Peixes Gato de Rio


Recommended Posts

Olá, gostaria de saber mais sobre esta espécie, tudo o que sei é que é um peixe-gato tipico dos rios, existem em abundância em Espanha e Italia e estão a ser introduzidos em Portugal, sei que são predadores e crescem mt, mas não sei nada sobre o pH, kH, tipos de comida, temperatura e sobre o filo da espécie, se alguem se puder ajudar agradecia :(

 

photo0080.jpg

 

photo0081.jpg[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo,

 

não posso ajudar quanto ao ph nem outros parametros mas quanto ao "filo da espécie" dou umas dicas:

 

Deverias dizer antes espécie do filo, porque em taxonomia as categorias ou os taxa por ordem decrescente são: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Género, Espécie, sendo o Reino aquele que engloba maior numero de espécies e sendo a espécie a unidade básica da classificação.

Assim o peixe que tens aí pertence ao Reino Animalia, Filo Chordata (Cordados), Subfilo Vertebrata (Vertebrados), Superclasse Pisces (Peixes), Classe Osteichthyes (Peixes Ósseos), e agora os outros taxa não te sei dizer. Espera que alguém conheça melhor esta espécie e saiba especificar o nome da espécie.

 

Desculpa lá esta lição mas um pouco de cultura geral não faz mal a ninguém.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro amigo.

sua foto ficou um pouco escura(desculpe a observação)mas pelo que eu pude perceber acredito que em minha modesta opinião este peixe seja do genero clarias de bagres,seu ph é de 6,8,temperatura ideal 28 graus,dureza da água media,tamanho maximo em aquarios 40cm,e é claro somente deve ser colocado com peixes grandes pois é um super predador noturno e de crescimento rapido,extremamente resistente.espero ter ajudado,um grande abraço e até a proxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Embora a imagem não nos permita uma identificação precisa, cá vai a minha opinião :

 

Peixe Gato Americano ou Ictalurus melas ( família Ictaluridae ). Este peixe em aquário gosta de se esconder durante o dia e ficar activo durante as horas de maior escuridão.

Espécie originária da América do Norte e introduzida no século XIX na Europa onde posteriormente se disseminou por em várias regiões de alguns países ( Itália, Holanda, Reino Unido, França, Alemanha, Finlândia, etc ), e se provou existirem populações residentes bem estabelecidas e aclimatadas à muito tempo.

Prefere habitar lagos ou a parte mais lenta dos rios ( zona da carpa e final da zona do barbo ) onde abunde a vegetação sub-aquática e os fundos apresentem granulagem fina ou lodo.

É uma espécie apreciada na aquariofilia mas com pouco interesse para a pesca desportiva.

Atinge habitualmente entre 20 e 30 centímetros mas já foram registados exemplares na Europa com mais de 40 centímetros. O maior exemplar encontrado em água Europeias media 61 centímetros ( Itália ? ).

Podem atingir 500 gramas de peso em média mas já foi pescado um exemplar em França com pouco mais de 1 quilo. Nos Estados Unidos o recorde está em mais de 3 quilos.

Nos locais onde foi introduzido na Europa reproduz-se nos meses mais quentes do ano ( Junho e Julho ), embora aqui em Portugal se existir na natureza eu não tenha conhecimento da sua biologia, nomeadamente da época de reprodução, contudo podemos em princípio regularmo-nos pela situação em Itália.

Esta espécie é uma das construtoras de ninhos. Os ovos que em média podem rondar os 4.000 a 5.000 são guardados por ambos os progenitores durante os 7 a 10 dias até à eclosão ( depende da temperatura da água ).

Alimentam-se de vegetação, pequenos crustáceos e outros invertebrados e pequenos peixes que consigam capturar.

Não é necessário ter preocupações com o PH e outros parâmetros da água pois dada a sua aclimatação na Europa e distribuição geográfica original, o problema só se coloca se forem ultrapassados limites pouco habituais. É facto que há uma margem de valores dentro da qual estes peixes são mais “ felizes “, contudo aconselho a consulta de informação séria a esse respeito na Internet. Evitem por favor os sites com pouco rigor científico ou o amodorismo bem intencionado e apostem em autores ou entidades que não apresentem qualquer dúvida sobre a qualidade da informação apresentada.

Atenção à temperatura pois não é uma espécie tropical e necessita de um Inverno em água fria embora tolere altas temperaturas no Verão. Chamo a vossa atenção para os tópicos deste fórum sobre peixes tolerantes ( “ água fria “ ) conservados todo o ano a altas temperaturas ( acima de 20ºC ), nomeadamente para as minhas contribuições.

Há ainda outra possibilidade de estarmos em presença de Ictalaurus nebulosos, um parente muito próximo também introduzido na Europa e com uma área de distribuição geográfica no Velho Continente muito mais vasta.

Há ainda duas espécies de Peixes-Gato originais da fauna Europeia da família dos Silurídeos, a saber :

Silurus galnis

Silurus aristotelis

O S. Glanis é que de facto se torna um peixe “ grande “, podendo atingir os 5 metros de cumprimento mas o habitual é ficar-se por 1 a 2 metros. O indivíduo de 5 metros pesava 306 quilos e foi capturado no rio Danúbio.

Já agora Lord_Sin, este exemplar foi capturado em Portugal ou tem outra proveniência ?

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a quem respondeu pela ajuda que foi bastante :)

 

A culpa das fotos para alem da camara é o facto de eles só sairem do esconderijo à noite e é complicado apanha-los, não é minha :)

 

Já agora os peixes foram adquiridos numa loja da aquariofilia no Porto, nunca mais vi nas lojas, não sei se foi esporádico visto já não ir lá a algum tempo!

 

Fiquem bem e mt obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho 2 destes peixes todos em lago exterior.

sao ameiarus melas ou ictalurus melas visto que esta nomenclatura ainda nao e exacta.

crescem ate 60cm pelo menos os meus!!!

mantenho 2 adultos cada um com 60 cm num tanque exterior de 25.000 litros (o tanque e de cimento) que comprei ha alguns anos visto ainda nao existirem na natureza nesta altura.

quanto a ph TODO o ph serve(dentro dos parametros de sobrevivencia)

sao carnivoros predadores e necrófagos e em aquário de temperaturas tropicais cresceram muito rapidamente. sendo as suas temperaturas ideais entre os 8º e os 20º(experiencia própria).

nao o considero um peixe muito aconselhavel para aquario a menos que tenhas alguem ou local para os deixares depois.

 

CUMPS e boa sorte!!!

fishman

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta especie, quer seja I.melas ou I.nebulosus, embora me incline mais para a primeira, já povoa as barragens e rios de Portugal, se foram introduzidos vindos de espanha, ou através de peixes adquiridos nas lojas de aquariofilia, sinceramente não sei.

 

O primeiro local que tive conhecimento de terem capturado a especie, foi na grande barragem do Alqueva, agora até aqui bem perto de Lisboa podem ser encontrados.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

bom nunca pensei que isso ja estivesse ca tão em cima secalhar é uma questao de meses pera que vá parar ao tejo ;

os unicos que tinha conhecimento mais acima eram na barragem de Magos (perto de salvaterra de magos), realmente não consigo perceber o interesse que alguem acha que esse peixe tem para a pesca!!!!

se for ao fundo pica e fica quieto sem se mexer e mesmo que seja com outra tecnica não da luta nenhuma (pelo menos os que apanhei se bem que o maior so tinha um quilo) e depois ainda por cima fica tudo cheio de nhanha e besunta os panos todos ao pessoal que se não forem logo lavados mal chegem a casa adequirem um cheiro pestilento (estou-me a referir a especie pequena que penso que é a que estão a falar) a unica coisa boa é que não tem espinhas quase nehumas nem escamas mas perfiro 100 vezes uma fataça assada! com uma saladinha de tomate e umas batatas cozidas :lol:

pica ao fundo , a boia (asticõ ,milho etc..); e até nas amostras do achigam pica não ha meio de escapar de apanhar um caso a barragem esteja infestada. omg :D

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer-te que no passado sábado foram apanhados lá várias dezenas, e que a maioria deles teve o mesmo destino, ou seja, ser atirado para as barreiras fora de água para morrer, pois como já disseste não têm qualquer interesse para os pescadores.

Eu trouxe 5 dos quais morreram 2 e serviram de alimento para tartaruga.

Já agora:

Tu comes os peixe gato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não comi nehum, mas um amigo meu já e disse que era bom, parecido com enguia, tem é de ser frito.

 

perfiro 100 vezes uma fataça assada! com uma saladinha de tomate e umas batatas cozidas  

:wink::lol::shock: comes fataças????????, é pá aqui as da minha zona não valem nada, vais a amanhá-las e o estomago é so lodo.

Tambem já me disseram que para se comerem tem de ser bem feitas, ...realmente assadas nunca as comi, deve ser esse o truque.

 

bem que o maior so tinha um quilo

 

EH lá, aí já são granditos, aqui na zona de Vila Franca de Xira nunca apanhei nenhum com mais de 400 gr.

 

Essa cena de mandar os peixes para fora e deixa-los a secar ao sol, é que é um bocado fatela,......para isso faziam o mesmo ás carpas

Nos patudos ouvi dizer que têm tanta fome que até a chumbada com fio zero grosso.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pelo menos aprecio a fataça cá para lados de santarem sechalhar ainda não é o mais limpa possivel mas áqui há muito menos poluiçao e não ha lodo no tejo apenas areia.

 

eu asso-as como os carapaus na brasa mais nada, mas quentinhas com fio de azeite é do melhor!

tem é de ser comidas quentes senão é como o carapau e ficam massudas quando arrefeçem

mas ha varias receitas

 

comes fataças????????, é pá aqui as da minha zona não valem nada, vais a amanhá-las e o estomago é so lodo.
penso que ai para baixo o nome a dar já não é bem fataça mas mais tainha que anda para ai a comer no lodo do tejo!!!

 

Ainda não comi nehum, mas um amigo meu já e disse que era bom, parecido com enguia, tem é de ser frito.

 

tambem já provei frito e come-se ao menos não tem espinhas como as carpas.

 

tenho um primo meu que casou com uma angolana e ela sempre que eu lhe dou um ou lhes falo neles até lhe cresce agua na boca :)

lá há muitos

 

 

EH lá, aí já são granditos, aqui na zona de Vila Franca de Xira nunca apanhei nenhum com mais de 400 gr

 

bom eu nunca os pesei mas penso que andava por ai já tinha uma grande cabeça(mas tlavez na faça mal tirar 200 grama á conversa do pescador mas não mais que isso :lol: ).

 

na zona de vila franca? espero que não te refiras ao tejo!!! :cry:

 

 

a barragem de magos esta perto para ti é so atravessares a ponte dá la um salto!!! deve de estar é muito vazia!!!

 

(Devia de haver aqui no forum uma secção PESCA) :D :D :D

não concordam !!!??

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho então de experimentar umas Tainhas/Fataças grelhadas na brasa, mas só as que aoanhar ao surf Casting no mar, essas estão de certeza mais limpas.

 

O peixe gato daqui da zona foi introduzido , não no rio tejo mas sim nas valas de irrigação da companhia das Lezirias,.....conheço a barragem de Magos, mas só costumo ir para lá quando vou ao achigã.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Posso dizer que aqui na minha zona são considerados já uma praga pelos pescadores desportivos que andam pela barragem dos Patudos em Alpiarça.

Tenho aqui num aquário 3 que foram lá pescados no sábado passado.

 

E ainda duram.

Alimentados a ração para cão, pois nao pegam em mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais