluir Feto de Java quando tiver ‘t€€€mpo’ ahahah

 

 

O layout está entediantemente simples, não sou muito bom a fazer montagens elegantes! Colocarei umas fotos assim que possível.

Aceitam-se sugestões para alguma flora adicional se acharem importante.

 

Não tenho ainda parâmetros para apresentar relativamente à química da água, sei apenas que tenho a temperatura a rondar os 26ºC. Vou deixar estabilizar para fazer algumas leituras.

 

Agora… a minha ideia era a seguinte, colocar uns 2 ou 3 ottos e umas corydoras pygmaeus juntamente com algumas gambas! Queria fugir um pouco aos camarões mais habituais no hobby, e gostaria de algo mais ‘raro’. É viável este tipo de companhias para as gambas?

A nível das gambas propriamente ditas, com esta litragem é viável optar-se apenas por 1 um grupo de indivíduos ou seria possível colocar 2 colonia distintas de diferentes camarões?

Alguns conselhos para um iniciante?

 

 

Peço desculpa se as minhas questões forem ‘estapafúrdias’ ou desadequadas mas eu não entendo absolutamente nada de gambas! :D

 

Obrigado a todos, forte abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Também não sou muito entendido mas do que sei penso que seria melhor optares apenas pelos ottos e camarões. Os corys excluia, ainda mais se pretendes reprodução.

 

A temperatura para camarões podes baixar, podes ter entre 21 e 23.

 

Quanto ao substrato não faço ideia, mas podes esperar para ver os valores que te dá de parâmetros e tentar depois pedir ajuda na escolha de espécies.

 

Neocaridinas é fácil portanto podes escolher algumas que te agradem.

 

Se quiseres tenho Red rili e posso trocar por um casal de apistos lol

 

Podes incluir musgos no setup e acho que se assim for podes por as duas lâmpadas a funcionar, se for só pos fetos deixa estar assim.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

É excelente ver os Bons de uma area a aventurarem-se para outras praias :)
Quanto as tuas perguntas, os ottos a mim parecem-me uma ideia a considerar mas eu não colocaria... os ottos vao "limpar" o aquario de algas e algas é uma coisa que tu queres quando tens aquarios de camarões especialmente tu que sei que te importas mais com a qualidade de vida do animal do que com a "beleza" do aquario (digo beleza entre "" porque acho que o natural é bem mais bonito, logo concordo contigo :tongue: )

Com 54L é viavel colocar duas colonias distintas mas colocar ou não é uma questao de gosto, eu pessoalmente prefiro so com uma colonia

E tal como o andre ja disse, aconcelho a baixares a temperatura para os 23º a nao ser que queiras caridina dennerli :tongue: essas pequenas é que gostam de temperaturas mais altas

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Também não sou muito entendido mas do que sei penso que seria melhor optares apenas pelos ottos e camarões. Os corys excluia, ainda mais se pretendes reprodução.

 

A temperatura para camarões podes baixar, podes ter entre 21 e 23.

 

Quanto ao substrato não faço ideia, mas podes esperar para ver os valores que te dá de parâmetros e tentar depois pedir ajuda na escolha de espécies.

 

Neocaridinas é fácil portanto podes escolher algumas que te agradem.

 

Se quiseres tenho Red rili e posso trocar por um casal de apistos lol

 

Podes incluir musgos no setup e acho que se assim for podes por as duas lâmpadas a funcionar, se for só pos fetos deixa estar assim.

 

Boa sorte

 

Olá André. Obrigado pelo teu comentário. Neste momento não tenho casais disponiveis para qualquer tipo de negocio! ;) obrigado na mesma.

 

Boas Ricardo

É excelente ver os Bons de uma area a aventurarem-se para outras praias :)

Quanto as tuas perguntas, os ottos a mim parecem-me uma ideia a considerar mas eu não colocaria... os ottos vao "limpar" o aquario de algas e algas é uma coisa que tu queres quando tens aquarios de camarões especialmente tu que sei que te importas mais com a qualidade de vida do animal do que com a "beleza" do aquario (digo beleza entre "" porque acho que o natural é bem mais bonito, logo concordo contigo :tongue: )

Com 54L é viavel colocar duas colonias distintas mas colocar ou não é uma questao de gosto, eu pessoalmente prefiro so com uma colonia

E tal como o andre ja disse, aconcelho a baixares a temperatura para os 23º a nao ser que queiras caridina dennerli :tongue: essas pequenas é que gostam de temperaturas mais altas

Abraço

 

Magik, 1º não me considero um 'BOM dos Apistos'... há muito a aprender acredita! ;)

 

Ora portanto... ottos não... pensei nos ottos porque tenho receio que crie mt alguedo com esta iluminação, no entanto, parece-me lógico aquilo que referiste a nivel das necessidades de alimentação dos camarões.

 

Tomarei em conta a situação da temperatura que ambos indicaram! Obrigado.

