Ajuda para começar


Fatassa

Recommended Posts

Boas Pessoal,

Estou a pensar em fazer um aquario com ciclídeos, gostava que me dessem uma ajuda a nivel de tamanho de aquario, filtros, areão e até mesmo quais os tipos de peixes ideias para começar.

 

Obrigado

Nuno

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ciclideos do Lago Victória podem ser 1 boa escolha...Ainda mais porque muitos deles ou estão praticamente extintos ou para lá caminham. :wink:

Cá em Portugal já se conseguem arranjar alguns.

www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=16

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo António, no entanto também deves saber que povoar um aquário de vitórias não é tarefa fácil para ninguém muito menos para quem se quer iniciar :wink: em parte por causa das parecenças das fêmeas das várias espécies e depois por necessidades de alimentação e comportamentos de agressividade diferentes.

Por exemplo os ch44 acasalam com tudo o que se mova na água :lol:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Concordo contigo João, mas penso que se tivermos o cuidado de optar só

por M´bunas ou só por Haplos ultrapassamos o problema da alimentação...

Quanto ao problema da hibridização causado pela parecença das femeas,

eu mantenho 3 espécies em que as femeas são muito diferentes(embora 2 delas não sejam endémicas do lago, mas existem lá):

-Astatotilápia Latifasciata

-Pundamilia Nyererei "Ruti Island"

-Oreochromis Leucostictus(apenas 1 femea, mas procuro desesperadamente que a loja me consiga arranjar + 1 casal, mas não está facil...).

Agora que é necessário pesquisar muito na net e ir a lojas muito espécificas para se (tentar) ter sucesso lá isso é verdade...

Cupms

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ponto nº1

Espaço / tamanho do aquario

a onde vais colocar o aquario ( atenção nada de luz direita do sol.

 

Ponto nº2

€€€€

(muito ou pouco só limita o tamanho e tipo de aquario)

 

ponto nº3

 

Nos ciclidios tens muitas opções:

Nos africanos tens muitas opções

os Malawi sao em geral os mais faceis de encontrar no mercado, são em geral de dimenções razoaveis e precissão de espaço consideravel

os Tanganyika são ligeiramente mais dificeis mas também se encontram com facilidade pessoalmente os thorpheus são os meus preferidos não são bastantes caros.

Sul americamos:

Tens os famosos discus que são bastante caros e exigentes nas condições da agua.

Tens os escalares que são entre os sul-americanos os mais faceis de encontrar e bons para que não tens esperiencia em sul-americanos e quer ir para os discus.

Tens ainda uma serie de ciclideos anões como os ramerizi e outros.

 

 

existem ainda muitos outros ciclideos mas acho que deves primeiro pensar nos pontos 1 e 2.

 

saudações

Crislx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario que tenho é 80x40x30.

 

Estou a pensar nos lagos Africanos.

Ainda estou indeciso entre o Malawi e o Tanganyika.

Podem-me dar uma ajuda, qual é o mais apropriado para principiantes em Ciclideos.

 

Tenho o aquario ao pé de uma janela mas nunca tem luz directa do sol, há algum problema?

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Com um aquario de 96 litros de capacidade entre malawi e tanganica tens de escolher tanganica pois o aquario é demasiado pequeno para qualquer especie de malawi.

Quanto à luz, não tem qualquer problema não teres iluminação directa do sol desde que uses iluminação artificial.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Com um aquario de 96 litros de capacidade entre malawi e tanganica tens de escolher tanganica pois o aquario é demasiado pequeno para qualquer especie de malawi.

Quanto à luz, não tem qualquer problema não teres iluminação directa do sol desde que uses iluminação artificial.

 

Jacinto

 

Também condordo :P

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a vossa ajuda.

 

Qual é o tamanho de aquario que aconselham?

 

O movel onde tenho este aquario, aguenta com 1 Metro, mais é que não. Será que chega?

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que te estás a referir a chegar para malawi.

 

Chega perfeitamente, desde que as outras dimensões sejam 40*50 ou próximo.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais