Jorge M. Publicado Janeiro 9, 2014 Publicado Janeiro 9, 2014 Boas, Venho apresentar o meu aquário com data de montagem de 24/02/2013, que ao longo do tempo já foi sofrendo algumas alterações. Portanto neste momento o aquário tem as seguintes características: Dimensões: 60x30x30 Iluminação: 1 Lâmpada de 15 watts Filtragem: Eheim Ecco Pro 130 Substrato: Areia Sílica Flora: Feto Microsorum pteropus Trident Anubia barteri var petite Vallisneria nana Ceratophyllum demersum 'Foxtail' Cladophora aegagrophila Limnophila sessiliflora Java Moss Fauna: +/- 10 Guppys (em principio irão sair) 4 Corydoras Aeneus 2 Kuhli Red Cherrys (+ de 20) 10 Babaulti Stripes A ideia seria utilizar este aquário apenas para camarões (talvez fiquem as corydoras também), daí os 3R's, pois pretendo reutilizar e reaproveitar o que já tenho, não pretendendo fazer muitas alterações ao equilibro que já tenho no aquário. Para já tenho Red Cherrys e os Babaulti Stripes, e tem corrido tudo bem. A minha ideia é introduzir também uma colónia de CBS's, mas não sei se é possível pois tenho à água com pH 7,5. É viável colocar os camarões num aquário com este pH ou tenho que arranjar maneira de baixar o mesmo? E como faria isso? Quanto aos restantes parâmetros não faço medições, apenas vou controlando a temperatura, e nunca tive problemas. Faço TPA's semanais de +/- 10 litros. Cumprimentos Jorge Fernandes
vmike Publicado: Janeiro 9, 2014 Publicado: Janeiro 9, 2014 Há quem tenha CBS's com esse ph, mas como é óbvio nem é um ph indicado para eles, nem de perto nem de longe. A minha água também sai com esse ph da torneira e eu optei por baixar o ph, se queria ter CBS e CRS. Por experiência própria, não vale a pena gastares dinheiro em produtos para baixares o ph porque ele vai voltar a subir quando adicionares água nova e vais ter de estar sempre a adicioná-lo... Para baixares o ph podes: - Esta é a menos viável visto que já tens o setup feito, é comprares um substracto que te baixe e estabilize o ph (foi o que eu fiz para poder ter esses camarões sem me preocupar, adquiri o aqua gro soil. E mesmo assim com o passar do tempo o solo vai perdendo as suas propriedades, mas sempre demora uns aninhos) - Adicionares turfa ao teu filtro externo (vai é deixar-te a água ligeiramente amarelada. Há um da Sera que dizem que é bom, baixa e estabaliza o ph mais ou menos durante 8 meses, dizem eles) - Adicionares troncos à água, por experiência própria ajuda imenso a baixar o ph à água. Adicionei um no meu aqua comunitário e ao fim de uns tempos tive de o tirar que o ph já ia nos 6,6 lol ) - Fazer tpa's gradualmente com água engarrafada de ph ácido. - Está é a mais dispendiosa... comprares uma máquina de osmose inversa. Apenas te aconselho a não gastares € em produtos líquidos para baixares o ph, tens de estar sempre a adicionar , o ph sempre a oscilar e sempre a gastares dinheiro... Cumps
Jorge M. Publicado: Janeiro 9, 2014 Autor Publicado: Janeiro 9, 2014 Desde já agradeço pela ajuda vmike. Quanto ao substrato acho que é um bocado complicado porque implica desmontar tudo o que já tenho, e já tenho um tronco no aqua e a água está estável nos 7,5, por isso talvez opte por adicionar turfa a ver como correr... Cumprimentos Jorge Fernandes
vmike Publicado: Janeiro 9, 2014 Publicado: Janeiro 9, 2014 Depende do tronco e do tempo que este já foi utilizado. Eu coloquei um já usado no meu aqua que não afectou o meu ph, depois comprei um novo e foi esse que me baixou o ph. Mas a turfa é uma boa opção! Para quem não se preocupa com as "marcas" que deixa na água
Jorge M. Publicado: Janeiro 9, 2014 Autor Publicado: Janeiro 9, 2014 (editado) O tronco coloquei novo. Só o fervi bem quando o trouxe da loja, e tive a água amarelada durante uns meses, mas pelo que sei o peixes até gostam por isso não me preocupei muito. Aqui ficam algumas fotos. Foto geral do aquário: Alguns dos seus habitantes (os que decidiram aparecer): Fico a espera de comentários e opiniões. Cumprimentos Jorge Fernandes Editado Janeiro 9, 2014 por Jorge M.
Jorge M. Publicado: Janeiro 13, 2014 Autor Publicado: Janeiro 13, 2014 (editado) Manter 3 espécies de camarões juntas é desaconselhado? Irá afectar o desenvolvimento da colónia?Acham melhor apenas ajustar o pH do aquário para puder ter CBS's ou seria preferível montar um aquário de 17L que tenho parado só para essa espécie? Editado Janeiro 13, 2014 por Jorge M.
Recommended Posts