Algumas dúvidas de principiante


Joao Cunha

Recommended Posts

Olá.

 

Tenho um aquário Juwel Rekord 600 (60L brutos) e vou agora começar a tratar do hardscape. No entanto tenho algumas dúvidas que me andam a fazer confusão:

 

1. O meu aquário tem aqueles frisos na base (onde tem o emblema da Juwel), fazendo com que a base do aquário não fique totalmente pousada no móvel (cerca de 0.5cm acima da base do móvel). Não há o perigo de com substrato, substrato inerte e rochas o vidro inferior sofrer uma deformação e correr riscos de partir por ter lá dentro quase 60kg de peso? Não seria melhor tirar esse friso (que já verifiquei e não influencia a união entre os vidros) e colocar o vidro de base directamente em cima do móvel ou de uma base em esferovite?

 

2. Queria ter ambos os lados do aquário com o areão mais elevado e o centro um pouco mais baixo. Pelo que me apercebi devemos usar 1cm de substrato para cada 3-4 cms de substrato inerte. O que devo fazer nas zonas em que vai haver mais substrato inerte fazendo com que o terreno fique mais alto? Devo colocar uma proporção de substrato que verifique a regra que falei em cima ou mantenho também apenas 1cm de substrato? Não haverá o problema das plantas não conseguirem atingir o substrato com as raízes?

 

3. Vi algumas pessoas a colocar sacos (meias de senhora) de substrato por baixo do substrato inerte. Qual a vantagem disto em vez de colocar o substrato livremente na base do aquário?

 

4. Devo usar um aditivo de substrato antes de colocar o Tropica Plant Growth ou para plantas menos exigentes não é necessário?

 

 

Obrigado por lerem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - o aquario deve ficar com toda a base apoiada e deves usar, como disseste, uma base de esferovite que ajudar a acomodar o vidro e quebra a perda de calor.

2 - Usa a mesma altura de substrato fertil mesmo onde vais fazer montanhas, nos vales mantém no minimo os 4 cm. As raizes não precisam de estar no meio do substrato fertil para obterem nutrientes.(também varia de planta para planta mas as de fácial manutençao aguentam-se bem)

3 - A vantagem é que com o tempo as montanhas transformam-se em planicies, quer por acção dos peixes quer pela gravidade e pelas limpezas que fazes. As meias ajudam a segurar o substrato, Algusn colocam placas finas de plástico para o mesmo efeito.

4 - Para esse tipo de plantas eu não usaria nada. Vai ao site da tropica que eles tem lá um guia muito interessante para iniciar o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua ajuda.

 

A única coisa que agora me deixou preocupado foi a questão do friso do aquário. Numa loja disseram-me que não havia mal nenhum do friso lá estar e da base do aquário estar um pouco acima já que o peso estava igualmente distribuído e tinha sido construído daquela forma para aguentar. Mas não queria nada que o aquário me partisse na base :(...

 

Quanto ao uso das meias de senhora, agora já percebo porque é que o Sr. James Findley utiliza as tais placas de plástico quando constrói os montes dentro dos aquários :P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho um aquário com 90Lt com friso está montado a mais de 1 ano e nunca tive problemas! :)

 

Obrigado pela info :). Vou manter o friso e rezar para que nenhuma tragédia aconteça. O aquário já tem cerca de 6 anos e para evitar problemas levei-o a uma loja onde descolam os vidros e voltam a colar tudo. Esperei o tempo de cura do silicone e só agora lhe vou meter água. Penso que com a nova colagem que esteja tudo ok até porque já experimentei meter água e não detectei nenhuma fuga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive ontem até às 3:00 da manhã a limpar as minhas dragon stones e sinceramente nunca tinha visto rochas que trouxessem tanta lama nos buracos. Já as fervi 3 vezes e a lama não saiu na totalidade. Posso assumir que o que resta também não sairá com facilidade dentro do aquário?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens pics disso? Tenta esfregar com um esfregão para ver se sai.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho sim. O problema é que as dragon stones têm muitos buracos e dentro delas, lá para o fundo, se pegares num palito consegues ir desfazendo-se pedaços de terra. Em algumas delas os buracos nem são muito fundos. Noutras nem lhes consegues sentir o fim. Cada que se enchem de água e depois os esvazias vem uma quantidade estúpida de lama atrás. Já foram fervidas 5 vezes neste momento.

 

Dragon Stones

Editado por Joao Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens daqueles chuveiros com vários modos de agua? o da banheira?

Por exemplo o meu tem o modo de jato de água, para fazer massagem e blablalbal....

 

Normalmente uso-o não para massagem mas para limpar buracos de pedras e isso, e sai tudo XD

 

Cumps

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho mas mesmo assim não tira tudo que as pedras têm lá dentro. Até de escova já andei a esfregar. O problema é que as pedras maiores têm túneis formados dentro delas em que esse jacto de agua não consegue chegar. Sendo assim fica lá montes de lama que depois vão ficando moles e quem sabe com o tempo saindo para a água do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso e chato :S

ainda por cima esses buracos são rugosos ne?

Se não fazias assim, passavas um fio de pesca de um lado ao outro do buraco, e na ponta do fio prendias um paninho, eu faço isso para limpar os tubos do filtro, mas são lisos, e os buracos duvido que o sejam por isso se calhar vai prender o pano ....

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso e chato :S

ainda por cima esses buracos são rugosos ne?

Se não fazias assim, passavas um fio de pesca de um lado ao outro do buraco, e na ponta do fio prendias um paninho, eu faço isso para limpar os tubos do filtro, mas são lisos, e os buracos duvido que o sejam por isso se calhar vai prender o pano ....

 

Sim não dá mesmo. No entanto, eu estou com fé que fervendo 5 vezes e já não me sujando a água do tacho, em princípio também não acontecerá dentro do aquário. Mas se fizesses ideia da quantidades de novos buracos que descobri nas pedras escavando com um palito :shock4:...

 

De qualquer forma vou fervê-las mais umas quantas vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto faz isso, também fervendo não vai haver problema, a lama mesmo que caia acho que não irá fazer nada de especial (se não for em grande quantidade) por isso limpa o máximo possível e pronto :)

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! Suponho que depois de tanta lavagem já não deve sair muita lama. De qualquer forma, se vires a foto das pedras, a mais pequena é a mais problemática. Num dos lados tem um furo que, ontem depois de ferver, como estava cheio de água, virei-a ao contrário e ainda saiu uma bela quantidade de água castanha lol...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de receber algumas opiniões sobre o meu pequeno projecto :). Coloquei o tópico no fórum de Low-tech (já pedi a um moderador se era possível transferir para o de Aquascaping mas até agora não tive sorte). Gostava de receber algumas críticas help...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225705#entry1279784

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

estou a montar o meu primeiro aquario e tenho duvidas que tipo de plantas devo por

- aquario de 80l agua quente

- devo por muitas ou poucas

 

abraço

Editado por valter alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.