 

 

Abraços

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se segues o meu projeto de yellows, mas nesse aquario eu quero, eu desespero por algas ahahhaha já aumentei a iluminação e tudo!! mas com as flutuantes e os musgos o crescimento de algas é reduzido especialmente com camarões sempre a comer :tongue:

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sê Bem vindo ao dark side das gambas lol, cuidado !!!!!! é melhor preparares já uma bateria para shrimps lol.

Bem eles já disseram tudo, mas eu pego no ultimo post do Magikarp, e digo também, para teres atenção com as especies mais sensíveis, mais vale começar por especies mais fáceis, para não te desiludires com os camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas como já foi dito ottos não é viável, eu gosto e tenho rillis com pygmaeus e aconselho não deixei de ter crias por isso apesar de se ler em alguns lados que podem comer as crias.

Quanto à temperatura 23/24 é mais que suficiente.

Para inicio ia para uns reds para depois dares o salto para algo mais difícil

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olá Ricardo já tens aqui tantos conselhos, pelo que pouco tenho a acrescentar...

 

Acrescentaria apenas que em vez de ires para uma espécie fácil e que quase não dá luta, devias ir para uma espécie que realmente gostes, nem precisa de ser uma espécie exigente, podes ir para Neocaridinas, mas para umas de cor já apurada. Os Red's são bonitos, o problema é saírem uns com uns vermelhos engraçados a par de uns quase sem cor.

 

Por isso aconselho a ires para uns Fire Red, Yellows, Rilis, etc.

 

Num áqua de 50 litros podes manter 2 colónias de espécies diferentes, sugeria que a "outra" fosse de uns Tiger ou de uns Babaulti. Peixes para juntar a isso apenas umas micro rásboras...

 

Um abraço e bem vindo ao mundo maravilhoso das gambas!

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

So por curiosidade, quando dizes especies mais raras, quais é que tens em mente?

Boas,

Sê Bem vindo ao dark side das gambas lol, cuidado !!!!!! é melhor preparares já uma bateria para shrimps lol.

Bem eles já disseram tudo, mas eu pego no ultimo post do Magikarp, e digo também, para teres atenção com as especies mais sensíveis, mais vale começar por especies mais fáceis, para não te desiludires com os camarões.

Boas como já foi dito ottos não é viável, eu gosto e tenho rillis com pygmaeus e aconselho não deixei de ter crias por isso apesar de se ler em alguns lados que podem comer as crias.
Quanto à temperatura 23/24 é mais que suficiente.
Para inicio ia para uns reds para depois dares o salto para algo mais difícil

Abraço

Boas,

 

Olá Ricardo já tens aqui tantos conselhos, pelo que pouco tenho a acrescentar...

 

Acrescentaria apenas que em vez de ires para uma espécie fácil e que quase não dá luta, devias ir para uma espécie que realmente gostes, nem precisa de ser uma espécie exigente, podes ir para Neocaridinas, mas para umas de cor já apurada. Os Red's são bonitos, o problema é saírem uns com uns vermelhos engraçados a par de uns quase sem cor.

 

Por isso aconselho a ires para uns Fire Red, Yellows, Rilis, etc.

 

Num áqua de 50 litros podes manter 2 colónias de espécies diferentes, sugeria que a "outra" fosse de uns Tiger ou de uns Babaulti. Peixes para juntar a isso apenas umas micro rásboras...

 

Um abraço e bem vindo ao mundo maravilhoso das gambas!

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Dark side das gambas ahah mt bom! Quem monta uma bateria para apistos rapidamente montara outra para as gambas! :P

 

Respondendo, eu gostava de começar por algo mais puxado... já mantive red cherries mas queria algo muito mais arrojado, mas já vi que teria de investir demasiado dinheiro para conseguir camarões de qualidade, e isso não me é possível.

Vou fazer os ajustes á temperatura como sugerido pela maioria e vou ver se arranjo algumas plantas para compor o layout.

 

Muito Obrigado a todos pela vossa disponibilidade.

 

Deixo uma imagem do aspecto do aqua neste momento:

20140519_215636_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, ainda para os entendidos:

 

Caridina cantonensis var. "Panda" os chamados 'Pandas', são assim tão dificeis de manter como tenho lido? São fáceis de obter? São caros? Serão um desafio demasiado arriscado para um iniciante?

 

 

 

Obrigado! :)

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, ainda para os entendidos:

 

Caridina cantonensis var. "Panda" os chamados 'Pandas', são assim tão dificeis de manter como tenho lido? São fáceis de obter? São caros? Serão um desafio demasiado arriscado para um iniciante?

 

 

 

Obrigado! :)

Boas!

 

Os chamados "Pandas" são Taiwan Bee's! Existem mais variantes como, King kong, Red Wine, Red Ruby, Blue Bolt, Red Bolt etc..NÃO SÃO ACONSELHADOS PARA INICIANTES!!!

 

O aconselhável seria ires para as Neocaridinas que são mais fáceis de manter e reproduzir! Tens várias variantes....Red Cherries, Yellows, Sakuras, Rilli, etc...

 

Se por ventura te quiseres aventurar no mundo das Caridinas aconselho-te a arriscares primeiro numa colónia de Crystal Black grade A/S ou inferior! Se tens a certeza que os parâmetros estão bons e tens o aqua bem maturado podes arriscar numa colónia destas com gene Taiwan!

 

São muitas as coisas que poderia falar agora, mas tudo se faz com pesquisa :gameboy::gameboy:

 

Pesquisa bastante antes de arriscares em qualquer espécie pois, quanto mais difícil for o camarão, mais caro ele será e com certeza não queres ter um desaire logo à partida :gameboy::gameboy:

 

Espero ter ajudado!

 

Cumprimentos,

 

Alexandre Ferreira!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os chamados "Pandas" são Taiwan Bee's! Existem mais variantes como, King kong, Red Wine, Red Ruby, Blue Bolt, Red Bolt etc..NÃO SÃO ACONSELHADOS PARA INICIANTES!!!

 

O aconselhável seria ires para as Neocaridinas que são mais fáceis de manter e reproduzir! Tens várias variantes....Red Cherries, Yellows, Sakuras, Rilli, etc...

 

Se por ventura te quiseres aventurar no mundo das Caridinas aconselho-te a arriscares primeiro numa colónia de Crystal Black grade A/S ou inferior! Se tens a certeza que os parâmetros estão bons e tens o aqua bem maturado podes arriscar numa colónia destas com gene Taiwan!

 

São muitas as coisas que poderia falar agora, mas tudo se faz com pesquisa :gameboy::gameboy:

 

Pesquisa bastante antes de arriscares em qualquer espécie pois, quanto mais difícil for o camarão, mais caro ele será e com certeza não queres ter um desaire logo à partida :gameboy::gameboy:

 

Espero ter ajudado!

 

Cumprimentos,

 

Alexandre Ferreira!

 

Toda ajuda é bem vinda! :)

 

Fiz a questão em relação aos 'Pandas' pelo seguinte, quando comecei no hobby havia um grande 'misticismo', digamos, relativo à criação de Apistos, toda a gente fazia um grande bicho de sete cabeças em relação a manutenção/criação destes ciclídeos! Eu nunca senti dificuldade de maior, nunca me pareceram peixes que necessitem de cuidados 'especialmente especiais', passo a redundância! Temos de ter em conta as condições que teriam no seu habitat e respeita-las basicamente.

 

A pergunta veio mais no sentido de confirmar se o grau de dificuldade em relação aos Caridina cantonensis é assim tão elevado. Do pouco que li, e foi pouco com sinceridade, a dificuldade tem que ver com a própria genética certo? Tratam-se de apuramentos e por isso são mais frágeis. É isso? (posso estar a dizer alguma barbaridade).

 

Estou sinceramente a ponderar arriscar em Caridinas, pelo que as referências que me deste vão ser tomadas em consideração! :)

 

Por fim, tens algumas fontes para que se possa obter informação actualizada e fidedigna relativamente a camarões? Já vi alguns sites mas li, em alguns aspectos, informações muito dispares!

 

 

Obrigado e um forte abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de ir muito longe para encontrares informação valiosa sobre os Caridina!

 

Lê este tópico pois contém as respostas às tuas dúvidas :gameboy::gameboy::gameboy:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=221540

 

 

Espero ter ajudado, e atenção que eu vou montar um aqua de 54l para Apistos :drool3::drool3::drool3::drool3:

 

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alexandre! Vou ler o tópico!

 

Em relação aos apistos, manda PM com o que tens em mente, posso ajudar se precisares! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, apoio totalmente começares com caridinas

Mas começar com taiwan bee´s não me parece a melhor ideia porque 1º são bastante sensíveis e 2º porque exigem um Grande! investimento se quiseres começar com uma boa colonia

Acho que a ideia que o Alexandre deu de começares com CRS ou CBS com gene taiwan é uma boa ideia porque te premite aprender com os CBS, CRS e no futuro quem sabe podem sair dai taiwan's :naughty:

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado também pela disponibilidade Magik!!

 

Como arranjar camaroes de 'confiança'? Em que possa ter a certeza q sejam portadores de genes taiwan? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Hoje estive a verificar o valor do pH... ronda os 6.2, o que me parece óptimo! :D

 

Deixo algumas imagens:
20140524_001823.jpg
20140524_002103.jpg
20140524_002118.jpg
20140524_002138.jpg

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está porreiro. E esse substrato pede uns camarões escuros :cool2:

 

Aconselhava a pores as fotos num tamanho mais pequeno, há muito pessoal a aceder através de dispositivos móveis e assim o tópico fica "pesado"...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está porreiro. E esse substrato pede uns camarões escuros :cool2:

 

Aconselhava a pores as fotos num tamanho mais pequeno, há muito pessoal a aceder através de dispositivos móveis e assim o tópico fica "pesado"...

 

Abraço,

 

 

Boas,

 

Obrigado! :)

 

Vou ter em atenção a resolução das fotos!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Entretanto recebi um medidor de TDS, e obtenho 69 ppm... alguém me sabe indicar se isto é bom ou mau?

 

Vi este site: http://shrimpkeeping.com/water-params/ Estas informações estão correctas?

 

Como corrigir estes valores?

 

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais