DN Publicado Abril 21, 2005 Publicado Abril 21, 2005 ola é a primeira vez que venho ao forum ja tive um aquario a uns anos e agora esta desmontado mas quero voltar a pô-lo a funcionar e nao me recordo de como fazer. Precisava de ajuda. O meu aquario tem as seguintes dimensoes 120x40x30,tenho um filtro interno 900l/h e um filtro externo hydor prime 10 300l/h será que é o suficiente para a quantidade de agua? Como é que eu calculo a quantidade de agua do aquario? A iluminaçao que tenho é a seguinte uma lampada life-glo 30W e uma daylight de 30W sera que esta bem? Tenho algumas pedras vulcanicas e um tronco muito grande Quero colocar-lhe plantas naturais mas para isso preciso de saber como e o que devo fazer para montar o fundo e que plantas devo escolher que matérias é que devo utilizar para montar os filtros (carvao,ceramicas...)e por que ordem as devo colocar? obrigado pela vossa ajuda Citar
antonio silva Publicado: Abril 21, 2005 Publicado: Abril 21, 2005 Boas, bem-vindo ao fórum Como é que eu calculo a quantidade de agua do aquario?Facil :D 120x30x40=144 litros é só multiplicar os 3 valores e cortar os ultimos 3 algarismos(000) O meu aquario tem as seguintes dimensoes 120x40x30,tenho um filtro interno 900l/h e um filtro externo hydor prime 10 300l/h será que é o suficiente para a quantidade de agua? Chega perfeitamente porque tens 900L/H+300L/H= 1200 litros/hora, assim o total da água do aquário(144Litros / brutos) passa numa hora cerca de 8 vezes no interior dos filtros o que é muito bom. que matérias é que devo utilizar para montar os filtros (carvao,ceramicas...)e por que ordem as devo colocar? A contar de baixo do copo para cima:1º Filtragem mecânica- cilindros cerâmicos NÃO porosos , lã (perlon) e/ou esponja. 2ºFiltragem Quimica- o uso do carvão activado está ultrapassado hoje em dia só sendo utilizado em ocasiões especificas(após tratamento com medicamentos), mas as resinas são utilizadas por alguns aquariofilistas. 3º Filtragem Biológica: Massas porosas onde as bactérias benéficas(nitritificantes) se vão alojar e se reproduzir. A iluminaçao que tenho é a seguinte uma lampada life-glo 30W e uma daylight de 30W sera que esta bem? Isso depende das plantas que queres ter.... para teres 1 ideia daquilo que estou a dizer ficas a saber que existem plantas que vivem bem com 0,25 watts de luz por litro de água e outras para estarem bem necessitam de + de 1 watt por litro... Quero colocar-lhe plantas naturais mas para isso preciso de saber como e o que devo fazer para montar o fundo e que plantas devo escolher Deves estar a referir-te ao substrato a utilizar,certo? Isso só dá para responder, quando esconheres as plantas, pois se por exemplo quiseres ter anúbias, fetos de java e valisnérias não necessitas de nenhum sustrato fertil e nem de aumentares a potencia da luz que tens de momento.Com plantas mais exigentes vais ter de gastar mais uns euros em iluminação, substrato e injeção de co2.... Estás a esquecer-te do pormenor mais importante na aquariofilia: Quais os peixes que queres ter? É que esse factor é que vai determinar as plantas que podes ter e a decoração que vais ter , pois na aquariofilia o que é engraçado é fazermos do nosso aquário o meio ambiente em que as espécies que gostamos vivem na natureza. a isso chama-se Biotopo. Cumps Antonio Silva Citar Cumps António Silva APC#128
Recommended Posts