Criar do zero


bmbarbosa

Recommended Posts

Boas comunidade sou o bruno tenho 26 anos e sou de Valença - Viana do Castelo

 

Venho aqui pedir ajuda/ opinião sobre a melhor forma e como fazer.

Já li em vários fóruns e sites sobre tudo ou quase tudo sobre aquários mas agora só me falta a ajuda de quem tem mesmo aquários e percebe mais que eu.... da mesma maneira que eu ajudo aconselhar pessoas a escolher componentes para desktops do zero e mantendo sempre o preço/qualidade peço que me ajudem mas neste caso neste assunto...

 

O que quero fazer..??

1 aquário com as medidas 60cm de comprimento X 35 cm de largura e cerca de 40cm de altura coisa menos coisa...

Vou mandar cortar o vidro e irei comprar a cola para aquário e as calhas e montar em casa para poupar euros....

quero fazer as coisas com calma e comprar o necessário e depois por ultimo comprar peixes, mesmo depois de ter colocado umas "ervinhas"

 

Duvidas....

1º Que acessórios são indispensáveis como filtros, bombas de para criar bolhas de oxigénio, termostato etc, e que marcas e modelos aconselham... ** e se podiam dizer uma loja online para puder comprar, mesmo que seja lojas diferentes

2º quero colocar algumas plantas naturais... quais? que deem menos trabalho e que ajudem na fauna do aquário.

3º Peixes gosto de neons, limpa fundos e limpa vidros e camarões, que posso colocar mais alguns dentro do género de PH.

4º cascalho e areia aconselhado para fácil limpeza.

5ª Que agua é mais fácil para colocar no ponto, agua garrafão, agua torneira, ou agua de uma fonte (potável claro)

6º devemos colocar tampas no aquario, sim ou não.... tapar completamente, o parcial...

7º que fertilizantes e produtos colocar antes de colocar os peixes e durante a vida do aquário...

 

** as luzes e calhas de iluminação é que ainda não consegui perceber qual colocar...

 

O aquário será para por no hall de entrada, queria algo simples, e que não fizesse muito barulho...

Orçamento máximo que tenho são 150euros +/-.

 

Acho que neste momento é tudo....

a pelicula de fundo quero em azul, tons de verde vindos das plantas, tons preto e branco vindos do areal e cascalho, e com alguns rochedos para esconderijos....

Quanto aos equipamentos não queria aqueles como muitos tem que são botijas e grande maquinas, queria que estivem dentro do aquário ou foram mas que não ocupassem muito espaço, porque se aconselharem algo que seja para por fora talvez faça uma caixa em vidro de lado para por a maquinaria..

Editado por bmbarbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bmbarbosa! Tens de ter calma rapaz! :smile2:

 

A maneira para poupares mais é a seguinte:

 

Vais aos classificados aqui do fórum e compras em segunda mão:

 

- Um aquário com as medidas pretendidas 60x35x40=84 litros

- um filtro externo que tenha a capacidade de 300 litros/hora

- um termostato

 

Para a iluminação vais a uma casa dos chineses e compras um candeeiro daqueles baratos e uma lâmpada de casquilho grosso com luz branca de 6400 Kelvins. Existem lâmpadas com 45 watts, já manténs mais ou menos plantas como as Anubias, Valisnérias, fetos de Java, musgos, etc. Um temporizador para acender e apagar a luz também era bom. 10h de luz por dia.

 

Depois vais a uma estância e pedes uns 4kg de areia de rio. Lavas muito bem e colocas no aquário. Vais a um rio e arranjas pedras. Colocas as plantas e enches o aquáriol. Metes tudo a trabalhar e deixas sem peixes durante 3 semanas. Vais colocando um pouco de comida dia sim dia não para o ciclo do azoto se iniciar.

 

Passadas 3 semanas, trocas metade da água do aquário e colocas primeiro apenas alguns peixes e mais tarde os restantes.

Editado por Vasco Matos
  • Votar + 4

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Vasco.

Antes demais um grande obrigado pela tua resposta.

Eu tou calmo xD so achei estrado não haver nem um post....

 

Basta algo assim que já da uma grande ajuda....

 

Quanto ao aquario vou fazer eu em casa vou mandar cortar o vidro a não ser que não justifique o preço e trabalho...

O filtro externo que fala é aqueles que necessita de estar por exemplo por baixo do móvel certo? se for esse caso não queria por porque não vou ter espaço para isso... o tou na ideia e tive a ver são ou os de interior ou os mochila nem que tenha que por dois por exemplo que sejam + ou menos... porque não vou querer colocar muitas plantas serão do uma ou duas....

quanto a iluminação já deu um grande ajuda.....

 

a areia vou querer branca ou o mais claro que possível (caso não prejudique os peixes) ou então como o vasco disse do rio desde que de para o efeito que quero, as pedras também são boa ideia.

 

e também já tirei parte da duvida do tempo antes de colocar os peixes....

a questão do ciclo tenho que por comida e fazer ao mesmo tempo os testes do ph e azoto... outra duvida tive a ver como é a questão do co2 aquelas pedrinhas que libertam bolhas fazem efeito ou não... e se faz falta

Editado por bmbarbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens jeito para fazer essas coisas e o vidro te sai barato, então é o ideal. O pessoal que faz aquários primeiro mete uma cola própria que junta os vidros e só depois se mete a silicone.

 

O priblema dos filtro internos é que para além de ficar feio o filtro dentro do aquário, é sempre pior pois o ''lixo'' está dentro do aqua...:) O filtro externo é muito melhor, pois só tens dois tubos dentro do aquário, mas se não tens espaço...

 

Quanto às plantas, quanto mais melhor. Purificam a água do aquário e são uma grande ajuda para a saúde dos peixes. Dos exemplos que deste acima, o segundo exemplo é claramente muito melhor, muito mais estético e com mais plantas.

 

A areia tens a das obras (a de rio, pois há outra que não serve), e nas lojas de animais também tens uma areia branca que serve para deitar no fundo das gaiolas dos pássaros que também serve. Lavas bem e colocas. É branca. Claro que oideal para os peixes é um substrato mais escuro, é menos stressante, mas não é por ai que vai haver caso.

 

Quanto ao ciclo do azoto é assim: a comida vai criar um pico na Amónia, o que vai fazer com que se instale uma colónia de bactérias no filtro. Depois as bactérias vão transformar a Amónia (muito tóxica), em Nitrato. A Amónia depois tem de desaparecer, é aqui que o ciclo está a andar. Logo, tens de ter testes de Amónia e Nitrato.

 

As bolhas podem ser de CO2 ou então aqueles motores para fazer oxigénio. Como vais colocar plantas de fácil manutenção não necessitas para já de CO2. E o motor que faz o oxigénio também não é preciso, a não ser que gostes do efeito.

  • Votar + 2

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente vitor muito obrigado...

 

Então vou ver melhor a questão do filtro....

 

bem já tenho umas luzes agora só falta começar a remodelar a casa e comprar o móvel para começar a criar o hobby.

 

mas o pior esta para vir quando meter as mãos a obra....

 

uma coisa que queria saber que não chegou a dizer quando a agua, qual melhor~? garrafão, fonte (agua potável) ou agua torneira ( com ou sem filtro)

Editado por bmbarbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor mesmo é a água da torneira. Uma das coisas mais importantes é a estabilidade do pH. e como a água da torneira está mais à mão...

 

Depois devez escolher a Fauna. Cardinais, Néons, etc gostam de águas mais ácidas. Guppy's, Mollys e Plattys gostam de água mais alcalina.

 

Podes v er mais pormenores aqui : www.almadagua.blogspot.com

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica a explicação detalhada do ciclo do azoto, pois atrás tentei abreviar e nestas coisas não se deve.

 

A partir do momento em que colocamos a comida dos peixes no aquário, vai sendo criada a Amónia (NH4), muito tóxica. No filtro vai aparecendo uma colónia de bactérias nitrificantes que vão alimentar-se desta Amónia e transformá-la primeiro em nitrito (NO2), também tóxico, e depois em Nitrato (NO3),este menos tóxico,que é o processo final desta oxidação bioquímica. Podemos considerar que o ciclo do azoto está em marcha quando a Amónia está a zer, o nitrito zero ou perto, e existe algum Nitrato na água. Niveis até 30ppm de NO3 não são muito perigosos, para além disto é necessário tpa's.

 

Estas bactérias são aeróbicas, ou sejam necessitam de oxigénio para viver, pelo que principalmente de noite a saída de água do filtro deve estar acima da linha de água de modo a causar alguma movimentação na água e assim criar oxigénio.

 

Os testes de Amonia, Nitrito e Nitrato são importantes para detectar se existem quantidades grandes principalmente de Amonia e nitrito.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava de ter alguns neons gosto de peixes com cores, e os caracóis ou camaroes sempre ajudam um pouco na limpeza mas la para a frente vejo melhor a questão da escolha dos habitantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

bem e hoje acabei por montar o aquário depois de alguma espera.

Aquário aqua light 80

substrato fértil (não apontei a marca) + areão branco

Cascalho preto falta colocar mais.

 

1 Planta que não sei o nome foi oferta,

1 ramo

1 e calhau xD

depois meti não sei se fiz bem ou não uma saqueta de cada das pequenas a tetra 1 saqueta de cerâmica e outra de carvão ativado...

Ainda falta o vinil atras que não havia

 

1 questão: a minha agua da torneira e muito alcalina, pelo que sei agora com o areão e o resto dos efeitos ela tem tendência de ficar alcalina acho que é assim... o meu receio agora são as plantas será que se aguentam?

Há alguma coisa para enfeitar ou algum produto para ajudar a ficar acida Ph +/- 6.4 / 6.6?

 

 

 

1ªs fotos

[url=http://imageshack.us/photo/my-images/59/1wxg.jpg/]1wxg.jpg[/img]

 

[url=http://imageshack.us/photo/my-images/843/94j8.jpg/]94j8.jpg[/img]

Editado por bmbarbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando as camadas pode confiar ate comprei em alturas diferentes para nao fazer asneira. Quanto a pedra eu pensei nisso mas como ja pedi outra vou antes partir a que vier. O que esta a preocupar é mesmo a agua estar muito alcalina a minha agua da torneira por si ja e tenho receio com a areia e as pedras seja mais difícil de ficar mais ácida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando as camadas pode confiar ate comprei em alturas diferentes para nao fazer asneira. Quanto a pedra eu pensei nisso mas como ja pedi outra vou antes partir a que vier. O que esta a preocupar é mesmo a agua estar muito alcalina a minha agua da torneira por si ja e tenho receio com a areia e as pedras seja mais difícil de ficar mais ácida.

Mas qual é o valor ao certo que tem de ph?

Existem produtos para isso mas o mais fácil é colocar especies mais próximas do ph que tem. Com o tempo e com as tpas estar sempreva adicionar produtos é dispendioso..Há outras formas mais naturais mas a solução das espécies compatíveis é a mais eficaz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores andam entre os 7.2. Cor azulada...

A propria água ja e assim...

tou a ponderar ao fazer tpa colocar agua de garrafão. ..mas depende da escolha da espécie.

Mas uma coisa a é certa ate tive a ver aqui no forum uns peixes giros para ph alcalino e assim ate posso por um beta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores andam entre os 7.2. Cor azulada...

A propria água ja e assim...

tou a ponderar ao fazer tpa colocar agua de garrafão. ..mas depende da escolha da espécie.

Mas uma coisa a é certa ate tive a ver aqui no forum uns peixes giros para ph alcalino e assim ate posso por um beta...

Não me parece critico esse ph, tens já outro user que deu como ex algumas espécies que encaixam bem. Mais tarde se colocares co2 ainda consegues descer um pouco isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então ainda bem já estou mais a vontade. Mas não ira prejudicar as plantas nesta fase?

 

Vou ver se encontro esse tópico para ver as soluções dele.

 

obrigado pela grande ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.