Ajuda em upgrade de 35 para 225L


RuiLeite

Recommended Posts

Boas. Há uns meses resolvi meter a trabalhar um aquário de 35L que tinha arrecadado, para começar a ganhar algumas noções e experiência para arrancar mais à vontade com um de maiores dimensões. Portanto, atualmente neste pequeno aquário tenho:

- 1 Guppy fêmea (era um casal, e sei que se deve ter algumas fêmeas para cada macho, mas esta é grande e agressiva, tendo já morto 2 machos, e por enquanto está sozinha.)

- 5 Neons

- 1 Caracol Maçã com cerca de 3cm

- 2 Caracóis Helena (carnívoro; pelo menos 1 é fêmea, e conto quase 80 ovos atualmente no aquário)

- 1 Limpa-vidros Ancistrus com cerca de 4.5cm

- 1 Pequena planta, mistura de Micranthemum Micranthoides com outra tipo relva

- Praga induzida de 2 espécies de caracóis (max 4/5mm) para alimento dos Helena, como experiência.

 

Vou começar por passar este conteúdo para um aquário com as seguintes características e equipamento:

- Aprox 225L com tampa e calha de iluminação - 150x38x40

- Bomba de Ar, aprox 2x100L/h
- Filtro Eheim Classic 600, 1050L/h - Ainda não o comprei, mas à partida será este
- Difusor de CO2 com válvula de controlo de fluxo (só será montado mais tarde, caso necessário, quando tiver mais plantação)
- Termostato Eheim Jager (potência e quantidade em dúvida)

Objetivo:

Aquário bastante plantado e comunitário, essencialmente com as espécies de peixe que referi acima ou semelhantes, mais caracóis maçã, Helenas conforme necessário, e serão colocadas 2 corydoras (albinas talvez).

Dúvidas:

 

Dentro de algumas pesquisas que efectuei, tive umas ideias e levanto algumas questões relativamente ao equipamento. Uma vez que o aquário é comprido, será melhor adquirir 1 termostato de 250 ou 300W? Ou adquirir 2 termostatos de 125 ou 150W e dispô-los em 2 metades do aquário? E relativamente ao filtro, deverei usar os típicos 3 filtros? Esponja azul de filtragem mecânica, esponja de carvão ativo, e aneis cerâmicos? Uma das alternativas em que pensei foi descartar as esponjas que vêm incluídas no filtro e enchê-lo com uma porção de carvão Eheim Ehfi Aktiv, e o restante com cerâmica Eheim Ehfi Mech (ou Biobolas), e usar um aspirador para limpar o fundo nos dias das TPA para substituir a filtragem mecânica da esponja azul. Pensei também na hipotese de encher o filtro só com cerâmica ou biobolas, avaliando com tempo a necessidade de colocar o carvão, conforme a coloração que surgir na água.

O que acham?
Fico a aguardar, obrigado!

Editado por RuiLeite
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho mal empregue um aqua tão grande só para neons e guppys (mais os caracóis) mas são gostos e o teu é que te interessa.
Se colocares corys, no mínimo devem ser 4, de preferencia da mesma espécie.

 

Eu optava pela opção dos 2 termostatos de 125/150w

 

O carvão não é estritamente necessário, somente se precisares de limpar a água de algum quimico, podes aproveitar esse espaço para mais cerâmicas/bioballs

 

O aspirar o fundo não substitui a filtragem mecânica, deves fazer ambos.

 

Eu apostava num filtro um pouco mais potente, com cerca de 1200l/h, mas se usares esse com a devida manutenção não haverá problemas.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu colocarei maior quantidade de peixes, com tempo. Só referi o que vou começar por fazer, mas independentemente da quantidade estou com intenção de começar por me manter próximo destas espécies, e ter bastante plantado. Com o tempo vou acrescentando variedade.

Obrigado pela opinião relativamente à filtragem. Achei que ao fazer aspirações frequentes podia substituir a filtragem mecânica no filtro para ter mais espaço para cerâmica, tendo mais vantagens.

E apesar de gastar o dobro do dinheiro, também me parece melhor 2 termostatos.

 

Aguardo mais opiniões, obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.