Aquário 3R's for Shrimps


Jorge M.

Recommended Posts

Boas,



Venho apresentar o meu aquário com data de montagem de 24/02/2013, que ao longo do tempo já foi sofrendo algumas alterações.


Portanto neste momento o aquário tem as seguintes características:


Dimensões: 60x30x30


Iluminação: 1 Lâmpada de 15 watts


Filtragem: Eheim Ecco Pro 130


Substrato: Areia Sílica


Flora:


  • Feto Microsorum pteropus Trident

  • Anubia barteri var petite

  • Vallisneria nana

  • Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

  • Cladophora aegagrophila

  • Limnophila sessiliflora

  • Java Moss

Fauna:


  • +/- 10 Guppys (em principio irão sair)

  • 4 Corydoras Aeneus

  • 2 Kuhli

  • Red Cherrys (+ de 20)

  • 10 Babaulti Stripes

A ideia seria utilizar este aquário apenas para camarões (talvez fiquem as corydoras também), daí os 3R's, pois pretendo reutilizar e reaproveitar o que já tenho, não pretendendo fazer muitas alterações ao equilibro que já tenho no aquário. Para já tenho Red Cherrys e os Babaulti Stripes, e tem corrido tudo bem. A minha ideia é introduzir também uma colónia de CBS's, mas não sei se é possível pois tenho à água com pH 7,5. É viável colocar os camarões num aquário com este pH ou tenho que arranjar maneira de baixar o mesmo? E como faria isso?


Quanto aos restantes parâmetros não faço medições, apenas vou controlando a temperatura, e nunca tive problemas. Faço TPA's semanais de +/- 10 litros.



Cumprimentos


Jorge Fernandes


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem tenha CBS's com esse ph, mas como é óbvio nem é um ph indicado para eles, nem de perto nem de longe.

A minha água também sai com esse ph da torneira e eu optei por baixar o ph, se queria ter CBS e CRS. Por experiência própria, não vale a pena gastares dinheiro em produtos para baixares o ph porque ele vai voltar a subir quando adicionares água nova e vais ter de estar sempre a adicioná-lo...

Para baixares o ph podes:

 

- Esta é a menos viável visto que já tens o setup feito, é comprares um substracto que te baixe e estabilize o ph (foi o que eu fiz para poder ter esses camarões sem me preocupar, adquiri o aqua gro soil. E mesmo assim com o passar do tempo o solo vai perdendo as suas propriedades, mas sempre demora uns aninhos)

 

- Adicionares turfa ao teu filtro externo (vai é deixar-te a água ligeiramente amarelada. Há um da Sera que dizem que é bom, baixa e estabaliza o ph mais ou menos durante 8 meses, dizem eles)

 

- Adicionares troncos à água, por experiência própria ajuda imenso a baixar o ph à água. Adicionei um no meu aqua comunitário e ao fim de uns tempos tive de o tirar que o ph já ia nos 6,6 lol )

 

- Fazer tpa's gradualmente com água engarrafada de ph ácido.

 

- Está é a mais dispendiosa... comprares uma máquina de osmose inversa.

 

Apenas te aconselho a não gastares € em produtos líquidos para baixares o ph, tens de estar sempre a adicionar , o ph sempre a oscilar e sempre a gastares dinheiro...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço pela ajuda vmike. Quanto ao substrato acho que é um bocado complicado porque implica desmontar tudo o que já tenho, e já tenho um tronco no aqua e a água está estável nos 7,5, por isso talvez opte por adicionar turfa a ver como correr...

 

Cumprimentos

Jorge Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tronco e do tempo que este já foi utilizado. Eu coloquei um já usado no meu aqua que não afectou o meu ph, depois comprei um novo e foi esse que me baixou o ph.

 

Mas a turfa é uma boa opção! Para quem não se preocupa com as "marcas" que deixa na água :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco coloquei novo. Só o fervi bem quando o trouxe da loja, e tive a água amarelada durante uns meses, mas pelo que sei o peixes até gostam por isso não me preocupei muito.


Aqui ficam algumas fotos.
Foto geral do aquário:
gallery_63504_4032_216394.jpg

 

Alguns dos seus habitantes (os que decidiram aparecer):

 

gallery_63504_4032_1393565.jpg

 

gallery_63504_4032_1958740.jpg

 

gallery_63504_4032_1823557.jpg

 

gallery_63504_4032_1499472.jpg

 

gallery_63504_4032_905573.jpg

 

gallery_63504_4032_1046118.jpg

gallery_63504_4032_356909.jpg

 

gallery_63504_4032_626643.jpg

 

gallery_63504_4032_1584224.jpg

 

gallery_63504_4032_1491173.jpg

 

Fico a espera de comentários e opiniões.

Cumprimentos

Jorge Fernandes

Editado por Jorge M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manter 3 espécies de camarões juntas é desaconselhado? Irá afectar o desenvolvimento da colónia?
Acham melhor apenas ajustar o pH do aquário para puder ter CBS's ou seria preferível montar um aquário de 17L que tenho parado só para essa espécie?

Editado por Jorge M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais