Super-iniciante na aquariofilía, nenhum experiência, primeira vez 65L


João Pedro

Recommended Posts

Boas noites, sou o João Pedro, tenho 21 anos e sou da linha de Sintra. Nunca tive nenhum aquário, mas tomei-lhe o gosto quando ia a casa do meu vizinho, o quarto dele às escuras apenas com a luz branca do aquário, a ouvir o barulho da agua que vem por cima do nivel da agua atraves do filtro, e muito mais. Um aquário embeleza qualquer divisão hihihi. Mas bom, uma vez que sou iniciante e sem experiencia, vou tentar dizer o que tenho com os nomes que me parecem mais correctos: Tenho um filtro 50hz e 5W, tenho um termostato com 50W e um aquario de 60 ou 65 L não quero mentir (estes 3 vieram todos juntos na compra do aquario), as plantas comprei na loja (artificiais) e tenho 3 ou 4 rochas vulcanicas. Tenho um peixe gato, um oscar selvagem um tubarao martelo um limpa vidros e um limpa fundos. Vou postar algumas fotos e gostava de ouvir criticas,sugestões e opiniões :). Não estou totalmente satisfeito com o aquario, falta-me algo. Já agora se me poderem falar da compatibilidade dos peixes que tenho e dos que posso vir a comprar agradecia. Obrigado :)

 

unnamed.jpg

 

unnamed_1.jpg

 

 

unnamed_2.jpg

 

unnamed_3.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

há várias coisas que deves considerar.

 

1º o teu filtro parece-me fraco. Deves ponderar a aquisição de um filtro externo. O sistema de filtragem é o mais importante num aquário.

 

2º As plantas de borracha, apesar de serem engraçadas, não fazem as mesmas funções das plantas verdadeiras. Pondera a aquisição de algumas plantas naturais de baixa manutenção. Vão ajudar e muito a manter o equilíbrio no aquário.

 

3º Sabes o que é o ciclo do azoto? É fundamental respeitares o ciclo, ou caso contrário terás grandes dissabores com mortes em massa.

 

4º O óscar que tu tens aí vai acabar a comer todos os outros.

 

5º Como fauna para iniciante, sugiro-te uns viviparos (guppys, mollys, etc...) e um pequeno cardume de 3 ou 4 corydoras. Desfaz-te dos outros que tens actualmente enquanto é tempo e estão vivos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Irei comprar brevemente essas plantas então :) o filtro que tenho já veio com o aquário, e deram-me em segunda mão o conjunto todo e nunca teve problemas de filtragem, vou esperar para ver se necessito de uma melhor filtragem entretanto vou manter o filtro. Não sei o que é o ciclo do azoto é mas vou já averiguar. em relação ao teu 4 e 5 ponto eu gostava (não sei porque) de ter peixes assim mais agressivos, não gosto de cardumes e peixes pequenos, achas que há uma solução em relação a isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens peixes muito provavelmente incompatíveis (não sei o que são esses limpa fundos e limpa vidros), tanto em temos de parametros de água como de ambiente (sociabilidade, etc).

 

O aquário é pequeno para esses peixes. O oscar vai fazer muita porcaria, o que vai diminuir a qualidade da água e vais ter problemas. O filtro também parece um bocado curto.

 

Plantas vivas são preferíveis a plasticas por várias razões (ajudam ao equilibrio), mas com essa areia tens as opções limitadas.

 

Dava jeito saber os parametros da água, e se não ciclaste o aquário vais ter problemas.

 

 

Devias começar com peixes mais fáceis (guppies, platys). Senão gostas de peixes pequenos tens umas solução, arranjas um aquário maior. Não quero desmotivar, mas tens uma boa possibilidade de ter problemas no futuro. Pelo menos parece que estás interessado em aprender, mas tenta agir com calma e decidir as coisas com planeamento.

 

Quantos aos peixes agressivos.. Podes ter, mas a malta que os tem regra geral tem aquários grandes (500+L), e sabe como se faz. Tu estás a entrar agora na aquariofilia, e queres começar pelo dificil com pouco conhecimento.. dá asneira regra geral.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê aqui o ciclo do azoto

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Quanto ao ponto 4 e 5 deves ver a compatibilidade entre espécies, caso contrário vais ter presas e predadores juntos em 60 litros de água, com sérios danos para as primeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou gastar mais dinheiro no aquário nem em nenhum peixe, agora vou poupar para esse tal substrato natural castanho e umas plantinhas naturais, quando por fim tiver só o oscar como dizes logo vejo o que faça com ele e compre uns guppys, corys e escalares, etc. E lá mais para o final vejo se é preciso um filtro melhor. É errado colocar mais um filtro no aquario? De que modo as plantas naturais mantem o equilibrio? Alimentando os peixes? quanto isso do ciclo da agua, eu mudei a agua toda ontem por acaso ficou cerca de 5% e de resto foi toda nova. em relação ao ciclo eu ja li isso e muito honestamente não percebi :s penso que se tenha que fazer testes a agua para controlar esses nitricos, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João Pedro.

Em 1° lugar bem vindo.

Para já antes de puder ajudar tenho uma pergunta.

Pediste ajuda ao qual o jacjac e o Mauricio 1972 tentaram e muito bem ajudar, mas pelos vistos, não era aquela ajuda que querias, disseram te que o Oscar iria comer os teus outros peixes e respondes que se desaparecerem ponderas o que fazer ao Oscar? Sabes por acaso o tamanho que o Oscar pode atingir? E já estas em pensar em fazer outro erro juntar guppies e escalares.

Agora tentando ajudar o que pretendes mesmo? Para eu puder ajudar naquilo que tu pretendes verdadeiramente .

Fazemos o seguinte, tens a area dos primeiros passos na aquariofilia, passa por lá para tirares ss tuas Duvidas mais profundas, depois tem um site

Www.aqadvisor.com que te pode ajudar nas compatibilidades e nas capacidades do teu filtro e nas quantidades de peixes que podes ter, se quiseres também posso ajudar nesse site. Diz o tamanho do teu aqua (comprimento X largura X altura.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Pedro bem vindo, olha, eu sei que as criticas que recebes-te possam parecer duras e que vão de encontro ao que já fizes-te ao teu aquário, mas acredita neles, o que te estão a dizer é para te ajudar e não teres desilusões em breve, quanto as plantas, essas de plastico, o dinheiro que gastas-te nelas, poderias ter comprado umas anubias, podes amarra-las as tuas pedras e iriam ajudar muito mais, são plantas de facil manutenção e não requerem muita luz. Esses peixes que tens, são de facto altamente, mas cuidado... podes vir a perde-los.

Boas sorte

Editado por Miguel Lpldsndf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60x 30x30.

 

Agradeço desde já a ajuda que me estão a dar :) Relativamente o oscar disseram me que é um peixe que cresce e caso ele comesse a matar os outros o que faria eu ao oscar? dava-o a alguem conhecido e se nao conseguisse dava a alguem aqui no forum. Juntar guppys e etc é só depois de nao ter o oscar. Eu sei que para iniciante não é bom ter um gato e um oscar, o resto que eu tenho não faz mal a ninguem, agora sendo eu iniciado tem que haver manuais relativamente a esse tipo de peixes, peixes grandes e agressivos e de como ajudar a ter um ambiente proprio. Deve ser de ser novato, e querer ter peixes grandes, mas quando eu me fartar vou seguir sem duvida o vosso conselho relativamente aos peixes, porque os outros conselhos (substracto, plantas naturais, etc) vou ja comprar assim que puder. Relativamente ao aquario ele tem uma luz florescente de 15w e comprei agora um temporizador para ligar e desligar a luz quando nao estou em casa e as plantas dependem muito da luz, luz a mais ou a menos pode mata-las portanto as de baixa manutenção quase nao requerem atenção a luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas vivas ajudam ao equilíbrio porque consumem amónia/nitritos/nitratos dos aquário.

 

Usa plantas de baixa manutenção (anubias, fetos, alguns musgos, PLANTAS FLUTUANTES).

 

Podes usar dois filtros, tens de ter atenção ao caudal. Não convem ter os peixes a voar.

 

E aconselho que se puderes fazer um restart, provavelmente vai ser melhor para ti e para os peixes. Podes dar os peixes cá no forum, ou talvez devolver à loja.. e começar com vivíparos por exemplo. Ter peixes nas condições erradas só dá trabalho e infelicidades.

 

Outra coisa. NÃO MUDES a água quase toda de uma vez. Vais criar choques nos peixes. E a água deve ir sem cloro (ou deixas a repousar 24h ou usas um produto). Isto são aqueles básicos que eu acho que se deve saber antes de começar o aquário.

 

Nota final.. Um aquário ainda pode sair caro. Planeia bem o que queres (e principalmente o que podes ter) antes de comprares.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.