Possível doença em néons


A_Almeida

Recommended Posts

Boa noite,

gostaria que alguem com experiencia em neons me ajudasse a identificar se tenho alguma doença ou praga no meu aqua. Tenho um neon com uma especie de bolha ao lado da boca mas consegue comer e dois com a barriga inchada. Todos eles estão com boa cor, não estão agitados e têm apetite. Mas apesar de em termos de comportamento parecerem normais, será que me devo preocupar???

Hoje não os alimentei para tentar perceber se o inchaço da barriga desaparece, quanto ao outro será que apenas foi mordido por outro peixe? Agradeço que partilhem a vossa experiencia comigo.

cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Almeida! Sem indicares o setup do teu aquário, ou seja os peixes que tens, qual o tempo de vida do aquário, etc, é difícil fazer um disgnóstico.

 

 

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Vasco, o setup do aquario é o seguinte:

 

Capacidade: 180l

Iluminação: calha 2 lâmpadas t8

Fauna :

8 néons

10 rasboras harlequim

12 rodostomos

3 escalares

5 corydoras

1 otto (tinha 2 mas um desapareceu misteriosamente)

Flora:

5 valisneria

4 anubias

 

O aquario está montado à cerca de 6 meses, o ph anda entre 6,4 a 6,8 não tenho amônia nem nitratos e os nitratos estão sempre baixos devido às tpas. Os peixes dão se bem só os escalares é que lutam um pouco entre si mas não se metem com os mais pequenos.

Agradeço a sua ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A barriga inchada pode ser várias coisas.

 

Hidropsia por exemplo incha a barriga e faz úlceras, pode ser o que tem na boca. Esta doença é causada por bactérias (Aeromonas punctatus), que atacam os órgãos. Esta doença é mais comum nos Ciprinídeos. Se for hidropsia não há muito a fazer. Vê se ele tem os olhos inchados e as escamas levantadas e se anda muito parado.

 

A barriga inchada também pode ser causada por alimentação pouco variada. Neste caso a barriga incha, mas o peixe continua activo. Para além de flocos de qualidade, a comida congelada ou feita em casa é importante. Spirulina regularmente ajuda a corrigir este problema.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes parecem saudáveis e a barriga está mais pequena depois de eu os deixar um dia sem comer. Quanto à alimentação até tento variar entre flocos, granulado, pastilhas de fundo e larvas de mosquito, não conhecia a spirulina mas vou comprar. Já agora alimento-os 2 vezes por dia será que é demais??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço uma comida caseira para os meus camarões, que muito basicamente consiste em misturar um puré de cenoura, puré de ervilhas, spirulina e uma pitada de paprika, e secar ao sol numa folha vegetal.

 

Deves ter em atenção a quantidade de comida que dás aos peixes. A maioria do pessoal que tem aquários em casa dá comida em excesso. Pouca comida 2x ao dia. Devem comer tudo em 2 minutos se tanto e não sobrar nada.

 

A comida que dás é variada, tem proteina incluida, se calhar é mesmo só barriguinha cheia! :drool3:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais