Hemianthus callitrichoides ''Cuba''


pegasus-net

Recommended Posts

Caríssimos Amigos,

Queiram perdoar-me a pergunta provavelmente básica, mas mesmo assim apelo à vossa paciência e compreensão... Como ser bem sucedido com essa planta que gosto muito, mas com a qual tenho uma relação um pouco complicada... :wink: Tenho dificuldade em plantá-la, está constantemente a soltar-se... e depois muito embora o site da tropica diga que a planta dá-se bem com luz fraca, eu vejo-a a definhar lentamente... tenho 0.55w/l. Comecei a injectar CO2 (sistema caseiro) para ver se era o que lhe faltava mas..., a evolução continua a ser a mesma...

Agradeço desde já a vossa boa atenção. :)

Abraço

João F Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a Hemianthus callitrichoides "Cuba" não é propriamente uma planta de crescimento rápido.

 

Quanto á dificuldade a plantá-la, aconselho o uso de uma pinça, facilita muito as coisas. E, depois claro, o substracto ajuda muito, se for uma areia fina a sua probalidade de sair será menor. No entanto, se isto continuar a persistir, aconselho a colocar alguns clips por cima da planta, de modo a prendê-la ao solo. Utilizas isto durante um periodo de tempo não muito grande, até ela desenvolver raiz. Sempre que os clips comecem a oxidar, deves trocá-los. Penso que desta forma conseguirás fixá-la ao solo.

 

Esta planta, não exige grande iluminação, até requer pouca, pois debaixo de uma grande iluminação as folhas têm tendencia a crescerem rente á areia. No entanto, continua com a injecção de CO2, para esta planta é bastante útil, penso que a iluminação que tens serve.

Se a plantaste á pouco tempo, ela pode não estar a desenvolver-se rápido, porque passa primeiro por um estado de adaptação. Então, se tiver vindo em estado emerso, passará por um periodo de adaptação ao estado submerso, caso contrário apenas passará por um pequeno periodo de adaptação á tua água do aquário.

 

Toma atenção a carencias de nutrientes, pois podem estar a reduzir o crescimento da mesma.

 

Abraço

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.... Diogo....

Um gajo não vem ao fórum por uns tempos e já lhe estás a dar à grande. É mesmo isso, não mudava uma virgula ao que disseste, talvês não usasse clips metálicos, mas também não será por aí.

Eu só tenho uma experiência (recente) com esta planta, mas é com boa iluminação pelo que não posso adicionar muito, excepto que com boa luz, substrato ADA e CO2 ela está a fazer pearling desde o dia 1, mas também se não fizesse :arrow: :arrow:

 

Dá-lhe rapaz,

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais