Chegada ao mundo da aquáriofilia


Recommended Posts

Boa noite,

Este é o meu 1º post no forum e espero que me possam dar umas luzes no assunto.

Recentemente "herdei" um aquário de 100l, 100 x 40 x 25. Já andava pra arranjar um daqueles kits de aquário, mas depois de vasculhar um bocadito no forum, vi que não era a melhor ideia, mesmo não tendo este aquário "novo". Também já tive algumas experiências com a aquáriofilia (já partilhei um aquário de 120l na minha antiga casa, mas nem era eu que lhe fazia a manutenção, basicamente só via).

Agora é aqui que precisava de ajuda: e agora? Queria fazer tudo bem feito, ao começar este novo aquário de 100l, ao menor preço possível. Também tenho um termoestato de 50W, um filtro fraquito não sei bem o quê e umas decorações.

De certeza que vou ter de arranjar um filtro novo, este até já foi usado pra tartarugas. Tinha preferência num externo. Algumas sugestões? E preços? E onde os arranjar?

Também tenho de arranjar uma calha de iluminação pró aquário. Já tive a ver umas, feitas por alguém da zona da Maia, que me parecem boas. Agora de quanto luz preciso no aquário? Não pretendo ter flora para além de baixa manutenção.

Bem, depois também já decidi que queria um substrato branco ou o mais perto disso. Já andei a ver e, aqui em Coimbra, no Leroy Merlin há areia de filtro de piscina, inerte, mas com uma cor acastanhada e não era o que queria. Há algum lugar onde possa arranjar desta areia ou outra alternativa viável para que satisfaça o que quero? Além dessa areia, devo por mais alguma coisa para as plantas? Queria também arranjar um tronco para o aquário. Para esta dimensão, até que tamanho deve ter o tronco?

Depois de tudo montado, tendo em conta os ciclos da água, vou ter de fazer testes à mesma. Algum pacote de teste que recomendem e que seja em conta?

Moro em Coimbra e queria mesmo dar vida a esta vidraça. help

 

 

Cumprimentos,

 

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sou novo nestas andanças e há bem pouco tempo estava exatamente como tu, a pairar num mundo de questões e duvidas...

 

Desde já segue este concelho que te vou dar, NÃO TENHAS PRESSA ;)

 

Eu com a falta de conhecimento e com alguma ansiedade inicial fiz algumas compras que me arrependi, e dp de muita leitura aqui no fórum e mais sítios é que tenho conseguido aprender alguma coisa, mas já ando nisto à mais de um mês. looool Eu nem fazia ideia das possibilidades que se pode fazer com um aquário...

 

Mas posso te dizer que esse termostato é para esquecer tens que comprar um melhor com mais watts ou seja mais poder de aquecimento, o filtro tenta arranjar um que faça a filtragem de 3 a 5x da capacidade do teu aquário... mas isto

tudo DEPENDE MUITO das tuas intenções do que queres fazer no aquário por isso Informa-te bem das possibilidades e de todo o funcionamento do aquario para teres a certeza do que queres fazer e do que precisas, aqui no fórum tens toda a informação de lojas material técnicas plantas peixes etc...

 

Boa sorte, e bem vindo a este mundo que me esta a fascinar cada vez mais..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.