Reprodução de planorbis


lpedrofernandes

Recommended Posts

Epá, já me podias ter perguntado isso... ;)

 

Eles reproduzem-se sozinhos ou a dois, por isso podes nem os ver a acasalar, pois eles não necessitam de par, são hemafroditas auto fertilizáveis (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade)

 

Portanto, se lhes deres muita alimentação, que é como quem diz, ao peixe, os 10 que te enviei serão + de 100 em breve!

 

Controla a alimentação, e se achares que são muitos, retira-os e vende/oferece. Faças o que fizeres, não os deites no esgoto/lixo vivos, pois poderão invadir um nosso ecossistema.

 

Qualquer duvida, apita!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de postar topico tambem pensei nisso :)

 

Mas ja vi em muito sitio que eles nao s reproduzem sozinhos alem de seres hermafroditas.

 

Claro que nao, ja mais fazia isso :)

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Mas ja vi em muito sitio que eles nao s reproduzem sozinhos alem de seres hermafroditas(...)

 

Eu também li isso...mas a experiência já me provou isso, de 1 planorbis, que chegou muito pequeno, já tive por certo mais de 100! ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de postar topico tambem pensei nisso :)

 

Mas ja vi em muito sitio que eles nao s reproduzem sozinhos alem de seres hermafroditas.

 

Claro que nao, ja mais fazia isso :)

Boas,

 

Por experiência própria posso afirmar que se reproduzem sozinhos, são de facto hermafroditas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mais ou menos assim, mas no meu era mais redondo e brilhante.

 

Eu desconfio que seja do planorbi porque antes de ver a bolha por completo, tinha-o visto de volta dela.

 

Imagem colocada

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, esses ovos são de outros caracóis...physas, deve ter vindo com outra coisa q colocaste no aqua, ou pode ter ido à boleia com os meus planorbis (mas duvido muito) tenho ovos de um que está junto aos planorbis, mas q não eclodem por causa do frio (acho eu).
De qualquer maneira não há problema, são outra espécie de caracóis, mas reproduzem-se ainda mais q os planorbis. O meu conselho, retira e deita fora (não pelo cano, e de preferência mergulha-os em lixivia durante um dia antes de os despejares no lixo) se quiseres arriscar em controlar a possivel praga, é contigo.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha olha, deparei.me agora com isto, é outra vez umas bolas gelatinosas desta vez mais pequenas, com pintas lá dentro e estao agarrada as plantas. será finalmente que dos planorbis? :D

 

Imagem colocada

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jovem, os planorbis ainda agora chegaram, eles não desatam assim a desovar.

 

Tens ovos de physas, isso veio com alguma planta de certeza!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja tinha 3 planorbis antes dos teus, eles ja estao com 1cm. estas plantas ja as tenho à praticamente 1mes e é a primeira vez que vejo. elem de que estao em 3 plantas diferentes...

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, ja deviam ter desovado à algum tempo porque ja vejo caracolitos nas folhas. Vamos la a ver se sao mesmo criacao dos meus planorbis ou se sao os tais physas ue falas :)

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é nornal os pequenotes dispersarem.se pelo o aquario, ou seja, sairem das folhas logo nos 1os dias ou é mais provavel que o betta os tenha comido? é que nao os vejo nas folhas...

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

Editado por lpedrofernandes

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que eclodem, desaparecem, se olhares com atenção e procurares bem, vais encontrá-los...ou espera uma semana que eles crescem e já se vêem melhor. O betta dificilmente os vai comer assim, só se os esmagares.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais