Betta Splendens VT, Corydoras Albinas, Otocinclus


nyox

Recommended Posts

Material

Aquário Aquatlantis New kidsafe 20L brutos (neste momento leva 15 litros úteis)
Filtro Aquarium Systems Duetto DJ 50W (80-250 litros por hora)
Termostato Aquarium Systems Visiterm VTX 25
Iluminação -própria do aquário, 19 leds

Hardscape
Substrato não fértil - Areão de rio natural (peço desculpa mas não sei a marca)


Parâmetros

Desconhecidos de momento, infelizmente

Plantas

Anubia
Valisnéria
A outra que tenho desconheço o nome de momento

Peixes

2 corydoras albinas

1 betta veil tail

1 platy

Fertilização

TPA - 5 Litros uma vez por semana
Bolinhas de fertilizante plantadas debaixo da raiz das plantas.

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Boas malta! Chamo-me André e sou relativamente novo neste mundo da aquáriofilia.

 

Em dezembro comprei um betta, e meti-o num aquário que tinha cá por casa (redondo de 5 liltros)

 

Após ver o peixe demasiado parado resolvi pesquisar e foi aí que descobri todo este mundo da aquáriofilia, ciclo do azoto e tudo mais.

 

Depois de ter (pensava eu) acabado o ciclo do azoto comprei mais peixinhos. O problema começou quando o meu betta atacou o platy que lá pus! Comprei uma criadeira para separar o betta por uns tempos, e quando fui mexer no filtro (era uma biobox) para fazer espaço para a dita criadeira, a minha água ficou branca! Posto isto, dirigi-me á loja e contei o sucedido.

 

Resultado prático.

 

Lavei tudo, o aquário, retirei o areão que lá tinha, a biobox, e neste momento tenho lá a lista de material citada acima no formulário!

 

O problema é que neste momento tenho 2 corydoras albinas e 1 platy dentro de um saco de plástico, e o meu betta num tupperware, todos a boiar dentro do aquário para ter uma temperatura agradável!

 

A questão que coloco é a seguinte!

 

O que será pior? Ter os peixes assim? Meto algum lá dentro?

 

Devo dizer que fui informado pelo dono da loja quando lá fui, que tinha de limpar o aquário, plantar tudo, encher com água nova, meter o filtro novo, e adicionar o líquido normal do cloro mais outro líquido que comprei lá chamado " Aquarium Systems Bio Dégrader" Foi me dito pelo mesmo que ao fim de 2 dias poderia pôr dentro do aquário o meu platy mas a conversa ficou por aí.. Assim o fiz, e a água neste momento encontra-se cristalina. Contudo hoje fui á procura de testes em tudo o que era sítio, e além do preço ser brutalmente inflaccionado (só o teste do Ph eram 10 euros) só encontrei testes de ph e de nitratos.

 

Peço assim ajuda aos mais entendidos na matéria que me aconselhem sobre o que fazer. Não tenho mais aquário além do redondo de 5 litros que não possui nem filtragem nem termostato.

 

Aqui o antes da desgraça e de ir ás compras!
xhq8.jpg
Deixo aqui umas fotos do processo de montagem do mini aqua :D
A água foi tratada previamente, as plantas foram postas devidamente, comprei umas bolinhas fertilizantes que coloquei misturadas com a areia debaixo da raiz de cada planta.
khpw.jpg
nitx.jpg
k5sn.jpg
Aqui já cheio e com tudo funcional!
u550.jpg
mtt4.jpg
Os residentes á espera que a casa fique pronta 8)
qhis.jpg
Aqui está o Roger (betta), isolado a ver se se esqueçe do seu inimigo Platy
pchg.jpg
Espero que gostem, critiquem á vontade
Nyox

Mais umas fotos

 

kyf4.jpg

 

Como se encontram neste momento os bichinhos á espera de solução.

 

8sf7.jpg

Editado por nyox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta que não conheces é a cabomba, penso eu.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta que não conheces é a cabomba, penso eu.

 

Por acaso não me recordo mesmo do nome, mas só te sei dizer que é bastante fininha, as raízes são finíssimas mas é muito fácil de colocar.

 

Algum conselho relativo á minha situação? Bastante complicada diga-se .. :scarerun:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê se não consegues ver se é igual a esta

 

https://www.google.pt/search?q=cabomba&client=opera&hs=rz&channel=suggest&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=dOjRUrKICKiZ0AXMqIBg&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1333&bih=645

 

 

24h de ciclo de azoto é bastante pouco!

 

Parece-me que o filtro também tem muito caudal só para 15 litros, tenta reduzir o caudal um pouco.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê se não consegues ver se é igual a esta

 

https://www.google.pt/search?q=cabomba&client=opera&hs=rz&channel=suggest&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=dOjRUrKICKiZ0AXMqIBg&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1333&bih=645

 

 

24h de ciclo de azoto é bastante pouco!

 

Parece-me que o filtro também tem muito caudal só para 15 litros, tenta reduzir o caudal um pouco.

 

Por acaso fui pesquisar e não é bem isso. Essa é bem mais densa, a minha planta é fininha e não tem tantas folhas.

 

Para quanto aconselhas reduzir o caudal? Há algum inconveniente em ter o caudal tão alto?

 

Estou com medo de ter os peixes em água antiga dentro do que viste ali nas fotos... não posso tê-los naquele espaço 1 mês inteiro ..

 

Estou com medo de meter o platy amanhã na água, como me foi dito lá na loja. Contudo já reparei que a diluição do produto é muito mais concentrado do que qualquer outro acelerador biológico que tenho visto nos sites de venda.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vais ter que acabar por por os peixes e rezar pelo melhor. O filtro não deixa a água demasiado agitada?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vais ter que acabar por por os peixes e rezar pelo melhor. O filtro não deixa a água demasiado agitada?

 

Não porque a saída do caudal é bastante larga e achatada (tipo uma moeda) e podes rodar a saída da água a toda a volta, eu virei metade para o vidro do fundo e as plantas mal se mexem. A água mexia-se bastante mais com a minha biobox antiga que fazia menos 40 litros por hora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre bom ter boa oxigenação e com esse filtro tens de certeza! Essa areia é fininha, é de praia ou de rio?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre bom ter boa oxigenação e com esse filtro tens de certeza! Essa areia é fininha, é de praia ou de rio?

 

Bastante fininha, foi um pesadelos lavá-la! segundo me foi dito é de rio. Quando ligo a luz do aquário ao fim de 3 ou 4 minutos as folhas das plantas estão cheias de bolhinhas :) Ou seja recomendas então começar a meter peixes? Primeiro o platy ou a dupla de corydoras? Espero por amanhã ou meto já?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera. As plantas estão com bolhinhas da oxigenação, penso eu. Os peixes estão À temperatura ambiente?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera. As plantas estão com bolhinhas da oxigenação, penso eu. Os peixes estão À temperatura ambiente?

 

A temperatura do aquário está nos 26,5 graus. Os peixes já estão lá a boiar há umas 3 horas portanto penso que deve ter sido o suficiente para estar bem perto da temperatura da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai-os colocando um a um e vai controlando os valores da água!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai-os colocando um a um e vai controlando os valores da água!

 

Como disse ali acima, não tenho nenhuns testes. Fui hoje á procura e não encontrei nada de jeito. Posso encomendar de uma loja online onde há a um preço decente um kit de testes porreiro, mas não sei quanto tempo levará a chegar... De quanto em quanto tempo devo adicionar um peixe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem tens do pH? A água que tu meteste foi da torneira ou garrafão?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem tens do pH? A água que tu meteste foi da torneira ou garrafão?

 

Não. A água foi da torneira, e foi tratada com o produto anti cloro "aqua fresh coat" e deixada a repousar 2 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vejo aí também és de Faro! ;)

 

Deves ter ido ao Picanço, e parece-me que tens os mesmos produtos que eu... (Esse das bactérias é um frasco azul meio quadrado nao é?... a caixa tem um peixinho amarelo certo?)

Bem... Eu li aí a historia e os comentários, mas sinceramente já não me recordo que produtos meteste, deixaste de meter...

 

Vou-te contar uma história que é um exemplo para NÃO seguires!

 

O meu 1º aquário... 30L (ja tinha o aquario que ja tinha usado anteriormente para peixes de agua fria, tinha umas pedras de fundo também... e uma pequena decoração).

 

Eu sou de perto de messines... Ia para Faro (estudo em Faro), para passar lá mais uma semana, e levava o aquário para meter lá os peixinhos...

Passei pela Guia, no AlgarveShopping, e comprei um termostato, e 2 peixes (um escalar e um barbo tigre). (Isto em Fevereiro de 2013)...

 

Cheguei a casa, meti o aquário no sitio, enchi com água da torneira, meti o termostato, joguei para lá os peixes, e pimbas, tá feito.

Não ha ca ciclos nem produtos nem nada.

 

Entretanto já não tenho esse aquário... comprei um de 1 metro (neste sim, fiz o ciclo e meti esses 2 produtos do cloro e das bactérias que indicas), que deixei na minha casa em messines, e quando vim de férias, trouxe o aquário de 30L, e os peixes que estavam lá...

 

Já tive imensas variedades de peixes nesse aquário de 1 metro... Guppys, escalares, neons, barbos tigres, botias palhaço, mollys, platys, espadas, ramirezis, corydoras, etc etc... Já morreu de tudo um pouco... (Felizmente, parece que já deixou de morrer peixes, com o tempo fui percebendo o erro que ia cometendo, e corrigindo esses erros fui diminuindo o numero de perdas...). E por incrivel que pareça, os unicos 2 peixes que tenho desde o 1º dia... É o escalar e esse barbo tigre. Depois de tudo isto que passaram... ainda não morreram... Portanto, nem de SIDA estes morrem loool.

 

Mas pronto, foi sorte, e é um exemplo para NÃO SEGUIR!

 

----

 

Indo agora à tua situação...

Se já meteste o liquido das bactérias há algumas horas, e pelo que vejo o aquário está turvo, é porque já meteste sim, não deixes os peixes nesses tupperwares durante muito mais tempo...

 

O betta até não é muito grave... Até num litro de água ele vive...

 

Mas vai adicionando aos poucos...

Mete a molly, e passado 1 horinha mete as corydoras...

 

Passado mais 1 horinha mete o betta.

 

Eu acredito que eles se vão safar ;)

Faz só a ambientação... Vai colocando água do aquário dentro do saco e do tupperware aos poucos...

 

Metes 1 copinho de água, esperas ai uns 10 minutos, metes outro, esperas outros 10 minutos.

Depois siga, aquário com eles.

 

Faz isso aí depois diz qualquer coisa ;)

Editado por ARodrigues
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais, sê bem vindo.

 

Dentro do tupperware é que os peixes não podem ficar muito tempo. A excepção é o betta. Esse até num copo de água o aguentas.

Os outros peixes, mal por mal, sempre ficarão melhor no aquário.

No tupperware não há filtragens, nem circulação da água, nem nada.

 

Tu não tens culpa do que se passou, pois foste inicialmente mal informado e até estás verdadeiramente preocupado com o bem-estar dos seres vivos que agora passaram a estar ao teu cuidado.

 

A casa onde compraste os peixes é que deveria tentar saber a que clientes vende os peixes. Se é alguém que está informado, ou se é um cliente a quem será necessário explicar os princípios básicos.

Mas, provavelmente, nem o lojista perceberá alguma coisa de peixes e apenas quererá "despachar" stocks.

Editado por capagebe
  • Votar + 1

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vejo aí também és de Faro! ;)

 

Deves ter ido ao Picanço, e parece-me que tens os mesmos produtos que eu... (Esse das bactérias é um frasco azul meio quadrado nao é?... a caixa tem um peixinho amarelo certo?)

Bem... Eu li aí a historia e os comentários, mas sinceramente já não me recordo que produtos meteste, deixaste de meter...

 

Vou-te contar uma história que é um exemplo para NÃO seguires!

 

O meu 1º aquário... 30L (ja tinha o aquario que ja tinha usado anteriormente para peixes de agua fria, tinha umas pedras de fundo também... e uma pequena decoração).

 

Eu sou de perto de messines... Ia para Faro (estudo em Faro), para passar lá mais uma semana, e levava o aquário para meter lá os peixinhos...

Passei pela Guia, no AlgarveShopping, e comprei um termostato, e 2 peixes (um escalar e um barbo tigre). (Isto em Fevereiro de 2012)...

 

Cheguei a casa, meti o aquário no sitio, enchi com água da torneira, meti o termostato, joguei para lá os peixes, e pimbas, tá feito.

Não ha ca ciclos nem produtos nem nada.

 

Entretanto já não tenho esse aquário... comprei um de 1 metro (neste sim, fiz o ciclo e meti esses 2 produtos do cloro e das bactérias que indicas), que deixei na minha casa em messines, e quando vim de férias, trouxe o aquário de 30L, e os peixes que estavam lá...

 

Já tive imensas variedades de peixes nesse aquário de 1 metro... Guppys, escalares, neons, barbos tigres, botias palhaço, mollys, platys, espadas, ramirezis, corydoras, etc etc... Já morreu de tudo um pouco... (Felizmente, parece que já deixou de morrer peixes, com o tempo fui percebendo o erro que ia cometendo, e corrigindo esses erros fui diminuindo o numero de perdas...). E por incrivel que pareça, os unicos 2 peixes que tenho desde o 1º dia... É o escalar e esse barbo tigre. Depois de tudo isto que passaram... ainda não morreram... Portanto, nem de SIDA estes morrem loool.

 

Mas pronto, foi sorte, e é um exemplo para NÃO SEGUIR!

 

----

 

Indo agora à tua situação...

Se já meteste o liquido das bactérias há algumas horas, e pelo que vejo o aquário está turvo, é porque já meteste sim, não deixes os peixes nesses tupperwares durante muito mais tempo...

 

O betta até não é muito grave... Até num litro de água ele vive...

 

Mas vai adicionando aos poucos...

Mete a molly, e passado 1 horinha mete as corydoras...

 

Passado mais 1 horinha mete o betta.

 

Eu acredito que eles se vão safar ;)

Faz só a ambientação... Vai colocando água do aquário dentro do saco e do tupperware aos poucos...

 

Metes 1 copinho de água, esperas ai uns 10 minutos, metes outro, esperas outros 10 minutos.

Depois siga, aquário com eles.

 

Faz isso aí depois diz qualquer coisa ;)

 

 

Boas! Hehehe um vizinho! Pois é, foi na aquapicanço. Não posso dizer que tenha sido mal atendido, mas só me ajudaram verdadeiramente no último dia que por acaso estava lá o dono e me orientou no que devia comprar. Contudo este mundo tem tantos detalhes e tanta coisa a saber que a conversa ficou a meio, e aqui estou eu perdido. O betta é que está no tupperware, as corys e o platy estão num saco enorme hahaha. Sim o líquido é mesmo esse da embalagem azul.

A água de momento não me parece nada nada turva, cristalina como tudo. Segui as instruções na embalagem do líquido azul. Vou começar por adicionar os peixes como disseste obrigado.

 

Boas,

Antes de mais, sê bem vindo.

 

Dentro do tupperware é que os peixes não podem ficar muito tempo. A excepção é o betta. Esse até num copo de água o aguentas.

Os outros peixes, mal por mal, sempre ficarão melhor no aquário.

No tupperware não há filtragens, nem circulação da água, nem nada.

 

Tu não tens culpa do que se passou, pois foste inicialmente mal informado e até estás verdadeiramente preocupado com o bem-estar dos seres vivos que agora passaram a estar ao teu cuidado.

 

A casa onde compraste os peixes é que deveria tentar saber a que clientes vende os peixes. Se é alguém que está informado, ou se é um cliente a quem será necessário explicar os princípios básicos.

Mas, provavelmente, nem o lojista perceberá alguma coisa de peixes e apenas quererá "despachar" stocks.

 

Obrigado capagebe. Vou fazer como vocês me indicaram e ver o resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais, sê bem vindo.

 

Dentro do tupperware é que os peixes não podem ficar muito tempo. A excepção é o betta. Esse até num copo de água o aguentas.

Os outros peixes, mal por mal, sempre ficarão melhor no aquário.

No tupperware não há filtragens, nem circulação da água, nem nada.

 

Tu não tens culpa do que se passou, pois foste inicialmente mal informado e até estás verdadeiramente preocupado com o bem-estar dos seres vivos que agora passaram a estar ao teu cuidado.

 

A casa onde compraste os peixes é que deveria tentar saber a que clientes vende os peixes. Se é alguém que está informado, ou se é um cliente a quem será necessário explicar os princípios básicos.

Mas, provavelmente, nem o lojista perceberá alguma coisa de peixes e apenas quererá "despachar" stocks.

 

 

 

Isto, ou vais a uma casa especializada em peixes ou o dono é amante de peixes, ou esquece, dão-te gato por lebre!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto, ou vais a uma casa especializada em peixes ou o dono é amante de peixes, ou esquece, dão-te gato por lebre!

 

Já meti os peixes todos no aquário. 10 segundos e mal o betta viu o platty abriu os opérculos e foi logo á luta.. neste momento está dentro da criadeira de rede dentro do aquário .. sugestões aceitam se

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que arranjar um aquário para o betta...

Uma caixinha pequena, não precisa grande coisa.

 

O betta não pode estar ao pé de outros peixes...

 

Vais ter de os separar :s

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que arranjar um aquário para o betta...

Uma caixinha pequena, não precisa grande coisa.

 

O betta não pode estar ao pé de outros peixes...

 

Vais ter de os separar :s

Pois.. na loja quando os comprei disseram me que não havia problema...

Na verdade ele não ataca as corydoras .. só mesmo o platy

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as corydoras ele dá-se bem..

 

Com outros esquece...

Não podes por mais grande coisa por aí.

 

Tenta arranjar um aquário para ele... Secalhar na loja é muito caro.. Procura algo no olx ou assim, aquarios na aquapicanço são caros de mais para o que são.. Digo eu :\


Vê a mensagem privada ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.