Ajuda!! Escalares com junção das barbatanas e as narinas avermelhadas


Brazucka

Recommended Posts

Olà pessoal, sou novo no forum, e pelo excelente contùdo aqui apresentado

resolvi me juntar aos melhores :).

 

Começo com uma grande duvida, hoje eu fui a uma loja e resovi trazer pra casa um casal

de escalares, quando o vendedor foi apanha-los no aqua, percebi que ele estava tentando pegar os dois ao mesmo tempo

então um deles ficou preso na rede, eu lhe disse que ele ia machucar os peixes, então ele resolveu pegar um de cada vez

quando eu cheguei em casa apercebi-me que um dos peixes estava com as barbatanas e as narinas muito vermelho, minha duvida

é!! Syfw8mue1zwm4sr1ux60l.jpgbi8wt8z3f6pycjks03a.jpge só foi o vendedor que machucou o peixe ou seria uma doença? ou talvez não seja nada de grave, talvez esse tom avermelhado

seja porque os escalares são albinos? agradeço toda ajuda possivel, coloco as fotos dos peixes, verifiquem que um não tem nada e o

outro tem esse avermelhado nas barbatanas e no nariz.

 

Material

Aquário 250 litros

Hardscape

Substrato fértil - Tropica 5 kg
Substrato não fértil - Ada amazonia 20 kg

Parâmetros

Amónia (NH4) - ok
Nitratos (NO3) - ok
Nitritos (NO2) - ok
Fosfatos (PO4) - ok
pH - 7.2
Kh = +ou- 2

Plantas

Egeria Densa "nana"
Anubia "nana"
Valisnéria "nana"

Peixes

2 Escalares Albinos
8 Tetra Cardinal Néons
1 Ancistrus
6 Guppies

Fertilização

TPA - 30% 2x por mês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece que ele ficou ferido.

Ou vais trocar ou ficas com ele, também não me parece que seja nada grave.

Outra coisa esses escalares não são albinos parecem ser Gold. Para serem albinos tem de ter os olhos vermelhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece que ele ficou ferido.

Ou vais trocar ou ficas com ele, também não me parece que seja nada grave.

Outra coisa esses escalares não são albinos parecem ser Gold. Para serem albinos tem de ter os olhos vermelhos.

 

Obrigado amigo Esousa, realmente são Escalares Golds, e a respeito das barbatanas e narinas avermelhadas, ainda estou em duvida

porque o peixe que não esta com esse vermelho, esta muito ativo, nadando por todo aquario, em plena vivacidade, enquanto o outro que esta

com esse problema, esta muito calmo, quase que não se mexe muito, gostaria muito de ter certeza da proveniência desse tom avemelhado

para poder ajudar o peixe com um eventual tratamento, se for uma doença. cumprimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tambem concordo que a razao do avermelhado seja ferimento. Provavelmente uma inflamacao.. pode ser que nao seja nada grave, deves ir controlando a ver se melhora de aspecto.

Possivelmente sera o sr da loja que com tanta delicadeza que o feriu.. apanhar 2 peixes desse tamango ao mesmo tempo.. eu ca como nao sou de meias medidas perguntava-lhe logo se o gajo estava com pressa para ir a algum lado ou se o tinha apanhado na hora da pausa do cigarrinho... estava com pressa que va andando.

 

Coitado do bicho. Enfim.

Deita umas gotas (1/2) de azul d metileno na agua para ajudar a desinfectar ou entao um pouco de sal grosso se nao tiveres coridoras no fundo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tambem concordo que a razao do avermelhado seja ferimento. Provavelmente uma inflamacao.. pode ser que nao seja nada grave, deves ir controlando a ver se melhora de aspecto.

Possivelmente sera o sr da loja que com tanta delicadeza que o feriu.. apanhar 2 peixes desse tamango ao mesmo tempo.. eu ca como nao sou de meias medidas perguntava-lhe logo se o gajo estava com pressa para ir a algum lado ou se o tinha apanhado na hora da pausa do cigarrinho... estava com pressa que va andando.

 

Coitado do bicho. Enfim.

Deita umas gotas (1/2) de azul d metileno na agua para ajudar a desinfectar ou entao um pouco de sal grosso se nao tiveres coridoras no fundo.

