Projecto de um mundo submerso!


Tiago Nicolau

Recommended Posts

Opa posso sempre colocar rocha maior a separar a praia, assim os camaores tinham de trepar aquilo :)
Logo vou fazer isto e posto quando acabar,

 

Eu disse que a gruta ainda nao estava acabada :D

So não levou mais areao em cima porque vai levar musgo e java e vai ficar ainda melhor :)

 

 

Uma dúvida, na FAQ diz que pode-se plantar com aquele algodão que vem na planta,

No caso da HC Cuba, pode-se fazer? ou temos mesmo de a limpar toda daquilo?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando planto limpo o algodão das raízes todas, e corto se estas estiverem muito compridas, deixo apenas 2 a 3 cm de raízes.

 

Quanto à cuba também convém limpar o algodão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização posta no Album

 

Bom, estava sempre na dúvida sobre a luz ser ou nao suficiente por isto comprei uma nova calha de LEDs, a versão acima da minha, sendo a Beamswork PowerLed 400 com 810 Lumen, bem mais que os 540 da versao abaixo,

Ia devolver a outra calha, mas decidi ficar com ela, gostei imenso da melhoria de luz, infelizmente o telemovel reduz a luz total, e se tirar a foto de mais longe, não se ve nada por causa de ser muita,

A diferença foi da noite po dia, agora tenho 14W de Leds, e dá um sentido de segurança em casa, que do lado de fora parece que tem sempre alguem em casa :medieval_mace:

 

Mudei a zona do areal, colocando rocha maior, e dando um ar mais natural, se os camarões e Corys conseguirem colocar areão la pa dentro, mereceram o esforço lol

 

O mais importante: as cubas!

Raio das pequenas sao bem mais pequenas do que parecia,

Tive dificuldade em separa-las, e ao faze-las vi um ou outro caracol pequeno morto, e uma minhoca viva de cabeça vermelha e corpo preto lol, tirei-a logo,

O dono da loja disse que desinfectou as plantas antes de as colocar á venda, mas parece que não foi o suficiente, mas caso encontre mais minhocas, tiro-as ao colocar água no aquario.

No primeiro vaso ainda fui de pé a pé, mas infelizmente não tenho muito geito para isto, preferi partir em 4 e 6 partes e colocar com elas mais em molhe,

E como irão ver, aquilo ta com o solo todo desnivelado, e até gosto assim, por isto não vou remexer naquilo para nao perturbar as plantas,

 

Espero que o substrato inerte não seja demasiado grosso, as raizes sao tao pequenas que tou muito apreensivo sobre elas sobreviverem :(

Para isto, tirei uma camada de areão negro, para o substrato fértil ficar mais visivel, tou confiando na capacidade da Cuba cobrir a superficie para nao permitir que o fértil ser remexido.

Mas mesmo que seja, pelo que tive vendo sobre plantados, se eu deixar que as plantas crescam antes de colocar fauna, a parte em contacto com a coluna não vai ser problemática, vendo por projectos em que isto aconteceu.

 

 

Agora é deixar o aquário fechado, luz já tem quanto baste (132 leds e 1380 Lumen), durante 14 horas por dia,

Estou esguichando agua de modo ás folhas estarem sempre molhadas mas nao submersas.

 

Tenho é a dúvida sobre quando abrir a tampa, pois em estufas, os agricultores abrem todos os dias, mas nao sei se no meu caso isto é preciso..tenho de pesquisar melhor isso senao ainda mato as plantas sem querer :/

 

 

Por último, comprei esponja e matéria filtrante de cerãmica para o filtro que está a caminho.

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devia ter levado a Quimica do 12º ano mais a sério...

 

Ando a ver as micros e macros para fertilizar e bastante sinto-me confuso :(

 

Macros: N-K-P

sendo o Azoto prestado pelos peixes ou comida deles,

Potássio parece um must, mas medi-lo ou saber se tá em falta é complicado,

Fosforo é necessario, ate aqui tudo bem mas de novo, como vou saber se precisa ou nao, ai nao sei,

 

As micros, raios parta não sei quais as que meter pois as informações públicas da agua da minha zona sao limitadas e nao sei nada dos sais minerais e ainda arrisco-me a colocar demasiado de alguma micro..

 

Como quero invertebrados, a dureza da água precisa de ser á volta de 10 no minimo e pelo que parece, está nuns 5 com PH de 7,

A minha fauna e flora suportam dureza de 10, mas para um ph neutro, não sei como jogar com o triangulo das bermudas para atingir PH 7 e Dh 10 :/

 

 

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago para quê os 10 , 5 ou 6 chega perfeitamente, com 10 ainda te arriscas a que eles não consigam fazer a ecdise como deve ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era 10 mesmo devido aos invertebrados, pensei que precisassem de agua mais dura do que 5,

 

5 tenho eu na torneira, mas como soube que uma agua mais mole pode não ter cálcio suficiente, e vendo a simulação por este site , assumí que 10 fosse o ideal, mesmo por causa dos caracóis e Caritinas..

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele assume isso porque é automático se houver alguma especie que precise mais ele dá essa como minima, tira os Clithon corona e depois vê, os caracois precisam de mais ou menos10 GH mas isso o ideal, mas os meus viveram aqui mais de dois anos sempre bonitos sem rachas nem perca de cores com KH e GH a 5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o moderador de invertebrados me diz isso, assumo que a felicidade deles esteve em primeira preocupação :)

Davas algum suplemento de calcio na alimentação deles?

Já estou a entender melhor o assunto, tive a ler esta tarde uns artigos antigos ca do forum e penso que se mantiver em PH neutro e um dH de 5-6, será o ideal mesmo :)

Assunto interessante o de apenas controlar ao maximo a amónia sendo esta a principal culpada pelos booms de algas estando o CO2 baixo!

 

Com TPAs semanais de 20-30% posso escapar ao cobre e nitratos, indo fertilizar apenas com as macros, quando tiver as plantas já postas vou ver se isto bate certo como dizem

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei decalcit, mas não sei se ainda há á venda

em tempos utilizei também mineral stone da shirakura, agora não uso nada , apenas estabilidade na água, folhas de cattapa e ando a ver se descubro aqui pela minha Zona uma Alnus Glutinosa a arvore que dá as pinhas de Amieiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando dizes estabilidade é a referir-te a valores estaves de dureza?

 

A HC Cuba parece estar a criar pé, alguns bocados estão resistentes ao toque mas algumas já se desfizeram, tive de tirar um ou 2 pezinhos,

um ou outro caracol morto muito pequeno tirado tambem, ate agora foi so andar a regar de vez em quando

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como guia de plantar a cuba, tou seguindo este site

 

é de um aquariofilista na Singapura que conseguiu plantar a Cuba num aquário um pouco menor mas em muito maior numero,

a humidade parece ser alta e a luz tem 1400 lumens, igual a mim,

a diferença é o substrato tendo ele um fértil apenas (parece-me), e se as minhas Cubas falharem, penso ser devido ao meu inerte lhes ter dificultado o enraizamento,

 

Espero não chegarmos a este ponto obviamente :)

Actualizo com fotos de semana a semana para se poder notar qualquer coisa,

Ando a pensar tirar areao claro e colocar mais areao escuro.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Referiame ao areao mais claro que o escuro e nao a areia branca :P

Vou deixar os corys merecerem tirar a areia branca com o seu esforco hehe

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol!!! Já percebi que tiveste uma dor de cabeça com as cubas.... Quando recebi no início os vasos de cuba fiquei pasmado com o olho para aquilo a perguntar-me como havia de plantar aquilo... era tão minúsculo...

 

Quanto à fertilização também sou como tu, não tive aproveitamento nenhum em química... sou mais dado a matemática, até andei a segui alguns tópicos aqui no fórum em que andavam a martelar no método El, mas aquilo para mim era demasiado confuso, cheguei a experimentar mas, acabei por desistir, que para mim não estava a dar certo.

 

Quanto ao layout, gosto dele, sempre conseguiste colocar o auecedor na vertical, arranjaste umas pedrinhas maiores para proteger a areia branca, oxalá que seja suficiente, senão vais ter de te contentar a ver as cory's e os amanos a rirem-se do dono. :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi um pouco de dor de cabeça sim, ainda mais porque não sabia como haveria de as plantar lol

 

O layout vai ficar um pouco mais escuro, sem tanta pedra clara á mostra, simplesmente não acho muita piada lol

 

Epa tou com as Cubas a ficarem cheias de teiazinhas entre elas e o substrato e mesmo vidro,

Parecem teias de aranhas mas acho estranho pois está em quase todas,

vou colocar a foto e dá para reparar como fios muito finos..

Alguem sabe o que pode ser isto?

Já me disseram que são as raizes a formarem-se mas raios parta a raizes entre folhas e o vidro? lol

e5udy9u7.jpgahy5e7av.jpg

 

Ja ha algumas que vou ter de tirar pois nao sobreviveram mas ha umas que ja evoluiram :)

 

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro ja chegou

 

Mas preciso saber se o material filtrante que tenho (Biopur da Sera) e almofada filtrante da Eheim, chegam ou se tenho de adicionar algo mais?

 

A almofada metia em primeiro lugar e em cima metia o Biopur,

Ou deveria colocar lã filtrante acima do Biopur tambem?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 dos meus filtros é um eheim classic 150 e montei-o do seguinte modo, do fundo para cima:

 

Esponja azul

Biopur - no meu caso foi da marca eheim

Lã filtrante

Adicionei por último seachem purigen de acordo com as instruções no frasco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a estas teias se andam a crescer oxalá que sejam as raízes, mas também as algas filamentosas têm o aspecto de teias de aranha, oxalá que não estejam a desenvolver-se no teu aquário.

 

No teu caso eu reduzia a período de iluminação e, esperava por alguém mais experiente na área, para te aconselhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas filamentosas sem água?

Heh pensei que plantacao emersao nao tinha disso, se tiver vai ser bonito :/

 

Comprei lã filtrante

 

De baixo pa cima : esponja-biopur-lã filtrante

Deve chegar para filtrar :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alga não é..mas é fungo!!

 

Tive a pesquisar e foi dificil, mas ha sempre alguem que teve o problema primeiro, e com fotos deu para ver,

A razao pode ser:

1- tou a meter aquilo demasiado humido e molhado,

2- alem do numero 1, a parede tem mofo devido á ligaçao de telefone que faz ligaçao com a parede exterior, e de vez em quando temos de limpar aquilo, e deduzo que os esporos tenham ido po aquario

 

Vou tentar com cotonete passar água oxigenada(H2O2) nas plantas e deixar aquilo sem tampa, para nao ficar tao humido

 

Espero que nao se alastre pois as pessas que tiveram isto reportaram morte das HC :(

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai Ai que tou a ficar com medo que isto dê para o torto,

Tirei a tampa e a humidade la dentro do aqua saiu bem depressa,

Parece que dentro de casa a humidade é mais baixa que lá fora ainda por um bom bocado, agora não sei como equilibrar a coisa..

 

Vou experimentar amanha antes de sair de casa, destapar a pelicula aderente 25%(+/-) e humedecer um pouco,

Chego a casa la pelas 4 da tarde, espero a HC não secar..

O fungo parece que é bem sensivel á humidade, por isto nao usei H2O2 ainda..

 

Tive a tirar um bocadinho de HC que ja estava longe de recuperar, algumas das HC tao amarelas, deve ser de terem levado muita humidade e esguicho,

Sei que vou ter problemas com o subs fertil estar em contacto com o ar, mas trato disto depois, agora quero o maximo contacto das HC com nutrientes..

 

Amanha posto fotos, faz 7 dias amanha :)

 

ps: ao menos a maior parte está boa, a parte da frente já criou um pouquito de raiz!! e o fungo nao ta doido a alastrar-se todo, ha casos piores :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.