Aquario 100 L - Agua Doce - DUVIDA


Recommended Posts

Boas. Chamo-me Fábio Magalhães, tenho 25 anos e vivo em Caldas da Rainha.

Sou muito novato neste ramo que me desperta muito interesse, por isso decidi apresentar aqui a minha mais recente aquisição , de forma a que seja ajudado , alertado e claro, para ajudar quando estiver preparado para tal...

Equipamento:

 

Aquário 100cm-comprimento / 30cm-largura / 40cm-altura , com capacidade aprox:100L
Filtro interno BioBox 2

Termostato Tetra tec HT150

Termómetro

 

Neste momento habitam os seguintes peixes:

 

Atualizado em : 22 Jan 14

1- botia palhaço
3- limpa fundos
1- limpa vidros
10- neons
4- platy (1-macho - 3-fêmea)
3- guppy (1-macho - 2-fêmea)
3- moly balão (1-macho - 2-fêmea)
1- moly (femea)

 

Deixo um video para verem como esta, a nível de decoração ainda não está terminado :

 

Editado por Fabio Magalhaes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso ai com umas plantas naturais e uns trocos ficava 5*

boas, as plantas naturais para ja nao vou optar, pelo facto que ainda estou no inicio , talvez quando tiver mais a vontade no ramo, de qualquer das formas irei optar por algo que fique o mais parecido possível do natural, porque gosto do efeito que dá ao aquário !! ;)

 

obrg . abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais bem-vindo ao hobby da aquariofilia.

Espero que te dês bem por cá, assim como espero que os teus peixes se venham a dar bem com o novo dono que ganharam.

Agora um conselho de amigo, dedica um pouco de tempo aos tópicos deste forum, especialmente os do ínicio. Se te surgirem questões, estaremos cá para te ajudarmos no que soubermos e pudermos.

Este passatempo implica calma, relaxe e alguma dedicação, pesquisa e vontade de aprender.

Embora não seja um bicho-de-sete-cabeças, tem algumas coisinhas a que precisamos dedicar alguma atenção, para que possamos tratar a nossa fauna e flora aquáticas da melhor forma possível, com saúde e bem-estar, como se de qualquer outro animal de estimação se tratasse.

Felicidades.

  • Votar + 1

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais bem-vindo ao hobby da aquariofilia.

Espero que te dês bem por cá, assim como espero que os teus peixes se venham a dar bem com o novo dono que ganharam.

Agora um conselho de amigo, dedica um pouco de tempo aos tópicos deste forum, especialmente os do ínicio. Se te surgirem questões, estaremos cá para te ajudarmos no que soubermos e pudermos.

Este passatempo implica calma, relaxe e alguma dedicação, pesquisa e vontade de aprender.

Embora não seja um bicho-de-sete-cabeças, tem algumas coisinhas a que precisamos dedicar alguma atenção, para que possamos tratar a nossa fauna e flora aquáticas da melhor forma possível, com saúde e bem-estar, como se de qualquer outro animal de estimação se tratasse.

Felicidades.

obrigado pelo conselho , vou fazer isso

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta , além do aquário que mostrei tenho também um outro aquário de 80L que como estava parado decidi tentar fazer criação.

 

Dentro do aquário coloquei uma maternidade que tem aberturas no fundo, para possibilitar a segurança dos alevins após o nascimento.

 

coloquei lá uma moly balão preinha e há seis dias atrás 3Jan14 nasceram as primeiras crias. consegui contar cerca de 20, até hoje nao dei por falta de nenhum. ;)

 

Ontem coloquei uma guppy , e hoje já la andam os guppys bebes.. Ainda não consegui ver quantos foram, mas espero que se vão safando.

 

Vou tirar umas fotos para postar aqui..

 

Abraço

Editado por Fabio Magalhaes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para esse vivíparos que tens, até acho que seja o pH correcto. Corrijam-me se estiver a dar alguma argolada.

Para outros peixes seriam valores ligeiramente mais baixos.

Por isso é que a escolha de peixes deveria depender das condições da água que conseguirmos proporcionar.

O que normalmente acontece, infelizmente, é o contrário. Escolhe-se o peixe por ser bonitinho e depois descobre-se que não se adapta às condições que se tem no aquário.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim para os restantes peixes deveria ser mais baixo, principalmente para os neons deveria rondar os 6,5. Complementando o que o capagebe disse acho que deverias rever a tua fauna, ou então tentares alterares os parâmetros de um dos aquários e separares os vivíparos dos restantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado malta.

de facto pensava que os neons e os limpa nao intreferia muito no que diz respeito a PH. Mas obrigado é sempre bom aprender,

 

uma outra questao no que diz respeito a compatiblidade e quantidade de peixes para o aquario o que me dizem em relaçao ao meu?

 

neste momeno tenho :

 

1- botia palhaço
3- limpa fundos
1- limpa vidros
10- neons
4- platy (1-macho - 3-fêmea)
3- guppy (1-macho - 2-fêmea)
3- moly balão (1-macho - 2-fêmea)
1- moly (femea)

Aquário 100cm-comprimento / 30cm-largura / 40cm-altura , com capacidade aprox: para 100L

Editado por Fabio Magalhaes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como ja foi dito, com umas plantas naturais, umas rochas e/ou troncos e sem esses "brinquedos" de plástico ficavas com um aquário bastante melhor em termos estéticos e biológicos, pois as plantas não só servem para embelezar, mas também para melhorar a oxigenação do aquário :thumbup3:

Tens várias de baixa manutenção que não te dão trabalho nenhum em manter.

 

Quanto á quantidade de peixes, a conta é simples: 1L real do teu aquário deve corresponder a 1 cm de cada um dos teus peixes em adultos. Ou seja, se por exemplo tens 10 neons e projectando que o tamanho deles em adulto de cerca de 4 cm, só com eles já tens 40L ocupados. Isto são os valores ideais, claro que nem sempre os conseguimos seguir á regra :tongue2:

 

Em relação á compatibilidade, penso que não terás aí nenhum que destoe em relação aos outros. Certifica-te que o botia palhaço não te mata os alevins, eles ás vezes são curiosos e gostam de mordiscar.

 

Boa sorte e bem vindo ao fórum.

Editado por Ricardo G.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Quanto á quantidade de peixes, a conta é simples: 1L real do teu aquário deve corresponder a 1 cm de cada um dos teus peixes em adultos. Ou seja, se por exemplo tens 10 neons e projectando que o tamanho deles em adulto de cerca de 4 cm, só com eles já tens 40L ocupados. Isto são os valores ideais, claro que nem sempre os conseguimos seguir á regra :tongue2:

 

 

 

Eu ainda diria mais.

Normalmente oiço a recomendação de 1cm por cada 2 litros... e os cm são dos peixes no tamanho que irão atingir no estado adulto.

 

Ou seja, começando pelo bótia palhaço: 30cm X 2 litros = 60 litros apenas para esse peixe!!!

Claro que também haverá sempre quem ache piada a ter um 50 cãezinhos fofinhos num T0 minúsculo.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu ainda diria mais.

Normalmente oiço a recomendação de 1cm por cada 2 litros... e os cm são dos peixes no tamanho que irão atingir no estado adulto.

 

Ou seja, começando pelo bótia palhaço: 30cm X 2 litros = 60 litros apenas para esse peixe!!!

Claro que também haverá sempre quem ache piada a ter um 50 cãezinhos fofinhos num T0 minúsculo.

 

 

 

Concordo totalmente, mas repara, neste caso, levando as contas á regra, não faz sentido um aquário deste tamanho conseguir comportar apenas por exemplo 1 botia (30 cm x 2= 60) e 3 neons ( 12cm x 2 =24 ) que daria 84 L e atingiria capacidade do aquário :eusathink:

Faz sentido sim o Fabio acompanhar o crescimento do botia, que pode ficar gigantesco daqui a uns anos e saber quando é a melhor altura para lhe dar mais espaço noutro aquário.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um factor que acho importante. É o tamanho do peixe em si vs o aquário. 30 peixes de 5 cm viverão mais felizes que 10 peixes de 15 cm no mesmo aquário. Apesar de os centimetros serem os mesmos a satisfação dos peixes não será a mesma, na minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um factor que acho importante. É o tamanho do peixe em si vs o aquário. 30 peixes de 5 cm viverão mais felizes que 10 peixes de 15 cm no mesmo aquário. Apesar de os centimetros serem os mesmos a satisfação dos peixes não será a mesma, na minha opinião.

Satisfação...haverá quem não concorde com esse termo, embora eu ache correcto.

O termo que normalmente os expert costumam usar é stress (mais à moda da tias biggrin.png' alt=':biggn:'> ) e na minha opinião os peixes de cardume stressam muito menos se o cardume for grande.

Concordo com trinta peixes de um, dois, no máximo três cardumes compatíveis. Não concordarei com trinta peixes sortidos.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está toda a gente a criticar a utilização dos peixes por litro de água, mas atenção que as dimensões do teu aquário não dão 85L, mas 120L!

Não sei onde foste buscar os 85L nem como ninguém reparou nisso, mas: 100cm*30cm*40cm=120L

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está toda a gente a criticar a utilização dos peixes por litro de água, mas atenção que as dimensões do teu aquário não dão 85L, mas 120L!

Não sei onde foste buscar os 85L nem como ninguém reparou nisso, mas: 100cm*30cm*40cm=120L

como obteste esse resultado amigo ?

so disse 85l pk quando comprei foi o que me disseram, ..

 

se for 120l melhor. eheh ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como obteste esse resultado amigo ?

so disse 85l pk quando comprei foi o que me disseram, ..

 

se for 120l melhor. eheh ;)

é amiga e não amigo :P

é matemática simples para calcular o volume do aquário, dá 120000 cm quadrados, o que equivale a 120L. Isso dá o volume BRUTO do teu aquário, claro que o volume útil vai ser um bocado menos que isso porque depois metes o areão e as outras decorações, mas na minha opinião deve descer no máximo para 100L de volume útil!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é amiga e não amigo :P

é matemática simples para calcular o volume do aquário, dá 120000 cm quadrados, o que equivale a 120L. Isso dá o volume BRUTO do teu aquário, claro que o volume útil vai ser um bocado menos que isso porque depois metes o areão e as outras decorações, mas na minha opinião deve descer no máximo para 100L de volume útil!

ok Amiga !! ;)

 

ja tinha sido enganado da outra forma, ou seja dizer ser mais e quando dou conta ser menos, mas desta vez foi pela positiva...

 

entao nesse caso penso k a lotaçao nao esta assim tao mal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está toda a gente a criticar a utilização dos peixes por litro de água, mas atenção que as dimensões do teu aquário não dão 85L, mas 120L!

Não sei onde foste buscar os 85L nem como ninguém reparou nisso, mas: 100cm*30cm*40cm=120L

 

Ops, pois foi...aprox.100litros úteis, pelo menos.

 

Muito obrigado pela chamada de atenção.

Ainda bem que alguém reparou nisso e não se deixou enrolar como eu.

 

(graças a isso, lá foi um pontinho positivo, de mim para a bioines, merecido)

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.