Recommended Posts

Publicado

Boa noite

Aqui está o set'up do meu nano reef de 45lt.

Iluminação: Calha power compact 2 x 36W (Fotoperiodo de 10 horas)

Movimentação/bombas:1 power head Heim 600lt/h. e 1 power head

Maxi-jet 400lt/h.

Escumador: Berlin Air lift 60 da Red Sea

Substracto Tipo/Quantidade: Areia viva 10kg.

Rocha viva (Kg): 11kg.

Aquecimento: 1 termostato de 50W da Rena

No que diz respeito ao povoamento tem:

1 Sabella

1 Xénia castanha

Neste fim-de-semana fiz a 1ª tpa com água natural 5lt. e aproveitei para recolocar algumas rochas, pois não me agradava muito o layout; acontece que agora apareceram uma espécie de pontos brancos minúsculos na água, agarrados aos vidros, às bombas e termostato dá a ideia que até têm patinhas. Quando apago as luzes fica tudo mais calmo, mas assim que as ligo começam a andar de um lado para o outro na água. A sabella está quase sempre escondida e a xénia encolhida.

Será que alguem me ajuda?

o que é isto e como é que me hei-de livrar desta praga?

Peço a vossa ajuda o quanto antes.

Obrigada.

Carla

Aqui está uma foto dos ditos pontos brancos com patas (é dificil perceber na foto)

Pic_4601_8.jpg

E já agora também me apareceu na rocha este género de flor, será prejudicial para o aqua?

Pic_4601_9.jpg

E esta é diferente , tem uma espécie de pé, será prejudicial?

Pic_4601_10.jpg

Publicado:

Olá Carla.

Na 2º e na 3º fotos, sao sebelas que ja vêem na R.V. ainda bem que as tens, nao é prejudicial, na 1º foto nao dá muito bem para perceber, mas poderá ser pulgas do mar, ou são uns bichinhos bue de pequenos com mtas patas, que eu não sei o nome, mas se isto te serve de consolo, eu tenho montes deles agarrados á RV e no vidro,dizem que isso é bom sinal

Nada disso é motivo para te preocupares, isso é normal.

Cumps

Marco.

Publicado:

Olá

Obrigada Marco pela ajuda, fiquei mais tranquila.

Afinal penso que o meu nano vai no bom caminho.

Espero poder continuar a contar com todos vocês para me ajudar.

Carla

Publicado:

olá Carla...

como o Marco o disse , na 1ª foto são mesmo pulgas do mar ou alguns bichinhos mas são bons... quer dizer que a RV tem muita vida... e os peixes normalmente chamam-se PETISCO :(

tambem tenho aquilo da foto 2 , ouvi chamarem pólipos :( mas não sei...