ciclo do aquario!! ajuda please!!


nunomaua

Recommended Posts

Boas! Estou a tentar fazer o ciclo do azoto num aquario onde tive peixes de agua fria e agora queria por peixes de agua quente. Retirei toda a agua do aquario e limpei com pano húmido.

Agora queria ajuda para compreender os níveis k o aquario me vai apresentando no ciclo do azoto para saber quando posso por finalmente os peixes. Aki vao as condiçoes actuais:

 

- Aquario de 30l

- Filtro interno de carvao activado com debito de 50-200 l/h

-Termoestato de 50w

- Plantas artificiais

- Areão

 

Os níveis estão em :

Ph - 7,2

Amonia - 0,9

Nitratos - 110 mg/l

 

~Estou a fazer TPAs de semana a semana com aspiração do fundo á volta de 20% da agua. e os testes a medir antes da TPA.

Por favor necessito de ajuda e esclarecimento visto este hobby ter muito mais ciência do k parece!!

O meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto houver amonia o ciclo não estará completo, o estranho é teres amónia e nitratos, mas se n tens teste de nitritos...

 

Há quanto tempo iniciaste o ciclo?

 

Ciclo Azoto

 

n-cycle.gif

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Iniciei o ciclo aí á umas 5 semanas. Só nas ultimas 2 semanas é k fiz as TPAs. Tenho posto alguma comida lá dentro. Já tentei ter lá um molly mas morreu passado 2 dias.

Pois não sei se estou a fazer bem. Por isso e que busco conselhos para seguir a melhor forma!!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já deverias de ter a amónia a zeros, diz-me uma coisas tens teste de PH , NO3 e NH3/NH4 ? são estes os testes que tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tens novos valores de testes? Fizeste-os antes de pôr a molly? Podia estar no pico de amónia ou nitritos.

 

Isso do areão é disparate!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então tens os testes e não os fazes antes de pôr o peixe??? Qual é a lógica?
Isso não se faz...tendo os testes deves sempre testar antes de colocar peixes.

 

Faz e depois partilha aqui os resultados para podermos ajudar.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estou de novo! Demorou má já cá então os resultados dos testes. Afinal eu tenho andado a interpretar o teste de amônia mal. Visto ser para amônio e amônia eu andava a ler os resultados do amônio. Bom então aki vai:

 

PH 7,4

Nitratos 110 mg/l

Amônia 0,009 mg/l

 

Espero k sirva e k sirva para me ajudarem!!

 

Pois realmente colocar peixes sem testar água e coisa d maçarico mas e mesmo por isso k vos estou a peito ajuda. Pra ver se faço as coisas bem desta vez!!

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dava jeito um que medisse os nitritos, mas acho estranho conseguires medir uma quantidade de amónia tão baixa, mas tá mesmo quase a desaparecer, mantém os testes e nos próximos dias deverá desaparecer mesmo.

 

Faz mais uma TPA de 20 ou 30%

 

Daqui a uns 3/4 dias faz novo teste, deve estar tudo ok nessa altura. Se conseguires o de nitritos, era o ideal!

 

Com calma o ciclo fecha...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom a TPA só poderei fazer na 4a. E já agora aspiro o fundo??

Vou também tentar arranjar os testes de nitritos. Aki na zona n achei ainda.

E talvez tentar arranjar um teste só para amônia!! K seja mais preciso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Se vais aos Estados Unidos podias-me trazer umas cenas de lá?

É pouca coisa e não deve interferir com esse teste à amónia, com resolução de mais de TRÊS CASAS DECIMAIS, que deves certamente ir buscar à NASA!!!

 

Se prometeres que me trazes as cenas digo-te já que o ciclo está mais que terminado, e já agora a boa notícia, que isso de areão não é disparate nenhum.

Só te digo o porquê é depois de ter as cenas comigo, estou farto de ser enganado por pessoal que diz que vai aos states e depois vai-se a ver e é mentira.

 

Have we got a deal?

 

 

 

Abraço

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Babykhan o Alentejo n e conhecido pela abundância d coisas específicas!!

Mas testes só há nos USA? Então n preciso ir. Peço ao meu amigo Obama k ele manda-me pela Júlia Roberts quando ela vier buscar o ração para o cão d água k arranjei pra ele.

Fora de brincadeiras eu sou novato nisto.

Mas gostava de aprender

Se houver pessoal disposto a ensinar melhor!!

Digo eu k n percebo nada!!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Babykhan, não percebi esse teu comentário despropositado, também acho que são demasiadas casas decimais para um teste caseiro, mas não há necessidade dessas "bocas". Estamos aqui para partilhar conhecimento com quem precisa.

Já agora, explica porque o ter pouco areão poderia originar a morte da molly...

 

nunomaua, podes aspirar o fundo aquando da tpa, mas não vejo grande necessidade neste momento, pois não estará muito sujo.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Babykhan o Alentejo n e conhecido pela abundância d coisas específicas!!
Mas testes só há nos USA? Então n preciso ir. Peço ao meu amigo Obama k ele manda-me pela Júlia Roberts quando ela vier buscar o ração para o cão d água k arranjei pra ele.
Fora de brincadeiras eu sou novato nisto.
Mas gostava de aprender
Se houver pessoal disposto a ensinar melhor!!
Digo eu k n percebo nada!!
Cumprimentos

 

Testes a amónia com tantas casas decimais provavelmente só os haverá nos states...

 

Não achas que testes à amónia são despropositados num aqua plantado, e que um aqua com plantas artificiais deveria ter peixes também eles artificiais?

O facto de seres 'novato' ainda complica mais as coisas, não só porque se não souberes o que estás a fazer podes arranjar problemas, como a falta de leitura e pesquisa as potencia.

 

Sabes que há um tipo chamado Obama, no entanto confundes Amónia com Amoníaco, conheces uma sujeita de nome Júlia Roberts e se calhar por isso tens plantas artificiais, forneces ração para o bo (serão as iniciais do nome do dono?) mas apesar disso morre-te um peixe chamado molly sem que saibas porquê, e ainda afirmas que não percebes nada?

 

Aqui espalhados pelo Fórum, há vários tópicos que alguém se deu ao trabalho de escrever.

O membro ThunderDrum apontou-te um, apesar de não saber que é no 'areão' (substrato) que se instala a maior parte da colónia das bactérias que metaboliza a amónia, mas mesmo assim deixou o link.

Não achas que deverias tentar ler, mesmo que na diagonal o que por lá se diz?

Digo eu, pois como afirmas que estás interessado em aprender, podes e deves estudar.

Babykhan, não percebi esse teu comentário despropositado, também acho que são demasiadas casas decimais para um teste caseiro, mas não há necessidade dessas "bocas". Estamos aqui para partilhar conhecimento com quem precisa.

Já agora, explica porque o ter pouco areão poderia originar a morte da molly...

 

nunomaua, podes aspirar o fundo aquando da tpa, mas não vejo grande necessidade neste momento, pois não estará muito sujo.

 

ThunderDrum, se não percebeste não to vou conseguir explicar.

Reconheces ao menos que o resultado transcrito deve provavelmente estar errado, já é bom.

Quanto às 'bocas' foi a maneira que encontrei para reagir ao teu comentário, preferi exprimir-me assim do que questionar-te sobre a baboseira do "Isso do areão é disparate!".

São 'bocas' dessas que levam à confusão, não os disparates que escrevo! Agradeço-te e a quem escreve coisas dessas, no entanto, pois divertem-me.

 

Esperas por um resultado de um teste aos Nitritos para 'ajudar', e dizes que o disparate é ter areão ao invés de aconselhar a tirar as plantas artificiais?

Eu, da mesma forma, aconselho outro teste, a PCB's, solventes e sendo possível metais pesados nessas mesmas plantas artificiais ou até retirar (se presente) o chumbo que as afunda.

 

Mas isto sou eu que comento de forma despropositada.

 

 

 

Abraço

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Babykhan, estes teus comentários são despropositados, estamos aqui a trocar alguma info sobre aquariofilia e a tentar ajudar um novato e vens para aqui com trocadilhos e confusões desnecessárias.

 

Dizes que testes são desnecessários num plantado? Essa é nova...para não falar da cena dos peixes/plantas artificiais. Por acaso tinha pensado em sugerir plantas naturais, não o fiz para não o baralhar mais nesta altura. Se o rapaz quer artificiais , tudo bem, ele mais tarde perceberá e troca pelas naturais.

 

Não vi ninguem confundir amonia com amoniaco, será que sabes que são o mesmo? http://pt.wikipedia.org/wiki/Amon%C3%ADaco

 

Quanto à história do Obama e Julia Roberts, nem vou comentar.

 

Sei perfeitamente que as bacterias se fixam na sua maioria, no areão, mas daí ao peixe morrer por pouco areão (2 dedos de altura num aqua de 30l é pouco?) vai uma grande diferença! Quando muito morreu por falta de bacterias para metabolizarem a amonia, não por ter pouco areão.

 

A única coisa certa que dizes é a de que o nunomaua deveria ler a info que lhe foi dada. Não sei se leu, apenas tento ajudar no pouco que sei.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Lamento então ter incomodado.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!! Bom isto esteve complicado para a disponibilidade pra poder publicar os resultados dos testes mas aki vai:

PH 7.0

Amônia 0,006 mg/l

Nitratos 110 mg/l

 

Isto 1 dia dps da TPA sem aspirar fundo.

Ta difícil pra descer os nitratos.

A amônia já começa descer.

Já agora n tava a espera d um post simples como este desse em discórdia.

Já li o tópico k pôs thunderdrum.

Espero k n tenha desistido de me ajudar!!

Os meus cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.