O meu 1º aquário


Filipe Malta

Recommended Posts

Boa tarde a todos.
O meu nome é Filipe, e moro no distrito de Coimbra, Cantanhede mais propriamente. A minha atracção pela aquariofilia sempre foi real, mas nunca tive oportunidade de me lançar neste tema. Ontem, eis que comprei o meu primeiro aquário, de 50cm. Com ele, comprei um filtro da ELITE, e uma caveira para o início. Claro que, como já tinha 2 peixes em casa, num aquário pequeno.... o que fiz foi passar os dois minorcas para o aquário maior.
Hoje quando acordei, reparei que os dois pequenos se perdiam em tanta água. A ânsia era tanta, que me dirigi ao BRICOMARCHE, que é o que tenho aqui mais perto que se pareça com uma loja de animais, e pus-me a admirar os peixinhos :). Reparei que os mais bonitos, eram todos de água quente. Trouxe então um termostato e um termómetro.
Voltando aos peixes, os que mais me chamaram a atenção, foram uns pretos (parecidos com a Dory do NEMO), mas que depois de perguntar ao funcionário, ele me disse q estes têm uma grande propensão em atacar os restantes do mesmo aquário. Assim sendo, trouxe:
  • 1 x Espada Marmore

  • 1 x Corydora bronze Aeneus

  • 1 x Molly Negra

  • 1 x Molly Prata.


A temperatura que me recomendaram, foi 26º. Como o termostato foi comprado no mesmo dia dos peixes, disseram-me que colocasse 1º o termostato até a água chegar pelo menos a 20º, e depois poderia colocar os peixes lá dentro. Esperei que subisse até aos 22º, e água com eles :)
Agora, questões:
O filtro que tenho ( http://www.theaquariumshop.com.au/images/full/Elite_Jet_Flow_Internal_Filter_150.jpg ), tem duas "maneiras" de funcionar.

O que me recomendam, qual é o melhor/diferenças??
Fotos aqui:
1903353_598239610255238_1670716838_n.jpg
Não me gozem. Quero ver se ainda hoje arranjo umas plantas e tal :).
O que acham? Comentem, sinceramente :).
Outra coisa, para a qual agradecia a vossa colaboração: Queria colocar alguma iluminação, podem ajudar?
Obrigado a todos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não devias ter posto os peixes já, devias sim ter feito o ciclo do azoto, fazer testes, etc.

 

Tens também de seguir a regra de 1cm de peixe por 1 litro. quantos litros tem mesmo?

 

De filtros não percebo muito, mas em relação ao termostato tens de ir controlando a temperatura, ele pode estar marcado nos 26 mas na realidade a agua pode não ficar nessa temperatura, então tens de aumentar ou diminuir a temperatura consoante o caso.

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Sê bem vindo.

Para começar, devo-te alertar que com 1 ou 2 dias de montagem, é impensável a introdução de fauna, muito menos em tanta quantidade de uma só vez... Há um processo muito importante a seguir antes de inserirmos os animais num aquário, que se chama o ciclo do azoto. Se procurares neste fórum, vais encontrar toda a informação de que necessitas sobre este assunto, com bastante facilidade, penso que não é necessário estar a escrever sobre isto mais uma vez. Introduzir os peixes nesses termos que te aconselharam, também não me parece adequado, uma vez que não devemos sujeitar os peixes a uma amplitude térmica diária acima de 2/3º, já a ser generoso...

Para além disso, a fauna que escolheste, apesar de ser compatível, deve estar em grupos da mesma espécie, pelo menos na proporção de 1 macho para 2 fêmeas (sendo preferível 1 macho por cada 3 fêmeas), uma vez que os machos são muito activos sexualmente, e poderão causar stress nas companheiras, podendo levar mesmo à sua morte. Aconselho-te a ires com calma com este tipo de peixes (vivíparos, no geral), porque são de muito fácil reprodução, e passado pouco tempo, terás excesso de fauna num aquário tão pequeno.

Voltando à questão inicial, deves de imediato tentar devolver os animais à loja, uma vez que estes irão sofrer, e poderão mesmo morrer (o mais certo) se forem mantidos neste ambiente tão extremo. Daqui a uns dias irás registar um pico de amónia, devido a não teres um ambiente maturado para a introdução de tanta fauna, e porque é uma consequência natural no processo do ciclo de azoto.

Entendo estes erros devido ao entusiasmo inicial, contudo, tens de compreender que este é um hobbie que implica muita paciência e que há certos passos que não podem deixar de ser dados.

De momento, caso não consigas devolver os peixes (devias pensar seriamente nisso), vai fazendo trocas parciais de água (TPA), de 30%, dia sim, dia não, para evitar os tais picos de amónia. Poderias pedir também um pouco de substrato já maturado ou um bocado de esponja ou cerâmicas de um filtro já usado (sem lavar), na loja, para acelerar o ciclo de azoto. Mesmo seguindo estes passos, os peixes poderão não sobreviver, ou ter problemas de saúde...

Há muitos tópicos semelhantes a este por onde te poderás seguir. Aliás, esta era uma pesquisa que deverias ter feito, antes de te lançares na compra impulsiva dos animais, que se traduz sempre em maus resultados.

 

Quanto ao aspecto do aquário, pessoalmente não gosto, mas és tu que tens que gostar!

Deverias pensar na introdução de plantas, de acordo com a iluminação e substrato que tens, uma vez que estas terão uma função importante na manutenção de um ambiente equilibrado, e servirão de esconderijo para os alevins que certamente vão nascer. Deixo-te algumas sugestões de plantas de fácil manutenção e pouca exigência em termos de iluminação: Elódea, musgo de java, feto de java, anúbias, foxtail, etc. Estas são as mais fáceis de encontrar, mas há mais...

 

Convém também que compres um termómetro, para veres a temperatura real da água. Com menos de 2€ resolves isso..

 

Cumprimentos, e boa sorte para este problema bicudo...

Editado por JHGR
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.