Primeiros Passos Neste Mundo


Recommended Posts

Olá eu sou o Gonçalo e sou um novato nesta coisa chamada "aquariofilia", este bicho pegou-me desde o momento em que era pequeno e seguia os peixes no aquario do meu pai.E desde ai que tenho o sonho de construir o meu proprio aquario!Eu tenho varias perguntas e sou um real "nabo" nesta parte da teorica..

 

Agradeço desde já todas as respostas que me derem,sejam elas boas ou más!

Então aqui vai:

 

1-Existem filtros silenciosos ?Ou que façam menos barulho que o normal?Sao muito caros?

2-Quais as melhores espécies para iniciação?

3-Existe alguma litragem recomendada para começar?Nem que seja pelo preço do aquario?

4-O que sao TPAs?Com que frequencia devem ser feitas?

5-Com que plantas posso fazer aqueles tapetes?Sao plantas que precisam de muitos cuidados?

6-Posso inserir objectos vindos da praia em aquarios?Se nao existe algum procedimento que deva fazer antes de as colocar?

7-Peixes e camaroes podem viver no mesmo aquario?Ou apenas nao podem viver com peixes que possam comê-los?

8-O que devo fazer antes de inserir os peixes no aquario?

9-Quais os componentes basicos de um aquario?

 

Por agora é tudo!Obrigado pelas vossas respostas!

Editado por GonçaloBarreiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Bem vindo Gonçalo.

Um "nabo" não fazia estas perguntas,errava umas quantas vezes e só depois perguntava.

Além de que ninguém nasce ensinado, agora respondendo às tuas perguntas.

1- vai depender do que queiras como filtro, e para que litragens, mas pesquisa um pouco depois de decidires o tamanho do aqua.

2- se for peixes diria guppies, se for camarões, neocaridina davidi Red cherry

3-há um velho dito que diz que deves comprar o maior que o teu orçamento aguentar, isto porque quanto maior o Aquário mais estável se torna.

4-TPA (Troca Parcial de Água),deves fazer semanalmente, eu faço 10% do volume do aqua(ex: aqua com 50L fazes 5L)

5-há varias plantas mas para principiante não é muito recomendado, requerem muitos cuidados tais como iluminação apropriada, CO2, fertilizantes.

6-não te aconselhava

7-se for um Aquário grande com muitos esconderijos e muitas plantas, até que dá mas depende dos peixes, embora os camarões vão andar sempre em stress, eu gosto de manter separado.

mais questões não hesites, até que vais ter mais de certeza, mas pesquisa no fórum e se tiveres dúvidas acerca do ciclo do azoto ou outros cá estaremos para te ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8- deverás decidir se queres ter plantas um pouco mais exigentes e colocares ou não substrato fértil, seguido de uns 5cm de altura de substrato inerte depois alguma água ,depois as plantas depois decorares com troncos devidamente tratados, rochas, depois enches o resto de água colocas o filtro a funcionar.

depois inicias o ciclo do azoto que é extremamente importante. Começas por colocar um pouco de comida dia sim dia não, e precisas de comprar Testes de NH4(AMONIA) PH, GH, KH, NO2 E NO3, para verificares quando começa o ciclo. Há um tópico por aqui do ciclo do azoto pesquisa para ficares bem ilucidado mas qualquer coisa diz .

9-os componentesbasicos são o filtro, a iluminação, o termostato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo é para isso que cá estou, para ajudar-vos e disponível para as vossas dúvidas, para não terem que errar.

Por isso venham de lá mais dúvidas/questões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estava interessado em plantas...Mas nao faço a mínima ideia da variedade que há.No entanto ja andei por aqui no forum e ja conheco pelo menos os fetos de java,musgos de java, a cuba(tapete) e a anúbia.Esqueci-me de dizer uma coisa ja agora,o meu pai é mais experiente que eu,digamos que ele teve aquarios durante 5-7 anos mais ou menos por isso tudo o que me disseres nao é preciso ser o básico do básico :)

 

E Paulo visto que és o moderador dos invertebrados vou já dizer-te que os camaroes realmente despertaram o meu interesse.Qual seria o valor indicado de Litro por camarao ?

 

Obrigado e abraços!

Editado por GonçaloBarreiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o site da Tropica, da dennerle , que tem uma base de dados própria

May The force be with you (mais um para o shrimp side of the Force ).

Os camarões não se regem por esse princípio, podes observar por exemplo os tópicos do Fábio Silva ,ele tem uns 200 em aquas pequenos.

Mas vai observando e quando tiveres mais dúvidas já sabes. ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahah a força do camarãozinho vai estar comigo nao te preocupes,mas estava a pensar em juntá-los com alguns peixes quais as excepcoes dos peixes? Ou se forem menos quais os peixes ideais ou invertebrados para estarem num comunitario com camaroes?

 

Obrigado e Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes só de boca bem pequena, iriatherina werneri, pseudomugil gertudae, Micro rasboras, embora se queres uma opinião minha, não gosto de misturar porque os camarões vão estar sempre em stress.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então vou esquecer a ideia de misturar.Ouvi dizer que pedras calcárias nao podem nos aquas pq baixam o ph é verdade?Existe mais alguma pedra que seja assim?Eu gostava de por algum ramo ou tronco existe algumas arvores que nao possam ser inseridas no aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer é como me recomendaram e fiz: Pegas nas pedras que desejas colocar e troncos e ferves,

Depois colocas num recipiente e metes de molho por 2 dias e testas o PH tanto quando as metes de molho como nos 2 dias a seguir,

Se alterou o PH é porque vai-te ser instável no aquario, mas se a mudança for quase indetectavel pelo teste entao o efeito tampao da agua é suficiente, pelo que me explicaram :)

 

 

Eu tambem sou como tu, mas andei a ler e reler a FAQ e estou mais dentro do assunto,
Ainda nem comecei a fazer o layout nem comprei plantas, e até estou na dúvida se vou pela opiniao de meter água e esperar 15 dias ate meter plantas ou se meto as plantas logo com a primeira água.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, pelo Contrário as pedras calcárias fazem aumentar o PH, existem várias pedras calcárias Dragon stone é um dos exemplos mais há mais.

Isso dos troncos não é bem a minha praia, gosto de usar as comercializáveis, red moorwood, mas há outras e há quem utilize de videira, desde que bem fervida, mas não sou o mais experiente nos troncos, troncos de arvores resinosas deves evitar de todo.

Tiago as pedras só alteram o PH para cima, não necessáriamente coloca o aquário instável, se tiveres um KH alto e queiras ter especies de PH 8 e tens na torneira a água a 7, até aconselhava a utlilizares pedras calcárias, e se calhar até areia de coral, o problema de ph alto é que a amónia se torna mais mortifera, se tiveres algum problema com algum pico de amónia, é muito mais mortifera que por exemplo teres um pico de amónia em 6 PH em que é muito menos mortífera.

Há que ler , mas ler tudo muito bem não só por alto.

Já agora não há que ter dúvidas as plantas entram logo com a primeiras água, e depois podes ir adiocionando ou trocando mas deves colocar logo de inicio, pois também elas tem um papel no ciclo do azoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois pelas dicas!Eu estou mesmo com uma vontade de fazer este projecto andar para a frente mas por enquanto estou de ferias e nao estou em casa...

Existem lojas boas em Lisboa?Devo evitar comprar peixes naquelas lojas de animais do continente e companhia?Devo comprar material e peixes no olx?Devo mandar vir material de fora?Conhecem algumas lojas que possa consultar para começar o meu "vicio"?

 

Obrigado e Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem sim.

Deves evitar mesmo comprar peixes em lojas que não sejam só de animais, e mesmo nessas ás vezes!!!! eu comprava peixes ou a pessoal por aqui no forum que há com qualidade e mais baratos que nas lojas se não houver quem tenha o que queres comprava em lojas de aquáriofilia que há por cá.

Nunca comprei pelo olx por isso não te posso dar feedback, mas mais uma vez te digo tens os classificados aqui do forum, fazes um tópico de PROCURA, e colocas lá o que pretendes. Há quem mande vir de fora que fica muitas vezes mais barato, nunca comprei mas há muitos feedback's positivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece por enquanto as mais caras, há camarões no japão que em leilão, já chegaram a mais de 2.000€, mas para começares deves começar com red cherries ou red rilis e são baratos os cherries até consegues por aqui, por menos de 1€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui que abuso ahah!

Eu ate agora pelo que investiguei,os mais fixes sao:, Red crystal,red cherry,red rili,black tiger,ghost,uns azuis e os orange

Alguma ideia do preço deles?

 

Obrigado e Abraços!

Editado por GonçaloBarreiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cherrie já te disse, os CRS(Crystal Red Shrimp) depende da grade, e dos genes, os red rilis podes encontrar até 5€ black tiger já são um pouco mais carotes por volta dos 9€, Ghost também são em conta os orange poderás encontrar também até 5€.

Dos que mencionas aconselhava ou red cherries ou red rili, ´disse OU porque não podes manter as duas juntas senão vai se perder a linhagem, pois podem fazer cruzamentos, assim como os orange, também não os podes misturar com eles são todos da mesma especie , Neocaridina Davidi.

os azuis não sei quais são, ou melhor podem ser vários, de várias especies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e esqueci-me de dizer nos black tiger também depende da grade e se tem ou não olhos laranja, lol podem ser mais carotes também assim como os topo de gama dos CRS ou CBS(Crystal Black Shrimp).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vindo ao mundo aquático :P

 

1- Tudo depende do tamanho do aquário que queiras..

Como já deves saber existem vários tipos de filtros, os interiores, os de cascata (mochila), os exteriores e os Sumps.

Na minha opinião, os filtros interiores são uma perda de tempo e dinheiro pois afecta no visual do aquário (há quem se importe muito e quem se importe pouco com o visual), para além disso também têm pouco espaço para matérias filtrantes;

Os de cascata ou mochila para mim são a melhor solução para quem tem aquários pequenos pois não ocupam espaço no interior e têm sempre mais espaço para as matérias filtrantes.

Tens muitos modelos e marcas dos filtros exteriores que são usados normalmente para aquários maiores e têm um espaço já considerável para as matérias filtrantes.

Na minha opinião os Sumps são os melhores de todos pois podes escolher o tamanho do mesmo, a litragem por hora da bomba e podes escolher quantos compartimentos de matérias filtrantes podem ter. Não te esqueças que a litragem por hora deve ser pelo menos 5x o tamanho do aquário e quanto mais espaço dentro do filtro tiver melhor.

 

2- Acho que te davas bem a iniciar com guppys ou com neons, pessoalmente não tenho experiência com camarões mas penso que também sejam bons para iniciantes.. Tem atenção se escolheres guppys porque reproduzem-se muito facilmente.

 

3- O pessoal normalmente recomenda aquários entre os 50-60 litros para iniciar. Quanto mais pequeno for o aquário mais difícil é de manter estável.

 

4- TPA = Troca Parcial de Água. Normalmente fazem-se 1 vez por semana cerca de 30% da água do aquário, é claro que diferentes casos exigem diferentes medidas, como as algas há quem aconselhe a mudar 50% ou mais até quando se tem algas.

 

5- Vou dizer-te as que conheço. A mais fácil é Eleocharis Parvula. As próximas duas deves tentar só quando fores mais experiente, são a Glossostigma elatinoides e a Hemianthus callitrichoides “Cuba”

 

6- Bom eu pessoalmente uso duas conchas para fazer o meu Ph subir, tens é de as lavar bem e dar uma fervidela durante uma meia hora mais ao menos.

 

7- Eu como nunca tive camarões não te posso dar certezas mas acho que podem, peixes pequenos que não sejam territoriais penso que não façam mal nenhum.

 

8- Bom antes de introduzir os peixes deves ter o ciclo do nitrogénio completamente feito. Consiste em mais ao menos 30 dias em que o aquário está a criar a colónia de bactérias necessárias para um aquário estabilizado. Há quem introduza peixes para dar início ao ciclo, eu pessoalmente não concordo, podes adicionar comida para dar início ao ciclo. O ciclo do nitrogénio consiste em fazer “tampão” no NH3 NH4 NO2 NO3. Quando o ciclo terminar podes então colocar a fauna, mas sempre de 3 a 5 peixes por semana no máximo para não criares uma subida repentina na amónia.

 

9- Os compentes básicos são mesmo um suporte que aguente o peso do aquário cheio, um bom aquecimento/arrefecimento e um bom filtro.

Bom, espero que seja útil.

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno normalmente faz-se 30% de tpa, quem mais faz além de ti, não conheço???, já agora explica o que consiste fazer tampãp no NH3 NH4 NO2 e NO3, mesmo eu que sei agora fiquei curioso.

e porque dizes que tem de se fazer 50% ou mais se tiver algas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo fazer 30% todas as semanas, foi o que li quando me iniciei...

Bom como sabes antes do ciclo estar completo o Nh3 Nh4 No2 e No3 podem oscilar por vários motivos. Antes de adicionar fauna temos de fazer o chamado tampão nos parâmetros que consiste em estabilizar o Nh3 Nh4 No2 e No3 em números certos e evitar oscilações.

Eu não disse que se tem de fazer 50% de tpa no caso de algas, eu disse que há quem diga que se deve fazer 50% de tpa.

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre colocar as plantas logo no inicio, fico confuso,

 

Percebo em parte a razão para fazer isto, mas não era mais seguro esperar uns dias para estabilizar?

 

Desculpa eu tar a perguntar isto assim mas o dono da loja que frequento disse-me da forma que referi por ser mais seguro, mas fico dividido :/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então é assim Bruno tpa's em aquarios low tech sem mais nada e com pouco animais 10% é o ideal.

20% caso tenhas muitos peixes e ou plantados hi tech, nunca aconselhava 30% é muita mudança de uma vez só para fazer semanalmente.

Continuas a não explicar essa parte do tampão e estabilizar os valores de NH3 NH4 NO2 NO3??? estabililizar não Bruno o NH3 NH4 NO2 devem estar a zeros..

Passo a explicar o ciclo do Azoto Ou Nitrogénio como quiseres chamar. para começar deves colocar dia sim dia não comida no aqua, aí começas o ciclo, porque passado algum tempo essa comida vai deteorar-se e fazer um pico de amónia, durante esse tempo vai se colonizar no filtro bactérias que vão transformar a amónia em Nitritos e outras bactérias vão transformar os Nitritos em Nitratos e aí tens o ciclo feito quando os valores de amónia e Nitritos ficarem a zero e os nitratos são consumidos por plantas e tirado com as tpa e aí sim para retirar o pico de nitratos podes fazer 30% de tpa de dois em dois dias para retirar nitratos, até estabilizar até 25 ppm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.