O início de uma Aventura...


Ramalhov

Recommended Posts

Olá,
Sou novo por estas andanças e apôs bastantes leituras vou-me aventurar e tentar criar um plantado e necessito de ajuda.
Deixo a descrição do material que disponho ate ao momento.
Coloquei algumas imagens dos layouts, mas gostava de saber a vossa opinião.
Aquario: 60x40x35
Substrato:
JBL Aquabasis plus
JBL Manado
Iluminação:
2 x TMC Aquabar 500 LED
Filtro:
Eheim classic 150
Termostato:
1 X 100w
Plantas:

Eleocharis parvula
Rotala rotundifolia
Ranunculus inundatus
Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

CO2:

TMC CO2 Expert Set

 

Imagens possiveis para o Layout:

DSC00076_zps0bebb780.jpg

DSC00070_zps36e7e7ea.jpg

DSC00060_zps4da6740f.jpg

 

 

Obrigado,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes mostrar foto com as margens do aquário para termos noção das proporções?

Assim à primeira vista está uma composição relativamente equilibrada, não está perfeita mas está bem arranjada e harmoniosa.

 

Força nisso e mostra-nos mais.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes mostrar foto com as margens do aquário para termos noção das proporções?

Assim à primeira vista está uma composição relativamente equilibrada, não está perfeita mas está bem arranjada e harmoniosa.

 

Força nisso e mostra-nos mais.

 

Abraço

 

Obrigado Miguel pelo comentário.

 

Deixo aqui mais umas fotos, e aguardo umas dicas para poder melhorar o layout.

 

DSC00083_zpsd285e96a.jpg

DSC00078_zps5ebd3b93.jpg

DSC00080_zps5af53f3e.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Preciso de ajuda em relação a fertilização.


A fertilização é para ser feita desde o primeiro dia ou só mais tarde?



Deixo aqui os testes realizados hoje antes das luzes serem ligadas.



PH 7.5


AMONIA 0.25


NITRATOS 0


NITRITOS 0


FOSFATOS 0.25


KH 4



Tenho disponível aqui em casa JBL ferropol + JBL ferropol 24 e Elos Planta 1 e Planta 2.


Fico aguardar sugestões da fertilização a utilizar e quando utilizar uma vez que sou novo nestas andanças e não tenho qualquer tipo de experiência.



Para acabar deixo apenas uma foto:



20140521_230446_zpsb7ca3417.jpg



Abraço,


Ricardo

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... muito bom!

Apenas cheguei tarde para algumas sugestões:-(

Gosto do teu aquário, mas as duas pedras principais poderiam 1) a maior estar mais elevada, ou seja, com menos inclinação; 2) a triangular não sei se a utilizava - demasiado geométrica, parece-me que o outro lado dela seria melhor para estar mais visível...

 

Mas agora não mexas. Boa sorte nisso que tens aí um aquário muito interessante.

 

Quanto á fertilização, tendo em conta o que já tens, concordo com o Nutter. Avançar com o Planta 1 e 2.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários, é sempre muito bom ouvir opiniões para perceber onde erramos e onde podemos melhor no futuro.

 

Em relação à fertilização vou utilizar elos Planta 1 e 2. Nas instruções diz para utilizar Planta 1 duas vezes por semana e Planta 2 nas mudanças de agua, será necessário mais algum fertilizante? Tipo elos k40? Ou estes dois são suficientes?

 

Uma das minhas grande duvidas é saber se estou a fertilizar em excesso ou em escassez, existe algum tipo de regras ou testes que possamos fazer para ir controlando a fertilização e carências de nutrientes que possam surgir.

 

 

Obrigado,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o Elos planta 2 já tem potássio, podes não necessitar de adicionar mais pelo k40.

Segue as indicações das embalagens, e se tiveres carências posteriormente aí então corriges, para já acho que não deves começar a complicar.

 

Para quem quer fazer testes, já existem muitos no mercado, se não quiseres comprar uma gama completa, procura o de Amónia, No3, Po4, se quiseres podes também adquiri o de Kh e Gh.

Numa fase inicial acredito que realizar os testes tragam alguma confiança, mas com o tempo vais começar a observar e a identificar melhor os problema e já não recorreras tanto aos mesmos.

 

Pegando um pouco na situação da fertilização, a regra é não complicar a não ser que as circunstancias assim o exijam.

Vais colocando aqui as dúvidas (para além de algumas pesquisas que deves fazer aqui pelo fórum) que o pessoal ajuda sempre.

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o Elos planta 2 já tem potássio, podes não necessitar de adicionar mais pelo k40.

Segue as indicações das embalagens, e se tiveres carências posteriormente aí então corriges, para já acho que não deves começar a complicar.

 

Para quem quer fazer testes, já existem muitos no mercado, se não quiseres comprar uma gama completa, procura o de Amónia, No3, Po4, se quiseres podes também adquiri o de Kh e Gh.

Numa fase inicial acredito que realizar os testes tragam alguma confiança, mas com o tempo vais começar a observar e a identificar melhor os problema e já não recorreras tanto aos mesmos.

 

Pegando um pouco na situação da fertilização, a regra é não complicar a não ser que as circunstancias assim o exijam.

Vais colocando aqui as dúvidas (para além de algumas pesquisas que deves fazer aqui pelo fórum) que o pessoal ajuda sempre.

Fica bem

 

Obrigado pela ajuda.

 

Já comecei a fertilizar, agora é esperar para ver melhorias nas plantas.

Neste momento estou com algumas dificuldades em estabilizar o ph nos 6.8, diminuí a injecção de CO2 a ver se consigo subir o PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Ja agora porque e qye tem que estabilizr nos 6.8?

 

Nutter, provavelmente por inexperiência e não saber o que fazer.

 

 

No entanto neste momento estou com 17 dias após montagem e os problemas já são visíveis.

Tenho fertilizado com elos planta 1 e planta 2 conforme indicações da marca e tenho efectuado mudas de agua cerca 20% de 4 em 4 dias.

No entanto começaram aparecer algas castanhas nas pedras, vidros e plantas mas não consigo perceber o motivo.

Ainda não tenho fauna no aquário.

 

Tenho CO2 pressurizado, sempre com o drop checker a verde.

Estou com 6 horas de luz e os testes feitos nunca variam muito dos seguintes:

 

PH 7.5

Amonia 0

Nitritos 0

Nitratos 10

Fosfatos 0.25

KH 6

 

 

Tenho lido alguns tópicos sobre o tema de algas mas não consigo chegar a nenhuma conclusão.

 

Solicito ajuda para tentar que isto não fique totalmente descontrolado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, tb estou com um pouco de algas castanhas no meu.

Sera normal no inicio das montagens e com o crescimento das plantas e depois de o substrato ganhar as tais baterias deveram desaparecer.

Continua com a fertelizacao e as tpas que isso deve ir desaparecendo. Se quiseres podes adicionar uns peixes que comam essas algas...

Boa sorte

Tenta resistir de mexer na luz, co2 e fertelizacao.

Uma pessoa ve que algo nao esta bem e mexe aqui e acola e nao deixa o aqua estabilizar.

Temos de dar tempo ao tempo para o ciclo maturar.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, tb estou com um pouco de algas castanhas no meu.

Sera normal no inicio das montagens e com o crescimento das plantas e depois de o substrato ganhar as tais baterias deveram desaparecer.

Continua com a fertelizacao e as tpas que isso deve ir desaparecendo. Se quiseres podes adicionar uns peixes que comam essas algas...

Boa sorte

Obrigado Nutter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São diatomáceas e são frequentes de aparecer no inicio. Consegues remover manualmente? Se conseguires, fá-lo e mete lã filtrante no filtro para segurar as partículas.

 

 

Cumps

 

Obrigado pela resposta Miguel.

 

As pedras tenho limpado facilmente com uma escova de dentes e os vidros com um raspador. Agora nas plantas é mais difícil, como tenho cuba e rotala as folhas são muito pequenas. No filtro tenho lã filtrante. Vou tentar arranjar uns otocinculos para ajudar na limpeza, o problema é que são difíceis de arranjar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.