Aquário 64x22x22 cm (sugestões para a fauna, sul americana)


JHGR

Recommended Posts

Boa noite,

Venho apresentar o meu novo projecto, que consiste num aquário low tech, com umas medidas que não são muito habituais (64x22x22cm).
Há poucas semanas, encontrei ao pé de um contentor do lixo, 4 vidros com as medidas de 63x21cm (5mm espessura). Eram umas prateleiras de uma loja que fechou, perto do tal contentor (estava o móvel ao lado). Como os vidros estavam em bom estado, sem riscos (apenas um estava partido num canto), resolvi levar para casa, a pensar construir um aquário, no qual não gastasse muito dinheiro, uma vez que tenho algum material que estava parado, e só me faltava mesmo um pretexto para o pôr a funcionar. Mandei então cortar o vidro que estava partido, para as pontas, comprei o silicone, e mãos à obra.

3s2v.jpg

Agora é só deixar secar, testar, e está pronto.
Pretendo um aquário simples, e para isso vou utilizar apenas areia fina, um tronco muito ramificado (que já está a afundar noutro aquário), e um vinil preto (ou outra cor que possa ficar bem. Aceito sugestões.) para o fundo. Deixo aqui uma imagem do tronco já dentro do aquário, para experimentar. Digam de vossa justiça.

0uwi.jpg

De momento, a minha preocupação, é a fauna. Pensei num cardume de cardinais, e numas neocaridinas. Mas se calhar estou virado para algo mais fora do comum. E é aqui que peço as vossas sugestões, tendo em conta que a litragem não é muita. Daí optar por pouca decoração.

 

 

Setup:
Aquário: 64x22x22cm (31 litros brutos);
Substrato inerte: Areia fina de rio;
Decoração: Tronco ramificado (laranjeira);
Fundo: Vinil uniforme (preto?)
Filtro: Aquael (300 l/h), já a ciclar noutro aquário;
Termostato: 50w.

Fauna: Ainda em estudo.

Flora: Algumas flutuantes.

Obrigado pela atenção,
José Rodrigues

Editado por JHGR
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço o vosso interesse! :)

Vamos lá ver se monto isto rápido, para actualizar na próxima semana. A água e o filtro já vão estar ciclados, porque vêm do meu aquário de 200l.

Quanto ao tronco, tenho a certeza que é de laranjeira, porque veio do meu quintal. Roubei-o à minha mãe, que já o tinha apanhado à uns 4 anos para fazer um arranjo de flores, portanto está bem seco. Fui lá, e cortei este galho que me pareceu que ia ficar muito melhor no aquário!hehe Ela é que não gostou nada... Está há 3 dias no outro aquário, e como os ramos são finos, já começou a afundar. Ainda está um bocado instável, mas penso que vai ao sítio. Lá está, também há sempre a opção de prender com uma pedra. Já li que há gente que não aconselha pôr ramos de laranjeira no aquário (mas nunca dizem o porquê...), mas na maioria dos casos, li que não há problema. O que sei, é que os peixes do aquário onde o tronco está neste momento, adoraram. Andam sempre lá a "bicar"! O que me dizem sobre isto?

 

E sugestões para a fauna, nada? :sorry:

Editado por JHGR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uns cardinais ficam sempre um espetaclo! mas falando em especies fora do comum nao sei como ajudar, estou pouco informado, só conheço as mais populares..

 

Ja agora fez algum tipo de tratamento ao tronco?

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

Editado por lpedrofernandes

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. Como já está seco, apenas lavei bem em água quente do chuveiro, para retirar algum pó que podia ter, e siga para dentro de água. Não sou muito adepto de tratamentos com sal, nem de ferver os troncos. Penso que o melhor tratamento, é o tempo, desde que não esteja podre... Para além disso, tive medo de o estragar ao ferver, uma vez que os ramos são muito finos, e poderia alterar a sua forma.

 

Ps: podes-me tratar por tu, que eu ainda sou novo...x)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem é em atenção que esteja bem seco, e não te deve trazer problemas.

Se calhar vai mesmo ser um pequeno cardume de cardinais, para dar alguma vida, e umas corydoras anãs para o fundo. Também já pensei numas micro rasboras galaxy, endler tiger ou tetras ember, mas os cardinais dão mais espectáculo...

Para já, vou ficar à espera de mais sugestões. Mas o pessoal passa aqui e não comenta...x)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se fizesses um relvadozinho com os cardinais e umas corydoras ficava um espetaculo ;) já pensaste em por tambem uns ivertebrados?

 

Pois, tambem tenho um bocado esse problema...

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um relvado, com este substrato vai ser um bocado difícil de pegar. Só se fosse mesmo um tapete de musgo... Mas como queria uma espécie de "biotopo sul americano", penso que não se adequa muito. Acho que vou pôr umas folhas de carvalho no fundo, para dar cor à água. Tinha pensado numas neocaridinas, mas como não queria ter musgos ou plantas, desisti da ideia, apesar das medidas do aquário serem ideais para camarões. Como já tenho 2 aquários dedicados apenas a camarões, queria fazer deste uma coisa diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um betta limita um bocado. Queria mais movimento no aquário, e um pequeno cardume, seria o ideal. Penso que o aquário até tem um bom comprimento para pequenos peixes de nado horizontal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava mais numa de colocar apenas espécies sul americanas. Isto já para não me virar apenas para um rio específico (e tentar o verdadeiro biótopo), o que seria o ideal, mas mais difícil de conseguir... :)

Mas pode ser um caso a pensar. Teria era que reformular tudo... Para um betta este aquário seria uma mansão, comparado com as atrocidades que se vê por aí. Sinceramente, já achei mais piada aos betta splendens. Desde que descobri as variedades selvagens, perdi um bocado o interesse nas "fabricadas". Só que são tão difíceis de encontrar...

Editado por JHGR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Não sei o que me passou pela cabeça, mas estava convencido de que as medidas do aquário eram 60x20x20, quando na realidade são 64x22x22 cm, o que dá uma litragem bruta de 31l (mais 7l), mais coisa menos coisa...x) Que a largura era de 22cm, eu lembrava-me, até pelo facto de ter que dar estas medidas para me cortarem o vidro, apenas tinha posto 20 para simplificar. Agora, o comprimento, tinha a certeza que eram 60cm, mas como penso que o vidro não estica às escondidas, acho que estava enganado!! :sorry:

Vou alterar, e tentar deixar de andar com a cabeça no ar!

Editado por JHGR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu tenho um betta splendens e ao inicio era lindissimo, mas agora que ja vi as outras espécies é um menino x)

 

pois, tambem tenho ideia que nao esticam xD

 

vais alterar como?

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da ideia das rasboras galaxy, poderás fazer um cardume de 10/12 e umas corys anãs...e acrescentas uns inverts!

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades só na próxima segunda. Vim passar o fim de semana fora, e entretanto deixei o aquário a secar, para curar bem o silicone. Vou encher no domingo com água, para testar, e se não verter, na segunda começo a montar.

Será que as rasboras não terão tendência a saltar? Como o aquário vai ficar destapado, tenho um bocado de medo disso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se elas tiverem essa tendencia nao será melhor encher menos um pouco ate arranjares uma tampa?

 

Ja agora passem pelo meu novo topico e deêm a vossa opiniao e criticas, por favor :)

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a pesquisar, e acho que vou optar por umas micropoecilia picta. São pequenos, vistosos, e com sorte ainda consigo a sua reprodução. O que me dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.