Doença urgente (possivel ser ictio)


Recommended Posts

Boas tenho um aquario de 96l com os seguintes peixes

3kuhlis

3mollys

3neon tetra

1labeo bicolor

6guppys

2limpa vidros

e uma pequena colonia de red cherrys devem ser 5 de momento

 

 

hoje fiz uma tpa de 30/40 litros já a tinha que fazer e depois como vi uma molly cheia de pintas brancas e conforme estava a molly estava uma kuhli e alguns dos restantes com uma ou outra pinta...

Pelo que pesquisei deve ser ictio
ZuabYVL.jpg

aqui vai uma foto da minha kuhli com as ditas pintas a temperatura está aumentar para os 30 graus, sal não posso por,

o que posso fazer?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A confirmar ser ictio, deverá desaparecer com o aumento da temperatura, ou em ultimo caso usa um medicamento apropriado. Pesquisa sobre os nomes, há vários.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual é a água que utilizas, rede publica ou garrafão ?

Usas algum condicionador e bacterias quando fazes as TPAs ?

 

Pergunto isto, porque o ictio teve de ter alguma origem.

 

Quanto ao problema em si, e relativamente á aumento de temperatura, é correcto, pois os parasitas não se reproduzem acima dos 28º, e 30º é o que usualmente se faz para este caso, depende a fauna que tenhas e quanto tempo aguentam essa temperatura.

 

Se não vês melhorias o aconcelhado é iniciares um tratamento com produto especifico, e desses existem vários, uns com dias de interrupção, outros sem, uns de 2 semanas, outros de 6 dias, tudo varia em função do produto.

 

Espero que resolvas o problema sem baixas,

 

Cmpts

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado a todos, e a agua usada no aquario é da rede publica e a nivel de tratamento uso SERA aquatan e SERA nitrivec.

Possíveis origens

 

-penso que pela qualidade da agua não seja porque desde de o inicio do aquario até agora a unica alteraçao que houve foi de ph e foi por ser introduzido um tronco

 

-variações de temperatura é quase nula muito raramente desce um grau e depois acaba por voltar aos 26

 

- o que eu penso que possa ser é um peixe que já veio contaminado por exemplo tinha uma molly que ja vinha com uma pinta branca( comprada em loja) mas mais parecia uma escama levantada e e tive um neon que morreu mas penso que seja doença dos neons e quando comprei os guppies houve uma femea que começou a ser menos ativa e quando reparei na molly cheia de pintas (quase que pareceu que foi dum dia para o outro) metia em quarentena num aquario de 17 litros mais a tal guppy femea menos ativa e outra guppy que tinha umas pintas

 

-Luz tenho posto 8 horas

 

-A minha flora so tive dois pés comprados em loja e o resto foi em particular de uma poda será que foi dai?

 

E de momento não tenho azul de metileno nem nenhum tipo de "medicamento"

Editado por Miguel Torrão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparenta mesmo ser ictio, este é provocado pelo protozoario Ichthyophthrius multifiliis, que, quando atinge a fase adulta solta-se do peixe e espalha-se por todo o aquário envolvendo-se numa matéria gelatinosa onde se reproduzem muito rapidamente. Podemos estar a fazer tratamentos, que aparentam estar a resultar, mas sempre fica qualquer coisa, pois a gelatina protege os novos cistos até que estejam prontos para se libertarem e voltam a atacar os peixes.

Dado que a gelatina não consegue solidificar a temperaturas superiores a 28º, o segredo é atacar a doença nessa altura, não deixando que o parasita se reproduza.

Assim, para se resolver de vez o problema, é necessário manter a agua com a temperatura acima dos 28º durante 18 a 20 dias para se quebrar o ciclo de vida do parasita.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessitas de substituir as matérias filtrantes, aliás, nem deves.

 

Podes fazer o tratamento, no entanto não deves esquecer que a temperatura acima dos 28º durante 18 a 20 dias é a arma para se quebrar o ciclo de vida do parasita.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ja iniciei o tratamento é de 4 dias vamos ver como resulta e a temperatura vou manter então por mais uns 20 dias.

Depois vou dizendo como está a correr ;D

Vamos la ver se nao tenho nenhum baixa e se houver que pelo menos nao seja dos mais importantes para mim (labeo bicolor e kuhlis)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já fiz o tratamento e agora estou a manter agua com a temperatura nos 29 graus e vou continuar ate dia 18+/-, de baixas tive 2 guppys, uma molly e um neon.

Com o aumento da temperatura uma guppy femea que ja devia de vir gravida da loja deixou me 7 alevinos que estão numa maternidade.

 

E agora só tenho uma duvida quando é que posso fazer TPA's?(já vão 5 dias que o tratamento por quimicos acabou)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Olha conseguiste resolver o problema d ictio d teu aqua? Se sim, para alem d aumentares a temperatura que medicamento usaste?

É que eu usei esha2000 e nada.. :(

Para alem da tpa, apos usares medicamentos no aqua deves usar durante alguns dias, 3 dias pelo menos, carvao activo. Ajuda a eliminar todos os vestigios quimicos do medicamento da agua.

Cmps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim aparenta estar resolvido, não há sinais de peixes doentes mas continuo com a temperatura nos 28/29 graus para ter a certeza que não volta a atacar, o medicamento foi este: "Waterlife Protozin"

http://www.waterlife.co.uk/waterlife/images/protozin2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais