Espadas


Recommended Posts

Tenho um casal de espadas que comprei recentemente. Mas gostaria de saber um pouco mais sobre esta especie e caso a femea engravide, como é que isso se observa e se se consegue prever o parto!!

Obrigado.

 

Elisabete Silvana (novata na aquariofilia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... tambem não tenho muita experiencia em aquariofilia mas pelo que já vi e já tive duas espadas a terem crias, é assim se por cima do anus começar a ficar escuro e notares que ela esta um pouco inchada na barriga é porque esta a começar o ciclo depois é só esperares uns dias ela começa a ficar com a mancha ainda mais escura, no meu caso na ultima espada foi cerca de 2 semanas para ela ter... acho que a mancha é a maneira mais simples de conseguires notar, se ela for de cor escura assim só mesmo pela barriga.... espero ter ajudado.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda Elisabete,

 

Acontece com muita frequência não nos apercebermos que existe uma óptima ferramenta de pesquisa aqui no fórum.

Aconselho-vos a pesquisarem antigos tópicos sobre esse assunto devidamente debatido anteriormente, de qualquer forma aqui ficam algumas sugestões :

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=#141925

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=#153169

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caros amigos,

 

Se me permitem mais outra intervenção, queria só acrescentar que as mudanças de sexo ocorrem com alguma frequência entre as espécies do género Xiphophorus ( mas não só ), sobretudo quando estão criadas certas condições.

Não tenho conhecimento de machos que se transformem em fêmeas mas o contrário pode ocorrer apenas e tão só se, por exemplo, durante algum tempo não existirem machos presentes no aquário. É muito provável que uma fêmea mais velha assuma então a mudança de sexo, permitindo assim assegurar a perpetuação da espécie.

Aproveito para alertar para o facto de que os grandes machos de Platy ( Xiphophorus maculatus ) ou de Cauda de Espada ( Xiphophorus helleri ) que por vezes se encontram à venda são na realidade fêmeas que foram consideradas sem valor reprodutivo ( fim do ciclo reprodutivo ) pelos “ produtores “ sem escrúpulos e que foram forçadas, por vezes através da via hormonal, a transformarem-se em machos para ainda poderem lucrar alguma coisa com elas.

Estes exemplares não terão em aquário a mesma longevidade que estamos à espera pois já são de certa forma “ idosos “ e a sua fertilidade pode ser de curta duração ou nem sequer existir.

Desconfiem sobretudo de grandes machos que não têm um ardor sexual normal para a espécie, isto é, que não estão quase sempre a tentar copular.

Já tive Caudas de Espada criados ao ar livre que atingiram facilmente os 12 cm mas mesmo nesses casos as fêmeas eram sempre maiores do que os machos. Com os Platys passa-se o mesmo, são raros machos de tamanhos iguais ou superiores aos das fêmeas a não ser que tenham sido anteriormente do sexo oposto... ou que provenham de criações ao ar livre em condições óptimas e não sofram de um parentesco acentuado, contudo as respectivas fêmeas também serão ainda maiores.

Há espécies de peixes que mudam de sexo ao longo da vida. Muitos começam por ser todos fêmeas quando nascem e mais tarde alguns desses exemplares transforma-se em machos quando são dominantes e os donos do harém morrem ou ficam velhos.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais