Laguna Power Clear 7000 como filtro UV


Recommended Posts

Boas,

Enquanto espero pela entrega do Aquario, Ciano Emotions Nature 120 com cerca de 210L e pelo filtro Eheim Pro 3 350 (2073), tenho pesquisado sobre a utilização de um "filtro" UV e já me decidido pelo Jebo de 11W...


Entretanto lembrei-me de ir ao "stock" do meu pai, que durante 20 anos fabricou aquários e sistemas para armazenistas e marisqueiras, e encontrei 3 caixinhas destas:

IMG_6197_zps3b1cce83.jpg

 

IMG_6199_zps4bfe3ccc.jpg



Laguna Power Clear 7000, é um esterilizador vocacionado para lagos e exterior...

 

IMG_6220_zpse9579c45.jpg

 

CopiadeIMG_6212_zpsafee9a53.jpg

 

IMG_6207_zps2c8f7dfa.jpg

 

 


Por ser vocacionado para exterior possui esse corpo com o transformador/balastro e arrancador no interior.

Utiliza uma lampada G5/T5 UV-C de 16W da philips.

 

IMG_6206_zpsa342ce81.jpg

 

IMG_6202_zps82305372.jpg

 

IMG_6201_zps626160a4.jpg

 

IMG_6200_zpsd34bf401.jpg

 

IMG_6197II_zpsa7ad70bc.jpg

 


A partida poderei usar um destes como "filtro" UV no aquário, a questão é o fluxo...

O debito do Eheim Pro 3 350 (2073) +/- 1050L/H será muito para os 16W, também tenho no "stock" do meu pai algumas bombas eheim poderia usar alguma com o fluxo adequado só não sei qual o fluxo ideal...

No manual (link: http://www.lagunaponds.com/lagunaengeu/manuels/uv_powerclear.pdf) não encontro nada em concreto...

Agradeço a ajuda possível,

Cumprimentos

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa um T, parte da água passa pelo UV, a outra entra directamente no aquário, e tens o problema do excesso de fluxo resolvido. Creio que se fores ver outro fabricante que tenha UVs de 16 W, és capaz de encontrar o valor aproximado para o caudal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa ideia! Acho...

 

Já ponderei 3 situações

 

1º - Usar o T com duas saídas de água para o aquário ou este bypass:

 

bypass_uv_HR_zpsbb2440cc.jpg

 

O problema é que não sei ao certo qual o fluxo de água que passa pelo filtro em ambas as situações

 

 

2º - Usar uma bomba com o fluxo ideal

 

3º - Usar um outro filtro externo (até estou tentado) tipo eheim classic, há usados baratos, que tem um fluxo na ordem dos 300~400L/H

 

 

O problema é mesmo saber qual o fluxo ideal, já vi vários fabricantes e as informações são muito dispares, entre os 15w e os 18w desde 200L/H a 1000L/H...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sem certeza estou a apontar para um fluxo de cerca de 400~500 L/H, mas estou a necessitar de opinião do pessoal...

 

Agrada-me a ideia do T, ou do Bypass, só me falta saber que débito vou manter na saída livre do filtro e na saída ou bypass do filtro UV, a olho a coisa pode não ser boa, e ter agua parada no interior do UV ou muito débito e não faz o que se pretende...

 

Outra coisa que me anda a preocupar, este equipamento é indicado para usar num lago por exemplo, na parte mais alta, isto é a agua que entra dentro o tubo UV e não tem qualquer percurso ascendente, saindo ou sendo canalizada para uma parte mais baixa... Não encontro nada que diga que não pode ser de outra forma mas...

 

Se o colocar no armário ficará cerca de 1m abaixo da saída da água, o que aumentará um pouco a pressão interior...

 

Por dentro, depois de retirar a lâmpada e as tampas nas extremidades existem dois O-ring's a conter um tubo de quartz, parece-me que por aqui aguenta, já os conectores/redutores onde se liga as mangueiras são encaixados um pouco a pressão.

 

Na etiqueta refere MAX 0.1Mpa (1Bar) em comparação com os eheim que indicam Pressure max at 50 Hz - 0.80bar, penso que estes valores são referentes à pressão interior.

 

Agradeço desde já a ajuda possível! Queria poupar neste equipamento uma vez que o tenho, mas se calhar para arriscar mais vale comprar um especifico para aquário :unsure:

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho mais informação

 

Falei com o meu pai e sobre o receio de pressão interior, e não existe problema na aplicação que quero fazer... E sobre o fluxo, em tom de gozo, perguntou-me se tinha lido tudo o que estava a caixa... Sim na caixa, não no manual, mas na caixa consta que para ser eficiente deve no MÁXIMO de ter um fluxo de 2700 Litros / Hora.

 

Assim sendo acho que vou ligar o UV a seguir ao filtro externo sem mais enxertos, seguindo depois a agua directamente para o aquário.

 

O Eheim Pro 3 350 2073, faz cerca 1000 L/H... Ainda assim faz-me confusão, se outros filtros UV nas mesmas potências referem fluxos mais baixos...

 

Que me dizem?

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo que esse fluxo deve ser só para eliminar algas. Para eliminar doenças e bactérias, deverá ser mais baixo

 

Boas Maurício, então devo apostar nos 300 a 400 L/H ? :unsure:

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas Maurício, então devo apostar nos 300 a 400 L/H ? :unsure:

 

Boas,

não te sei dizer qual o fluxo, pois não conheço o equipamento, o que te posso dizer é que a eficiência de um UV é tanto maior quanto menor for o caudal de água, pois quanto mais tempo a água estiver sob o efeito da luz, mais micro organismos são eliminados. Para a mesma lâmpada, a eficiência do aparelho também pode variar, por exemplo se o tubo onde estiver inserida a lâmpada for de vidro ou cristal, for ou não em espiral, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

dependendo da forma interior do tubo, a dimensão, a potencia da lampada , etc, é calculado o caudal "ideal".

a uv que tenho por exemplo tem o interior em espiral, o que faz com que a agua fique mais tempo exposta á radiação por cada passagem, o que a torna mais eficiente do que as "directas".

penso que o melhor que fazes é colocares na saida do filtro.

acho tambem que uma exposição de 8-12h por dia é suficiente.

obviamente iras ter uma quebra de caudal no filtro, mas tens de ver o que vais meter la dentro, e se será filtragem suficiente.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O Sistema não tem espiral é directo, e tem um tubo de quartzo onde é alojada a lâmpada, parece ter alguma capacidade de volume, mas se o fluxo for muito, determinada quantidade de agua fica pouco tempo exposta ao UV e não atingirá o objectivo com os colegas referiram...

 

Estou a ponderar ter o 2073 a funcionar de forma independente e arranjar um classic 250, que usados andam nos 30 euros, e os +/-400L/H do classic já seriam porreiros para expor a agua tempo suficiente para afectar os micro organismos patogénicos, este segundo filtro não seria colocado só por isso, tenho esta pancada de querer um segundo filtro.

 

Daqui a umas poucas horas chega o aquário...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que fazes muito bem em ter 2 filtros.

assim caso um tenha algum problema, tens sempre outro , e ao fazeres a limpeza de um, e a sua colonia de bacterias for a baixo, tens sempre o outro para o colonizar novamente.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também uso dois filtros em cada aquário. Os filtros são os rins do aquário, e é uma excelente opção ter dois. Quando chegar a altura de fazeres a manutenção aos filtros, faz um de cada vez com pelo menos um mês de intervalo entre ambos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal a minha pancada até tem alguma lógica :rolleyes:

 

Obrigado pelas dicas

 

O Aquário já chegou, e outra agradável surpresa foi o filtro e restante material encomendado na pet4you, contava com alguma demora mas recebi no mesmo dia que o aquário, tudo impec.

 

Agora é ir montando tudo, já tenho os troncos de molho :tongue:

 

IMG_6233_zps7cf63423.jpg

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais