Nano 20L plantado/camarões


Rodrigo Rodrigues

Recommended Posts

Boas!

 

Após ulguns anos de pausa no que diz respeito à aquariofilia, vou regressar com um pequeno projeto.

O meu objectivo é construir um pequeno plantado e colocar lá uns camarões.

Abaixo vou colocar a lista do material que tenho e aquele que ainda preciso de adquirir.

 

(Peço desculpa pela qualidade das fotos mas é a única camera que tenho)

Equipamento:

Aquário: 40*20*26 (c*l*a)

(isto é como o aquário estava antes de o desmontar, quele fundo vai desaparecer dali :P )

Imagem colocada

Substrato: 3cm de terra fértil (não sei a marca nem a quantidade, comprei a vulso) + 3cm de areão negro

Imagem colocada

Filtro: Tetratec IN300plus (débito regulável max. 300L/hora)

Aquecedor com termóstato 25W marca Sera

Imagem colocada

Iluminação: ?? falta adquirir, ainda não sei o que colocar

CO2: ?? não sei se vou colocar pois tenho medo por causa dos camarões, mas se usar vai ser HomeMade

^^ não sei se falta algo, se faltar digam s.f.f.

 

Decoração:

Pequeno pedaço de madeira

Imagem colocada

Decoração artificial

Imagem colocada

Cascas de Ampulária (do meu antigo aquário)

Imagem colocada

 

Fauna e Flora:

Flora:

(Quero algo simples mas que fique bonito de ver, não quero fazer nenhuma floresta.)

Glossostigma elatinoides(para cobrir o fundo)

Alternanthera reineckii 'Mini'

No pedaço de madeira vou cobrir a superfície maior com musgo de java.

Queria mais uma espécie de planta cor verde, tipo arbusto mas de médio plano para não crescer muito.

 

Fauna:

Invertebrados:

Caridina Heteropoda var. red(Red Cherry), var. Yellow ou Orange, var. blue

(gostava de ter 2 ou 3 variações diferentes ou não me aconselham a fazelo?)

Aconselham-me colocar algum tipo de "caracoleta" ou acham que não é necessário?!?

 

Peixes:

Não sei se irei colocar porque tenho medo que me "limpem" os camarões e não sei qe espécies são inofensivas para estes, mas se colocar irão ser 5ou6 dos pequenos tipo uns Rasbora Arlequim ou uns Tetras

Como o áqua è pequeno não quero sobrelotálo.

 

Peço então que deixem as vossas opiniões e se me poderem deixar alguns concelhos e esclarecerem as minhas dúvidas/incertezes ficava-vos muito agradecido.

 

Cumps,

Rodrigo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodrigo.

Sê bem vindo de volta,lol

Andas um pouco baralhado com os inverts :naughty:

São Neocaridina (caridina) Davidii (Heteropoda) as misturas nos Neocaridinas, não são muito aconselháveis, salvo algumas excepções.

Tem tendência a voltar ao Wild(Selvagem), transparentes com algumas manchas(pintas) acastanhadas.

A Bela da Caracoleta, para mim faz sempre falta.

Uns Planorbarius corneus, ou mesmo os Physas, etc..... há vários e alguns deles ajudam a "limpar" o fundo, as plantas e os vidros de algas, atenção na pesquisa, alguns além disso, papam também as folhas das plantas.

Mencionas que tens Medo de colocar peixes e o unico que falas, tem no seu menu camarões bebes lol, não aconselhava os Harlequim, se quiseres Rasboras aconselhava as Micro rasboras, se pretendes Tetras tens por exemplo os Embers.

Mas como o aquário é demasiado pequeno ficava só pelos Camarões.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas/concelhos Paulo SS Conceição.

 

Realmente ando um pouco perdido por este mundo dos invertebrados.

 

Peço desculpa pelo engano acima realmente queria dizer Neocaridina mas pensava que pelo menos os Red Cherrys eram Neocaridina Heteropoda var. red como referido nessa ficha Red Cherry.

Sim também penso que os caracóis fazem falta pois estes camarões não têm o hábito de limpar nem os vidros, nem as algas. Vou pensar em adquirir uns 3 ou 4 que goste nas lojas aqui perto. (ou é preciso mais?)

 

Bem eu digo que tenho medo em colocar lá peixes pelos tópicos aqui do fórum, porque eu antes de fazer esta pausa que foi de 4/5 anos neste pequeno aquário eu já tive camarões juntos com peixes e não tive qualquer problema.

O line-up era mais ao menos o seguinte: a decoração, o filtro e o aquecedor são esses referidos no inicio do tópico, como iluminação tinha apenas um candeeiro comum de casa com uma lâmpada economizadora normal.

Flora - 1 ou 2 pés de qualquer tipo de planta que eu conseguisse arranjar dos meus colegas.

Fauna - 5 Caridina Japónica (pelo menos foram-me vendidos como tal), um casal de Neon Rosa, 4 Ampulárias Douradas, 1 cobra Khuli, 2 Corydoras aeneus, 1 Ottocynculus affinis, 1 ancistrus e 1 Tubarão (na loja dizia Tubarão Martelo).

Nem uma semana passou e o tubarão e o ancistrus saltaram fora do aquário e encontreios secos no chão, na altura não achei muita piada pois só esses 2 tinhamme custado tanto como os outros todos juntos. Mas agora percebo que era bicharada a mais e até foi bom pois os outros durarão 1 ano todos juntos em perfeita harmonia, sem nunca ter acontecido nenhum problema. Cheguei até a ter a sorte de conseguir reproduzir os Neon Rosas, semanalmente fazia testes à água e os valores estávam sempre todos impecáveis.

Infelizmente tudo isso acabou quando a empregada de limpeza que tinha na altura resolveu entornar a garrafa de liquido para limpar os móveis para dentro o aquário e matoume a bicharada toda. Fiquei triste e foi por isso que fiz a pausa.

 

Bem voltando ao tópico...

Eu pensei que pudesse juntar várias variações de Neocaridina Heteropoda (ou Davidii, agora não sei o que lhes chamar) pois pensei que a única diferença fosse mesmo a cor, e o único problema que via era as cores das futuras posturas. Mas sendo que não é aconselhável acho que vou apenas optar pelos Red Cherry pois um amigo meu disse que lá tinha uns quantos para mim :D

Se optar por colocar peixes esses Tetras Embers pareceram-me uma boa possibilidade. E já agora se decidir colocar qual o limite? 5/6 máximo certo?

 

E sem querer abusar gostaria de perguntar de novo o que me aconselhavam para a iluminação e se devia ou não colocar CO2 ?? pois quero obter aquele equilibrio entre os invertebrados e as plantas.

 

Mais uma vez agradeço as suas dicas.

 

Cumps,

Rodrigo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.