1º Aquário - low-tech


pedro_ribas

Recommended Posts

Boas a todos, o meu nome é Pedro eu já tinha participado neste fórum com o tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217358 ;

Se calhar comecei um pouco ao contrário visto que a maior parte começa pelo aquário, Mas prontos, fui lendo alguma coisa e como não tinha muito orçamento, nem queria algo que precisa-se de muita manutenção tipo o lago mas uma coisa em ponto pequena.

Sendo assim arranjei um aquário e saiu isto:

 

Dimensões: 60x30x40

Iluminação: 1 Lâmpada de 15 watts

Filtragem: biobox com lã filtrante e sera mini siporax

Substrato: Areia Sílica

Flora:

  • Feto Java
  • Anubia nana
  • Vallisneria
  • Echinodorus blehei
  • Cabomba
  • Java Moss
  • Uma outra que não sei o nome ( enrolada no tronco)

A vallisneria e a tal do tronco vieram do lago. Iniciei a montagem no dia 24/01/2014.

Nesse dia os parâmetros medidos foram:

PH- 7

DH- 1 GDH

KH- 4 ºdh

NO2- 0

NO3- 10 mg/l

No dia 28/01/2014 os valores foram:

PH- 7,5

DH- 3 GDH

KH- 4 ºdh

NO2- 0,05 mg/l

NO3- 10 mg/l

 

 

Sem mais deixo algumas imagens por cá (telemóvel), a pedra está no tronco para o segurar:

 

https://imageshack.com/i/mumotxj

 

https://imageshack.com/i/0mukjuj

 

https://imageshack.com/i/n9yx2jj

 

https://imageshack.com/i/jnv3kgj

 

https://imageshack.com/i/0a7ci2j

 

https://imageshack.com/i/g152e1j

 

https://imageshack.com/i/0sd40nj

 

Fico a aguardar opiniões.

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o teu aqua esta bonito. So nao te invejo é quando chegar a hora de limpar essa areia.. é linda sem duvida.. mas para a manter assim dá dores de cabeça de tira a paciencia a santos.. ou pelo menos é essa a ideia que tenho.

 

Arranja um aqua pequeno para retirares pelo menos as femeas (todas) depois se os betas fizerem postura e ninho.. o macho torna-se muito protector e agressivo e persegue e mata tudo o que esta perto da postura depois.

 

Boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu repensava a colocação do Betta macho aí...

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o teu aqua esta bonito. So nao te invejo é quando chegar a hora de limpar essa areia.. é linda sem duvida.. mas para a manter assim dá dores de cabeça de tira a paciencia a santos.. ou pelo menos é essa a ideia que tenho.

Arranja um aqua pequeno para retirares pelo menos as femeas (todas) depois se os betas fizerem postura e ninho.. o macho torna-se muito protector e agressivo e persegue e mata tudo o que esta perto da postura depois.

Boa sorte :)

Antes de mais obrigado pelo comentário. A ver vamos ainda não pensei a fundo nisso mas a ver se não me da muitas dores de cabeça lol.

O betta e assim tão agressivo?

 

Boas.

Eu repensava a colocação do Betta macho aí...

Então que mais peixes assim do mesmo tamanho do betta tenho para por aqui? Estou aberto a sugestões?

 

 

Mais uma questão posso meter peixes ao fim de duas semanas ou tenho de esperar que o NO2 chegue a zero e o NO3 estabilize?

 

Obrigado, cumprimentos Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja que estou numa de perguntas, quandoi e que devo fazer uma tpa? Quanbdi o ciclo estiver completo?

Quanto a peixes a minha ideia era ter a equipa de limpeza com as cory e os ottos depois um peixe de cardume, os neos, depois algo pequeno e que sobressai-se.

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

Sim sim.. bettas sao complicados para ter em comunitarios. Para nao darem zaragata teem que ser os unicoa dessa especie dentro do aqua e mesmo assim olha la.. é uma questao de sorte porque ainda assim pode-lhes de dar para atacar outros peixes a mesma. Bettas normalmente sao para ser ter em aquas monoespecificos e que deem para separar o macho das femeas aquando a reproduçao, snao é uma carnificina.

 

Mas olha para aquario assim dessas dimensoes tens hipotese de ramirezzi's, krimbesis (acho que é assim que se escreve), gouramis perola tambem nao sao assim tao grandes e sao muito bonitos.. estes sao alguns peixes bonitos e coloridos que podes por no aqua que nao sao agressivos e vao conviver muito melhor com a restante fauna que la tiveres no aqua. Convivem bem com as corys e ottos que queres por :)

 

O aqua convem estar a ciclar pelo menos um mes se puder ser e a tpa fazes uma semana apos a introduçao dos 1os peixes, o ciclo nao fica totalmente completo sem os peixes... aconselho a começares pelos neons.. metes so 4 ou 5 para começar e depois da primeira ou segunda tpa introduzes aos poucos os outros peixes.

 

 

Cumps

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres mesmo corys, ottos e neons o ultimo peixe que queres ai é um kribensis e menos ainda um casal de kribensis !!

Os kribensis vao acabar por matar todas as corys e ottos e provavelmente comer os neons

Mas eu faria ao contrario :P ahah escolheria sem duvida os kribensis em vez dos neons e corys

Ramirezis dao-se bem com os que queres no entanto nao sao o peixe indicado para uma pessoa inespriente no hobby sendo que sao sensiveis e dificeis de alimentar

como é um peixe engraçado e facil de manter aconcelho talvez uma colisa


Outra coisa, Nao coloques os ottos logo a seguir ao ciclo...

Deixa o aquario maturar por mais tempo

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. isto nao ha nada como a opiniao de quem ja conhece as especies. Nao conheco o comportamento dos krinbesis de facto.. sei apenas que sao lindos e maravilhosos, fazem um aqua muito bonito, supercoloridos e que sao peixes de porte pequeno. Pelo que li tambem teem comportamentos parentais muito interessantes de acompanhar.

 

Por acaso ando a namorar a ideia de ter um monoespecifico e tambem estava a pensar ter apenas krimbesis com alguns peixes de fundo.. assim sendo vou pesquisar um bocado mais a especie antes de criar o aqua.. :)

 

 

Mas olha pedro_ribas, eu tenho um livro guia com todas as a especies para agua quente e respectivas caracteristicas e logo a noite ja posto aqui alguns nomes de peixes dentro daquilo que queres para te ajudar a escolher melhor.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Por acaso ando a namorar a ideia de ter um monoespecifico e tambem estava a pensar ter apenas krimbesis com alguns peixes de fundo.. assim sendo vou pesquisar um bocado mais a especie antes de criar o aqua.. :)

 

Eu tenho um monoespecifico com uma kribensis :) e devo dizer-te que é o meu aquario favorito biggrin.png' alt=':biggn:'> é um peixe fantastico super colorido que assim que se habitua á vida no teu aquario tem um comportamento fascinante!

A minha passa a vida escondida... assim que eu apareço por perto ela sai do seu refugio e passa a nadar em todo o aquario, se for preciso come diretamente da minha mao sem qualquer problema

Se quiseres ter um, aconcelho a que nao juntes kribs com peixes de fundo... talvez um cardume de qualquer coisa de tamanh0 +/- seja melhor ;)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não nada problematico! é perfeito ahahah

Se o aquario for grande podes juntar qualquer cardume desde que os peixes ja tenham o seu tamaninho

Se for pequeno tipo 40L só o casal e está mais que bom

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha ok. obrigada. a ideia é ter um casal ou 2 de kribs e depois ter mais uma ou duas especies de outros peixes só para complementar.. eu gosto de peixes de fundo por ajudarem a revolver o areao e assim evita-se que a porcaria se entranhe nas camadas mais baixas e é mais facil nas sifonagens. Mas tenho que ver as compatibilidades.. sugestões??

 

agora para ti pedro_ribas. Aqui vai uma lista de algumas especies de peixes que podes ter em comunitario sem grandes problemas de compatibilidades:

 

* Colisa Lalia

* Gourami perola

* Guppies (eu pessoalmente acho uma especie um bocado sensível que adoece facilmente.. mas ha quem ache precisamente o contrario.. são opiniões de experiencia própria.. eu não tenho tido muita sorte com os guppies..)

* Molinesias (Mollyes)

* Peixe-borboleta (Carnegiella Stigata) este é optimo em comunitarios se optares por ter corys e ottos porque é um peixe pacifico mas que gosta de ter a superficie só para si.

* Tetra do Congo

* Tetra Diamante (Tem um amarelo fluorescente que se torna lindo quando em cardume de alguns exemplares)

* Plattyes

* Caudas de espada (Espadas)

* Neons ou cardinalis

* Alguns exemplares de Barbos (não todos.. alguns são agressivos e territoriais com especies mais pequenas)

* Peixe-Papagaio (É parecido aos ramirezzis e é lindíssimo.)

* Acará Curviceps, APENAS O CURVICEPS (outras variantes podem ser problemáticas em comunitários)

* Danios (os rosa ou cereja em cardume fazem um aqua muito bonito)

* Kullies (são bastante pequenos e muito engraçados. parecem umas cobrinhas e são peixes de fundo).

 

* Escalares (tambem são relativamente pacificos se tiveres um aqua com bastante espaço.. são um bocado territoriais principalmente se tiverem postura para guardar e sem falar que não convem ter apenas um.. no minimo um casal, o que exige um certo espaço para ser pacifico o convivio com outras especies)

 

E pronto.. assim de uma forma geral estas são algumas especies que se dão bem com outras especies em aquas comunitários, todos se dão bem em temperaturas entre os 22 e os 26 graus e são relativamente faceis de tratar e manter. ;)

 

Á partida todas estas especies se darão sem problemas com as corys e os ottos mas agora é tudo uma questão de pesquisares as características de cada especie e ver compatibilidades antes de escolheres que peixes é que vais juntar no teu aqua.

Tens que ter atenção que ha especies de cardume que tens que ter no minimo 5 a 8 exemplares juntos para formar cardume para usufruíres de todo o comportamento do peixe, como é o exemplo dos neons.. se tiveres so 3 ou 4 quase nem se veem no aqua e tendem a passar o tempo escondidos por se sentirem pouco numerosos e logo pouco seguros entre os outros peixes do aqua.

 

Peixes de fundo também tens que ver bem antes de escolheres. corys e ottos não são problemas e ancistros também são pacíficos apesar de crescerem muito.. já synodontis não aconselho... :sleep:

Eu tinha 2 no aqua porque á partida eram pacíficos e depois fui dando por falta dos neons e os danios tive que abater 2 porque apareceram meio comidos VIVOS.. ainda desconfiei dos escalares mas não... eram mesmo os sacanas dos synosdontis.. Durante a noite andavam a caça e tudo o que lhes coubesse na bocarra eles comiam :tapfoot:

 

E pronto. acho que é tudo o que posso ajudar por agora. O resto agora é contigo. Pesquisa e vê quais os que podes juntar, e em que quantidades, dentro dos que mais gostares .

 

Cumps

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres bubstrato remexido nao te preocupes que os kribs sao muito melhores nisso do que qualquer cory etc... mas o substrato nao podem ser pedras tem de ser tipo areia para premitir que construam as suas "casinhas" :P

Pedro estas muito calado vai mandando duvidas ahah

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm.. areia apesar de fazer aquas indescritivelmente mais bonitos.. para sifonar deve ser uma treta pegada nao??! :dry:

Como é que fazem para manter um substrato de areia fina limpo?

 

Com o o meu sifao automatico esta fora de questão.. quando me descuido ele ate as pedras puxa quanto mais areia fina.. :eusathink: e os manuais tambem nunca consegui resultados que se aproveitem lol..

Ja agora gostava que me ensinassem a melhor maneira de o fazer.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, peço desculpa ontem não me deu para aparecer, mas estou a ver que isto animou lol, muito obrigado a todos por tanta informação, mas agora ainda me deram um problema maior mais escolha, lol.

Eu vou dar uma vista nessa lista, obrigado Silvia.

Ja agora eu ja tinha lido que as cory deviam ser as primeiras a entrar porque sao muito resistente, depois os ottos, agora fiquei indeciso, eu também os gostava de os por em primeiro por causa da limpeza do aquario, que acham?

Se os otos sao frageis a outra especie assim pequena que trate das algas?

Eu estava a pensar em meter duas cory no proximo sabado para ajudar o ciclo, sera errado? O aquario fara 2 semanas, o NO2 tem estado estavel, penso que deva comecar a descer brevemente, o ph nesta altura esta a 7.5 nao sera alto? O que faço para descer?

Nao sei se sao muitas perguntas de uma so vez, lol, mas obrigado desde ja.

Cumprimentos, Pedro

hummm.. areia apesar de fazer aquas indescritivelmente mais bonitos.. para sifonar deve ser uma treta pegada nao??! :dry:

Como é que fazem para manter um substrato de areia fina limpo?

 

Com o o meu sifao automatico esta fora de questão.. quando me descuido ele ate as pedras puxa quanto mais areia fina.. :eusathink: e os manuais tambem nunca consegui resultados que se aproveitem lol..

Ja agora gostava que me ensinassem a melhor maneira de o fazer.

 

Cumps

Ja agora eu aproveita a boleia também e ensinava-me a mim, lol. Foi um assunto que ainda não dediquei muito pensamento.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedro. Ph a 7.5 e um bocadito alto sim. Tens duas hipoteses para descer.. ou alteras com produtos naturais, que era o melhor.. eu sei qua ha troncos, pedras e folhas (amendoeira da india, savo erro) que alteram os valores de ph mas isso ja nao te sei dizer quais sao e como se utilizam, alguem que saiba que te explique melhor o que usar e como.

 

Ou entao tens outra soluçao mais rapida e facil que usares um liquido proprio para baixar o ph.. mas sempre é mais quimicos para a agua.

Deixa ciclar mais uma semana pelo menos e tenta baixar o ph ate aos 7 e poes as corys :) nao deves ter problemas. Poe so duas e observa como e que elas se dao antes de adicionares mais.

 

A lista que te mandei sao todos peixes que nao te vao dar problemas no convivio nem com ottos nem com as corys. Á partida tas á vontadinha :)

 

Corys sao bixos de aço quase :) lol

Mais duvidas é so chutares que a malta ajuda no que puder.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade..relativamente a corys e otos serem peixes de limpeza, atençao..

Peixes de fundo nao sao de limpeza :)

Eles apenas comem algas e restos de comida que caiem no areao o que é bastante util para nós porque evitam que se acumulem muitos restos de comida no fundo que depois tendem a apodrecer e altera a qualidade da agua. E tambem teem a vantagem de revolverem todo o substrato nesta procura pela comida, o que areja o fundo, é bom para as plantas, e evita que restos de porcaria se entranhe no substrato e apodreça.. só isso.

 

Para alimentar todos os peixes de fundo tens que comprar alimento em forma de pastilhas e dás cerca de 5 minutos depois d desligares a luz do aqua pois corys e ottos sao mais activos durante a noite.

 

Uma pastilha dá na boa para cerca de 3 peixes.. nada de por muitas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm.. areia apesar de fazer aquas indescritivelmente mais bonitos.. para sifonar deve ser uma treta pegada nao??! :dry:

Como é que fazem para manter um substrato de areia fina limpo?

Muito pelo contrario biggrin.png' alt=':biggn:'> Esses substratos mais grossos sao dificeis de limpar e precisam de muita sinfonagem porque entre umas e outras pedras ganham muita porcaria que por muito bom que o filtro seja nao vai conseguir limpar

Com a areia, a sujidade nao tem onde se esconder, dai o trabalho da sinfonagem ser muito mais facil e ficar tudo mais limpo

Como é que se sinfona areia? Facil!! agarra-se um sinfao normal ou eletrico, ou especial, qualquer coisa e colocar a parte onde a agua é sugada perto da areia sem entrar em contacto com a mesma ;) ou seja so limpas sujidade visivel, como comidas antigas ou dejetos que o filtro(ainda) nao conseguio limpar. é provavel que juntamente com a sujidade venha tambem alguma areia mas nada de significante

Nao sei se estao a perceber isto náo é facil de explicar assim :P

 

Agora vamos as perguntas do pedro:

 

Não é que os ottos nao sejam resistentes... tu podes ser forte, mas se nao tiveres comida estas tramado

Dai so ser aconcelhada a colocação dos ottos em aquas maturados

Daqui a +/-uma semana coloca as cory(duas) e depois se começares a ter problemas de algas começas a pensar nos ottos.

 

Quanto ao ph

7.5 De ph não é nada de outro mundo... os peixes que tu queres gostam de um ph ligeiramente basico por isso esta bom

Se queres baixar para 7.1/7.2 que é o ideal podes utilizar folhas secas de carvalho :)

 

Agora as minhas perguntas ahah:

Tens feito as tpa´s? e tens colocado um pouco de comida no aquario ?

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena pa... e eu que nao pus areia fina no meu aqua comunitario porque achava eu que me ia meter numa carga de trabalhos para limpar depois.. como a experiencia estava enferrujada achava que depois nao ia dar conta do assunto... ho pá, ja está em consideraçao um lay-out entao assim :D hahahahaha maravilha..

 

Pedro.. sim sim.. tpa's uma vez pelo menos antes de meteres as corys, comida em pouca quantidade e nao esquecer nunca do acondicionador de agua (anti-cloro) nem da reposiçao das bacterias depois das tpa's.. se falhar isto depois a coisa nao te corre bem e dás contigo a ter peixes mortos ou a nadarem todos tortos sem saberes porque :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca coloco noda de quimicos, se deixarem a agua em paz um dia antes, nao precisam de adicionar quimicos :)

P.S : calma ... perceberam o que eu disse? ahahah eu achei que não iam perceber porrque sou pessimo a explicar coisas xD

Editado por Magikarp

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado por tanta informação.

A areia afinal parece ser facil de limpar, obrigado Magikarp.

Comecando pela tpa eu ainda nao fiz porque li aqui no forum que so se devia fazer depois do ciclo pronto, o que acho que esta quase a acontecer visto o NO2 estar a baixar, eu vou colocando um pouco de comida todos os dias, acham que esta na hora de fazer uma tpa?

Também estava a pensar colocar 2 cory este sabado visto o aquario ja ter 2 semanas e o ciclo quase pronto, ainda e cedo? Devo esperar mais uma semana?

Eu pensei nos otto para combater as algas, fora estes, assim mais pequeno so camaroes nao?

Agora uma pergunta, posso deixar estar o ph assim? Sera que ele nao baixa quando acabar o ciclo, e sera isso suficiente?

Silvia, obrigado pela lista prometo amanhã dar uma vista de olhos a serio nela.

Cumprimentos

 

Enviado do meu HUAWEI Y300-0100 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.