Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal, como o tópico indica eu quero montar o meu primeiro Reef e como não quero que seja o último peço a vossa ajuda :D

O que tenho :!:

:D Aqua de 54L

:arrow: Calha de Iluminação LifeTech 2x36W ( 1-10.000K + 1 - 1/2 Actinia 1/2 10.000K)

:arrow: 2 PowerHead 201

O que pretendo :?:

:arrow: Dois peixes palhaço e uma anemona (gostava de saber quantos espécies de palhaços se encontram facilmente para poder escolher), (na classe das anemonas qual a preferida do Palhaço em questão).

O que posso aproveitar :?:

:arrow: Da nossa costa o que posso aproveitar para não ter grandes custos?

Sei que não querendo eu usar filtro pois pretendia isso da R.V. tenho que ter cerca de 30% do volume de água com R.V. Certo???

Posso usar R. da nossa costa, tentando colonizar com alguma Rocha viva???, espero que sim, pois senão der vou ter que esquecer o Reef pois a R.V. é muito cara.

Venham dai sugestões, opiniões e criticas :wink:

Publicado:

Só posso ajudar naquilo que sei que é muito pouco. Vou começar pelo mais desagradável: rocha.

Não! Não serve a da costa. Porquê porque não tem a porosidade e diversidade macro e micro biológica que serve os propósitos do seu uso em aquário. As menos más notícias são que num aqua com esse volume podes começar por exemplo com 4 kgs de rocha viva de excelente qualidade (custará cerca de 70 a 80 eur). Depois podes colocar outros 4 kgs de rocha morta e deixar colonizar, o que será necessariamente lento num sistema tão pequeno. Finalmente, passado um mínimo de 4 meses, quando colocares os peixes, pões mais 2 kgs de rocha viva bem curada.

Bem vistas as coisas como não terás filtro exterior o preço acaba por não ser muito diferente em relação à água doce.

Se colocares uma camada de areia de aragonite viva (7 a 12 cms) fazendo o chamado "deep sand bed" podes melhorar substancialmente a qualidade da água e poupar em rocha mas não te safas de 4 a 6 meses sem peixes. A discussão sobre DSBs é interminável e podes encontrar muitos exemplos disso aqui no fórum mas eu teria alguma resistência a fazer uma DSB num sistema tão curto.

Agora para um sistema pequeno prepara-te é para teres um certo trabalho a manter a estabilidade.

Se há coisa que aprendi neste período de 6 meses de curta mas intensa experiência (e para grande desgraça minha neste último fim de semana devido a uma falha no pinga-pinga :D ) é que establidade = sucesso. Vale mais teres alguns parâmetros ligeiramente afastados do óptimo mas estáveis do que o contrário. Quanto mais pequeno o aqua, mais instável. Quanto mais instável mais trabalho (e custo financeiro) te trará.

Apesar de ser possível viver sem ele (principalmente à custa de mudas de água) eu usaria skimmer.

Quanto a anémonas e palhaços, desculpa mas não "pesco" nada.

Fica bem e tem paciência porque isso representa 90% senão mais do que necessitas para ter sucesso. :arrow: