Ajudem-me =(


Recommended Posts

olá pessoal

Bom... tenho o aquario ali, imovel, vazio e começo a panicar!!

Até agora só tive peixes de agua fria e tudo me parecia normal e 'banal'.. decidi mandar-me de cabeça para os de agua quente e agora começo a descobrir coisas que não fazia ideia que existiam!

Ciclos?? Não sabia que era necessario.. para mim bastava medir o ph e mandar os peixinhos lá para dentro... Como se faz o ciclo e durante quanto tempo? Tenho de encher o aquario (120l), decora-lo (sim... há plantas vivas que nao precisam de manutenção?? basta plantá-las e pronto??), ligar o filtro e o termostato e ocasionalmente por alguma comida para se desfazer e originar bacterias? é isto ou nao tem nada a ver? Ainda nao tenho filtro... tou limitada a termos financeiros.. comprei o aqua que trazia um termostato de 200w e uma bomba que nem sei bem se ainda se usa.. tem um tubo que liga ao estrado e supostamente será util para limpeza do fundo... tou a panicar.. vejo tanta informação que nao me é familiar e nao sei como organizar ideias... posso por um filtro interno de capacidade 600l/h ou 800l/h só para me desenrascar durante o ciclo e dp do ciclo feito por só as corydoras e três gupys? ate comprar um externo? ajudem-me sim? daqui pouco desisto da ideia e fico desiludida... afinal nao percebo nada de nada =(


1898280_828433497182350_1875799421_n.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, com calma tudo se entende :)

 

Eu (pessoalmente) acho que devias adquirir primeiro o filtro e restante material e só depois pensar em fazer o ciclo ( ou seja compra-se o material primeiro e só depois se arranca com o aquário) .

 

Tanto quanto sei qualquer filtro que faça pelo menos 5 vezes a litragem do teu aquário por hora serve ( 120 * 5 = 600l/h).
Se poderes optar por um filtro externo é sem duvida melhor...

 

Quanto ás plantas, basta teres substrato (areão por exemplo) e plantá-las (basicamente nunca mais te dão trabalho) , atenção que isto não é valido para todas as plantas existem plantas que requerem mais "mariquices".

 

Vamos agora ao ciclo...

O ciclo é importantíssimo se não queres ter peixinhos a boiar , o ciclo serve para que se estabeleça uma colonia de bactérias no teu substrato e nas matérias filtrantes do filtro. estas bactérias vão pegar na matéria orgânica e "elemina-la" de forma segura, evitante assim que os peixes morram entoxicados ...

Regra geral o ciclo demora mais ou menos 1 mês mas podes encurtar significativamente este período se alguém que já tenha um aquário montado( pelo menos á 6 meses e de preferencia saudável), te dê algum substrato ou até mesmo algumas matérias filtrantes .

Para fazeres o ciclo basta encheres o aquário de água, por o filtro e o termostato a trabalhar, e meteres alguma comida lá dentro de tempos a tempos.

Quando houver o pico da amônia ( sim tens de ir fazendo testes) é sinal que o ciclo está num bom caminho, passadas mais ou menos 2 semanas volta a fazer testes e quando existirem nitratos no aquário e os nitritos e amônia estiverem a 0 o aquário está pronto a receber peixes :)

 

Existem mais maneiras e certamente alguém mais experiente que eu te virá ajudar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

 

Felizmente existe um tópico para pessoas que queiram iniciar, e naturalmente surgem sempre duvidas segue aqui o tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Entretanto quando acabares ainda vais ter duvidas (penso eu) basta dizeres quais que vou tentar ou outra pessoa que aqui passe tira-tas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bigada minha gente =D ja me sinto mais optimista!!! Realmente nao é facil! Esperar um mes para introduzir o primeiro habitante é, no minimo, tortura! -.-' mas vou fazer tudo certinho, para ter uma populacao feliz!!! pensei em comprar decoração do tipo barcos encalhados e agr já acho que isso nao é importante, o melhor é mesmo adquirir plantas de facil manutenção (as anubias, certo??) que alem de ficar mais natural, contribuiem para a manutençao, uns troncos e umas rochas para terem abrigos e zonas seguras =p tou no bom caminho mas ainda nem gatinho e ja quero correr maratonas ahaha xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calma lá...

 

como disseram começa por comprar os equipamentos que te falta... filtro, air pump, pedra difusora, etc etc etc (penso que ainda nao tenha, mas se ja tiveres otimo xD)

 

depois disso é ver com atenção que tipo de "areão" vais ter (pedras de fundo) eu no meu aqua tenha pedras naturais pequenas (quanto mais pequenas mais juntas elas ficam e assim não "deixam" grandes espaços entre elas onde possam criar "detritos" no fundo do aqua ;) )

 

de seguida é pensares na iluminação que podes ter e de seguida arranjar plantas de baixo consumo que se ajuste a tua iluminação :P

 

o resto penso que ja sabes, e a ultima coisa que se escolhe é sempre a Fauna (peixes) mas muita atenção nas escolhas das espécies algumas não são compativeis ;)

 

pesquisa 1º aqui no forum sobre as espeçies que estas a pensar ter, e se vivem bem juntas só dps compras :P

 

espero ter ajudado pelo "pouco" que sei, também ainda estou aprender este maravilhoso hobby :bleh:

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola e boa sorte...

 

Também eu estou a iniciar mas pela imagem que mostras parece que tens um filtro de fundo (mas que atualmente cairam em desuso)... espera para ver se alguém com mais experiência pode confirmar esta info!

 

Não desistas... vai valer a pena ter esse aqua lindo daqui a uns meses!!!

 

Abraço

Filipe Coutinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ana boas,

 

como eu te entendo :closetema: , sempre tive paixão por aquas , tambem tive sempre de agua fria. Fui na conversa dos logistas de C.Comercial e vai disto.... ciclo??? Testes??? Vai de por os peixes e esta feito, pobres coitados resistentes a tudo devem ter sofrido pouco comigo devem :( , mas ainda lá estão ao fim de 4 anos o Nemo e o Oscar enormes mas com melhores condições. Quando decidi avançar para o meu actual aqua de 240l vai de pesquisar e fiquei atónica com tudo o que li e aprendi aqui no forum. Como te entendo a principio parece que não entendemos nada mas com o tempo vais começar a perceber todos os termos do forum que agora te parecem lingua estrangeira.

 

Mas não desistas, pesquisa, aprende vai lendo os Topicos e vais ver que no fim o resultado compensa,isto da aquarofilia é um bichinho viciante e agora claro que com a imposição dos meu filhotes que deliram com aquario tenho um aqua repleto de Chicos a Chiquinhos , Betas e Betinhas, Panda e Pandinhas ( è assim que os meus filhos baptizam os bichinhos assim que eles chegam ao seu novo lar kkkkk).

 

Vai dando novidades e Boa Sorte biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vos entendo... já comprei o areao, do mais acessivel e dentro do normal que havia.. sem cores para que nao desbotem e pedras pequenas para nao dificultar a vida à 'equipa de limpeza' ihihi já fervi tudo e estou a ser rigorosa na manutenção da sujidade que traziam =p já tenho uma pedra natural e um filtro pequeno que me emprestaram para começar o ciclo... já comprei comida e tenho alguns produtos que uma amiga me facultou pq desistiu da actividade e sobraram-lhe, as anubias ainda nao comprei porque tenho o aquario sem agua e encher 120litros com baldes nao vai ser tarefa rápida ihihi a sra da loja disse-me que as plantas que lá tinha não precisavam de substrato fertil, que bastava comprar um fertilizante que ela lá tinha (um produto num frasco) e botar na agua para a manutenção delas.. confirmam essa informação? há plantas que nao precisam de mais nada... alem da luz, claro =p e já agora, como funciona o nº de horas de luz artificial no aquario? Do genero... ficam ligadas de noite e de dia desligo-as? bigadaaa =p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto existem plantas que não precisam de substrato fértil, porque são mais resistentes. O ideal é tentar preparar a montagem para o médio/longo prazo, uma vez que não vamos andar sempre a mexer no aquário e a causar stress nos seus habitantes, como tal se pensares, no futuro colocar plantas mais exigentes deves ponderar em colocar substrato fértil agora. Se não o quiseres fazer colocas apenas o substrato "normal". tens é que ter o cuidado de adquirir plantas que não sejam muito exigentes, do género de fetos de java, musgos... Relativamente à iluminação existem uns reguladores que ligam e desligam as lampadas periodicamente, no chinoca há dessas coisas e são baratas. Para as plantas 7h de iluminação costuma ser suficiente. Mais do que isso pode causar algas o que não é muito conveniente...

O que falo é uma coisa deste tipo: https://www.google.pt/search?q=regulador+rel%C3%B3gio&rlz=1C1KMZB_enPT542PT542&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=E08WU6yeJYj8ygOa-YDgAQ&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1280&bih=708#q=timer+anal%C3%B3gico&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=RHpkAlxij-jy8M%253A%3BPkhqsQ2k3b2F4M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ligacao.com.br%252FImagens%252Fproduto%252Falta%252F497_13838_timer_rele_programavel_mecanico_6tm001_bivolt_automatico_fiolux.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ligacao.com.br%252FTimer-Analogico-Bivolt-Detalhes-497-690.htm%3B900%3B900

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá again.. .

 

Deixa cá dizer duas coisitas para ajudar (ou não :-D)

 

1 - esse "filtro pequeno" tem capacidade para 600 L/h ? Para os teus 120 L é disso que vais precisar.

 

2 - Sim, há plantas que aguentam apenas com substrato inerte, mas isso depende dos projetos futuros que tens para o aqua.

 

3 - Sobre a luz.. . Deves ter a iluminação ligada 8 horas, mas isso também depende das plantas que escolheres!

 

Afinal foram 3 coisitas ... :-D

 

Bom trabalho e vai postando umas fotos.

 

Filipe Coutinho

Ups , parece que fui muito lento a escrever no telele

 

:-[ :'( :P :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.