 

Cumps

Olà Silvia,

 

Obrigado por sua resposta, infelizmente o peixe acabou por morrer hoje, ele foi muito massacrado ao ser apanhado, então não resistiu

tentei o tratamento com o sal, por serem feridas abertas, mais de nada adiantou, e como era um casal formado, acredito que o outro

também vai morrer, porque desde o dia que eu tirei o peixinho ferido para um aquario hospital, o outro peixe que estava aparentemente

bem, se isolou em um canto do aquario e parou de comer subitamente, e ja vai no segundo dia que não se alimenta, e ja começou a perder

forças, então esta nadando de lado.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É natural que o escalar viúvo se isole. Os ciclídeos são peixes de de cardume.

Para formar um novo casal, terias de ir arranjar mais uns cinco. Depois de se estabelecerem as hierarquias do cardume, começam a formar-se os casais. É uma questão de sorte.Por vezes pensamos que se formou um casal, mas afinal fica-se com uma associação de duas fêmeas.

Em relação à alimentação parece que o escalar se irá dar bem, pois até irá ter alevins guppies para devorar...Já tinhas pensado nisso?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É natural que o escalar viúvo se isole. Os ciclídeos são peixes de de cardume.

Para formar um novo casal, terias de ir arranjar mais uns cinco. Depois de se estabelecerem as hierarquias do cardume, começam a formar-se os casais. É uma questão de sorte.Por vezes pensamos que se formou um casal, mas afinal fica-se com uma associação de duas fêmeas.

Em relação à alimentação parece que o escalar se irá dar bem, pois até irá ter alevins guppies para devorar...Já tinhas pensado nisso?

Olà Capegebe,

 

Em relação aos escalares comerem guppies, nunca tive essa experiencia, ja tive outros escalares no aquario, que duraram muitos anos, e juntos com os guppies

sempre foram pacificos, por vezes eram os guppies que eram mais agressivos na hora da comida, eu não tenho nenhuma situação em que escalares os comeram, mais como eu ja estava prevendo, o escalar que se isolou apòs a separação, morreu agora pouco, com certeza de fome, uma vez que ele se recusava alimentar-se.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. lamento muito a morte dos escalares :(

Mas o que ficou a menos que tivesse gravemente ferido tambem nao iria morrer de solidao.. teve que haver ai mais algo pelo caminho que derivou na morte do outro. Nao viriam doentes ou nao teras paramtros errados na agua do aqua?

 

Quanto a escalares com guppies, eu tambem tenho e nao tenho problemas. Os escalares nap chateiam os outros. Acho que tudo depende um pouco do tamanho do aquario.

Desde que haja espaco para os guppies se afastarem e esconderem safam-se bem.

 

Eu no teu lugar iria a loja dizer que o facto do vendedor ter massacrado tanto o peixe acabou por o ferir de tal forma que o matou poucos dias depois de o comprares.. nao te tras o peixe de volta nem te vai adiantar de grande coisa mas sempre mostras o desagrado e pode ser que lhe emende um bocado as pressas no trabalho.. boa sorte.

 

cumps

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

concordo, o peixe não ia morrer de solidão.

tem de haver aí qq problema.

 

quandi dizes ok no parametros de amonia , nitritos e nitratos, o que é para ti ok?

qual o teste que usas?

consegues saber qual o valor da condutividade da agua (tds)?

que filtragem tens no aquario?

quanto tempo tem essa montagem?

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo está montado o aquario?

Isso parece cloro ou amónia devido a falta de ciclagem ou por ciclagem incompleta.

A morte não foi ferimento no transporte nem por fome. Nunca seria tão rápida.

Os peixes consegem sobreviver sem comida algumas semanas. E mesmo dos ferimentos demoram muitos dias a morrer.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olà Capegebe,

 

Em relação aos escalares comerem guppies, nunca tive essa experiencia, ja tive outros escalares no aquario, que duraram muitos anos, e juntos com os guppies

sempre foram pacificos, por vezes eram os guppies que eram mais agressivos na hora da comida, eu não tenho nenhuma situação em que escalares os comeram, mais como eu ja estava prevendo, o escalar que se isolou apòs a separação, morreu agora pouco, com certeza de fome, uma vez que ele se recusava alimentar-se.

 

Cumps

Pensei que fosse óbvio, estava a referir-me a alevins guppies e não a adultos.

Peço desculpa pelo lapso.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais