O meu primeiro aquário a serio " ou tentativa disso "


Nemo17

Recommended Posts

Sobre a água, tem cuidado para não estares a referir-te a água destilada!
Pergunta no laboratório que água é estar e como é que eles fazem para limpar (se usam filtro de osmose inversa ou carvão activo)

Mas a menos que queiras estar a mover 40litros por semana do laboratorio para a tua casa, convem saberes como é a tua água da torneira, muito mais pratico

 

 

Limpa o aquário com um limpa vidros/desengordurante mas o senão disto é teres de ter a certeza que o produto foi TODO removido do vidro interior, tens de ser bem minuscioso!

Eu uso alcool e um pano de micro fibras para fcar limpinho :)

Para um aquário pequeno deste tamanho, pensa primeiro num ambiente com 2-3 espécies de fauna, não metas muito molhe porque não fica natural,

Por exemplo podes pensar em fazer um biotopo africano ou amazonico, dependendo nos parametros da tua agua :)

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Mas a menos que queiras estar a mover 40litros por semana do laboratorio para a tua casa(...)

 

 

A água é de uma fonte testada em laboratório...

 

40l/semana? Então o aqua é só de 35l...as TPA's serão de 3.5/7l por semana...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se no caso dele for prático fazer isto tudo bem, mas tava-me a referir á primeira vez e num caso futuro de um aquario maior,

 

Tou só a dar a noção que pode não ser muito prático :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tens o aquário vazio experimenta como o teu pai disse, talvez molhando só um pouco num pano.

Eu sempre lavei os meus com agua e um pouco de limpa vidros por causa do calcário, depois passo só por agua, deixo secar, encho todo de agua e fica uns 2 dias para eliminar vestigios que possam ter ficado, tiro a agua toda, volto a encher e a esvaziar.

 

Obrigado pela dica !

 

Não uses lixivia, quando muito dilui bastante...

 

Um pouco de alcool foi o que usei, evapora melhor e deixa menos residuo...

 

estou a pensar usar alcool também, obrigado pela dica

 

 

Sobre a água, tem cuidado para não estares a referir-te a água destilada!
Pergunta no laboratório que água é estar e como é que eles fazem para limpar (se usam filtro de osmose inversa ou carvão activo)

Mas a menos que queiras estar a mover 40litros por semana do laboratorio para a tua casa, convem saberes como é a tua água da torneira, muito mais pratico

 

 

Limpa o aquário com um limpa vidros/desengordurante mas o senão disto é teres de ter a certeza que o produto foi TODO removido do vidro interior, tens de ser bem minuscioso!

Eu uso alcool e um pano de micro fibras para fcar limpinho :)

Para um aquário pequeno deste tamanho, pensa primeiro num ambiente com 2-3 espécies de fauna, não metas muito molhe porque não fica natural,

Por exemplo podes pensar em fazer um biotopo africano ou amazonico, dependendo nos parametros da tua agua :)

 

a água é de uma nascente, e é uma água que é engarrafada, não é água destilada, mas é água sem químicos nenhuns nada de cloro nem nada disso mas que se encontra 100% potável .

 

aqui vão as fotos da bomba e do termostato :

 

oegg.jpg
Uploaded with ImageShack.us
3u71.jpg
Uploaded with ImageShack.us
jtfv.jpg
Uploaded with ImageShack.us
nfey.jpg
Uploaded with ImageShack.us
que acham ? na ilustração do termostato está lá que deve estar todo 100% dentro de água,acho que é o que vou fazer ...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for água de nascente ainda melhor, mas só disse aquilo para saber se te referias mesmo a este tipo de água e para saber se vai ser prático estares sempre a dirigir-te ao local para ir buscar a água, só isso :)

Eu por mim tambem usava sempre água de nascente cá da ilha mas no meu caso estar a percorrer 30 km de cada vez que necessitava de água, não dava geito lol

 

Usa o termostato dentro de água, até que é obrigatório teres o vidro todo submerso, mas aconcelho-te a de vez em quando ires verificando com o termómetro se a temperatura está correcta,

Não vá acontecer o termostato colar e a temperatura subir até nao poder mais :/

 

A bomba de ar vai dar para o necessário, apenas tem em conta que em caso de a bomba estar ao nivel ou debaixo do nivel de água, tens de comprar uma válvula sem-retorno (1-2€ maximo) senão corres o risco de a água entrar para a bomba e danificar o sistema dela,

Compra tambem a pedra difusora, senão as bolhas são muito grandes e é uma confusão ;)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tiago nicolau muito obrigado pelas dicas , hoje lavei o aquario o melhor que consegui, mas não consegui grandes resultados, mas ok, estou a começar e os resultados são apenas de calcário de o aquário esta á uns anos sem ser usado.

 

montei o filtro e fiquei com uma questão, sera que o filtro que tenho não é grande de mais para o meu aquário ? vou postar fotos do filtro em questão e de como fica no meu aqua...

 

8mlv.jpg
Uploaded with ImageShack.us
2rss.jpg
Uploaded with ImageShack.us
o filtro deve ficar a uns 2 cm do fundo, eu queria decorar o aquário e ai está a minha duvida, sera que o filtro ira funcionar a 100% se o fundo lhe tocar " ou quase tocar " é que se não der vou ser obrigado a comprar um novo...
desculpem estar a ser chato, mas quero mesmo começar neste mundo dos aquários mas não quero fazer asneiradas .
muito obrigado a todos, tem sido mesmo 5* :smile2:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto parece-me uma biobox, confirma a ver se não é!

 

Eu comprei o meu aquario com uma, e fui logo trocar para um sem isto porque para limpar não dava muito geito e ficava-se muito limitado caso fosse comprar um filtro externo, que foi o meu caso :)

 

Só se é chato quando as perguntas são fruto de falta de pesquisa básica, o que não parece ser o caso :)

 

Nem sei o quanto aprendi em 1-2 meses desde que vi este forum,

Tenho sorte de ter tempo para pesquisar muita coisa e saber filtrar informação, pois isto é mesmo um mundo novo :D

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só lá vi biospace em grande, não diz mais nada, ao menos no bio acertaste lol

 

eu felizmente não tenho tido tempo para vir á net como dantes" estava desempregado e agora já não" mas prontos ...

 

gostava era que alguém me tira-se a duvida que tenho é que se o filtro não for indicado amanha posso ver em beja um externo e se tiver dinheiro compro outro e resolvo já a situação, a serio estou desejoso de ver o aquário com peixes ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado pela dica Manuel Resende e Tiago Nicolau

 

eu apenas queria saber porque queria comprar químicos, decoração e isso e não queria gastar muito dinheiro de uma vez, e se este desse para aguentar um ou dois messes era bom, pois o investimento seria mais suave ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisa que menos deves poupar é sem duvida o filtro e depois é o termostato, coisas vitais que se avariarem é grave :)

 

Vê nos classificados que encontras bons filtros externos, tal como o eheim 2213, classico e que é dos melhores :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como o Tiago diz, se o que tens da para aguentar 2 meses até juntares uns trocos, dá, faz um declive significativamente grande nesse zona. Mas cedo te vais aperceber que assim que tiveres que fazer limpeza ao filtro, isso nao da grande jeito. Claro que por vezes não é só a questão do filtro mas sim as matérias filtrantes que lá colocas.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sê bem-vindo, a este maravilhoso mundo da aquariofilia!

 

O pessoal anda a esquecer-se da ansiedade que teve, para ver peixes a nadar, quando começou nisto.

 

Há vários aspectos que ainda não vi referidos:

1º - Regra dos 2 litros de água por cada cm de peixe

Ou seja, com um aqua de 35l (brutos) deves descontar o volume do areão e dos elementos decorativos.

Se queres peixes grandes poderás ter 3 peixes com 6cm, em tamanho adulto. Se os comprares pequenos deves perguntar ao vendedor qual o tamanho que irão atingir em adultos.

2º - Quando começamos um aquario, ainda não existe um chamado "filtro biológico" de bactérias que demoram um certo tempo a aparecer. Essas bactérias convertem o amoníaco em nitritos. Assim deve deixar-se o filtro a funcionar durante 24horas (no mínimo) só com a água, termostato e plantas. Começar por introduzir um peixe e gradualmente ir introduzindo outros.

3º - Torna-se muito mais fácil cometer erros num aquário pequeno do com um maior.

Se diluíres umas colheres de açúcar na banheira, não consegues adocicar a água do banho... apenas o consegues num recipinte muito mais pequeno.

Se fores mínimamente habilidoso, poderás comprar o vidro, uma estrutura de alumínio, silicone para aquários e construires um. Sai muito mais barato.

4º - O local para colocação do aquário não deve ser perto de uma janela, pois a incidência directa da luz solar irá provocar o aparecimento de algas.

A base que fores usar para colocares o aquário deve ser bastante robusta para aguentar o peso. Se calculares por alto com um litro+-= kg um aqua razoável pode pesar mmmuuuiittooo.

5º - Os peixes não sabem parar de comer, chegam a rebentar, por comerem a mais. Um erro comum em iniciantes é dar comida a mais. A comida que deres deve ter desaparecido ao fim de 5 minutos. Se passarem um dia sem comer, não morrem. Se passarem um dia a comer morrem mesmo.

 

Estas são apenas algumas das dicas, que para já me estou a lembrar... A minha memória já não é o que era.

Mas a principal dica: vai buscando sempre mais e mais informação.

Eu comecei vai para 20 anos (já?) e todos os dias aprendo mais uma.

 

Abraxus,

capagebe

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma se é uma biobox, se for mais vale trocares por outro filtro. Quanto a ser externo ou não, depende do que queres/podes investir, mas para um aqua tão pequeno se calhar mais valia um de cascata.

  • Votar + 1

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma se é uma biobox, se for mais vale trocares por outro filtro. Quanto a ser externo ou não, depende do que queres/podes investir, mas para um aqua tão pequeno se calhar mais valia um de cascata.

Também concordo.

Um filtro interno vai "roubar" capacidade real, e um externo não se justifica com um aquário tão pequeno.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal mais uma vez obrigado a todos pelas dicas, hoje fui a beja e comprei mais umas coisitas para o meu aquário.

 

e aqui vai uma foto do material que comprei .

 

g8sz.jpg
1 pedra difusora
1 valvula sem retorno
2 plantas de plastico para decoração
1 termômetro
1 filtro de cascata para 75 L " penso ser o suficiente "
não resisti e fui testar tudo ligado e ficou assim :
hetw.jpg
não comprei nada para o fundo do aquário pois não sabia o que comprar, não quero pedras com cores pois deixa o aquário a parecer pouco real, queria algo tipo terra mas a unica que tinham lá acho que era para tartarugas " pelo menos era apenas o que dizia na embalagem " .
quanto aos químicos fiquei tão baralhado com tanta coisa que lá havia e como não sabia o que comprar resolvi ficar quieto e ver bem quais é que tenho que comprar, e como para a semana devo voltar lá mais uma ou duas vezes resolvi pesquisar mais um pouco antes de gastar dinheiro .
mais uma vez obrigado a todos :)
Editado por Nemo17
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu não uso nada a não ser água, para lavar o que quer que seja que fique em contacto com a agua do aquário.

O próprio cloro que nós bebemos num simples copo de água da torneira é tóxico para um peixe.

Os peixes são muito sensíveis.

A própria água das TPA`s deve ser tratada com aqua safe ou, como eu faço, deixada a repousar 24h em garrafões abertos para evaporar o cloro.

O limpa-vidros só uso no exterior dos vidros e sempre com o cuidado de não entrar em contacto com o lado interior.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desmistificando um pouco a paranóia da água com cloro, se fizerem uma TPA até 30% no vosso aquário e usarem água da companhia (com cloro e sem nenhum anti-cloro), nenhum peixe vos vai morrer por causa disso.

Amigos, os peixes poderão vir a morrer ou não é porque o cloro possivelmente eliminou grande parte da colónia de bactérias existentes dentro do vosso aquário, ou seja, chamando as coisas pelo devido nome, morrem intoxicados mas não pelo cloro.

 

desmistificando ainda mais um pouco, os condicionadores não servem apenas para eliminar o cloro bem como a sua utilização pode e deve ser alargada a águas sem cloro.

Os mesmos também servem para aglutinar alguns metais pesados que por sua vez também podem provocar danos aos peixes.

 

E depois há o "Ti Manel" (não me refiro a ninguém em específico, apenas para retratar humoristicamente um pouco a situação) que pimba pa dentro do aqua agua da torneira e Tpa´s são quando já não consegue ver os peixes, etc, etc e os peixes andam lá todos...enfim, são métodos.

Editado por Manuel Resende
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais :)

 

Claro que água da torneira não tratada é sempre um risco, especialmente após uma enchurrada em que até para nós não é aconselhada,

 

Eu trato a minha com Prime, e ajuda bastante no tratamento,

 

Tambem é importante frisar a importancia de colocar a água á temperatura do aquario caso a tpa seja muito grande

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos, mais uma vez obrigado a todos pelas dicas :)

 

o meu aquário ja tem lá dentro uns peixinhos assim como a decoração , a agua está a ser tratada apenas com o easybalance e o contralck que foi o que me foi indicado na agroloja como o tratamento básico indispensável, mas agora estou com um pequeno problema ...

 

o meu filtro marina s20 trazia lá dentro 4 embalagens de matérias filtrantes, e apos quase 3 semanas a filtras a agua já dá para se notar os filtros usados, ate aqui nada de mais e penso que seja algo normal . o meu problema é que tenho procurado online as saquetas de slim filter cartridge e não encontro sem ser no ebay, eu ate podia mandar vir por a net sem problemas mas queria mandar vir de uma loja nacional, um amigo do meu pai aconselhou-me a em vez de meter estes cartões meter outras materiais filtrantes, carvão ativo dentro de uma meia de senhora, e uma espécie de uma esponja que eu não sei o nome. alguém me sabe dizer se isto funcionaria? e segundo ele ficaria mais barato e muito provavelmente ate seria muito mais eficaz pois poderia escolher vários tipos de materias filtrantes diferentes .

 

alguém me pode dar alguma dica sobre isto pf?

 

já agora as saquetas são estas :

 

Hagen-Marina-Slim-Filter-Bio-Carb-Replac

 

depois logo mais meto umas fotos do aquário .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem aqui fica a foto do meu aquário .

 

fc04.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

uma questão como sei se uma guppy esta gravida? é que tenho uma que parece estar, tem a parte da barriga mais preta e parece um pouco maior do que devia em relação as outas guppys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos, mais uma vez obrigado a todos pelas dicas :)

 

o meu aquário ja tem lá dentro uns peixinhos assim como a decoração , a agua está a ser tratada apenas com o easybalance e o contralck que foi o que me foi indicado na agroloja como o tratamento básico indispensável, mas agora estou com um pequeno problema ...

 

o meu filtro marina s20 trazia lá dentro 4 embalagens de matérias filtrantes, e apos quase 3 semanas a filtras a agua já dá para se notar os filtros usados, ate aqui nada de mais e penso que seja algo normal . o meu problema é que tenho procurado online as saquetas de slim filter cartridge e não encontro sem ser no ebay, eu ate podia mandar vir por a net sem problemas mas queria mandar vir de uma loja nacional, um amigo do meu pai aconselhou-me a em vez de meter estes cartões meter outras materiais filtrantes, carvão ativo dentro de uma meia de senhora, e uma espécie de uma esponja que eu não sei o nome. alguém me sabe dizer se isto funcionaria? e segundo ele ficaria mais barato e muito provavelmente ate seria muito mais eficaz pois poderia escolher vários tipos de materias filtrantes diferentes .

 

alguém me pode dar alguma dica sobre isto pf?

 

já agora as saquetas são estas :

 

Hagen-Marina-Slim-Filter-Bio-Carb-Replac

 

depois logo mais meto umas fotos do aquário .

esse amigo do teu pai é sensato.

muita gente faz isso e não tens mais problemas em andar atrás dos originais.

o carvão normalmente só se usa para filtrar alguma medicação, outros químicos que queiras limpar da agua.

Por norma não está lá a fazer nada a não ser ocupar espaço útil de outras matérias mais importantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem aqui fica a foto do meu aquário .

 

fc04.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

uma questão como sei se uma guppy esta gravida? é que tenho uma que parece estar, tem a parte da barriga mais preta e parece um pouco maior do que devia em relação as outas guppys.

está a ficar interessante. Parabéns.

 

A guppie distingues pois a "barriga" realmente fica um pouco mais escura mas acima de tudo bastante mais "gorda" também

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.