Betta macho em aquário comunitário


Daniel Boca

Recommended Posts

Olá!

Desde já peço desculpas por postar esse tópico aqui, mas não consegui postar na sessão de Bettas.

Sou novo no fórum e acabei de criar meu tópico de apresentação. Tive um aquário durante minha infância, mas nunca levei muito a sério. Agora, mais velho, casado e na minha casa, decidi surpreender minha esposa e cheguei com um aqua de 72 litros e alguns peixinhos variados, nada muito caro pois fiquei com medo de investir mais, não saber lidar muito bem e matar os coitadinhos.

Em menos de um mês já decidimos que o aquário é pequeno pro tanto que nós curtimos e já encomendamos um de 150 litros, pois os peixes que minha esposa gostou são um pouco maiores do que imaginei e digamos bem antissociais hehehe Ainda estamos estudando que tipo de peixe teremos nesse novo aquário.

Voltando ao assunto do tópico, hoje fui em uma flora olhar alguns bonsais (outra paixão) e encontrei um Betta sozinho, num copo descartável. Achei que estava morto e me aproximei, ele esboçou um pouco de animação mas logo se deitou no fundo novamente. Como a flora não vende peixes, perguntei pra dona e ela disse que ele chegou por engano, ela acabou gostando e ficando com ele, mas achava que ele estava morrendo (eu sei que bettas vezes ficam quietos, mas realmente parecia que ele tava morrendo, tava até meio de cabeça pra baixo)

Vendo minha preocupação com a saúde do peixinho ela perguntou se eu queria ele pra mim, pois ela não sabia como cuidar.

Na hora pensei em tudo que já ouvi falar sobre Bettas junto com outros peixes mas imaginei que qualquer coisa seria melhor do que a vida que ele levava ali, num copo descartável comendo migalhas de cream cracker.

Trouxe o bichinho pra casa e o coloquei junto aos demais. As duas Bettas fêmeas do aquário que conviviam pacificamente há 1 mês o cercaram em segundos e logo logo começaram a brigar feio. Um amigo que estava aqui em casa tem um aquário comunitário e eu dei a fêmea "perdedora" para ele.

Em muito pouco tempo o Betta moribundo nadava tranquilamente por todo o aquário, completamente alheio aos outros peixes e até a fêmea, que quebrou a outra de porrada por ele (kkkk). Ele inclusive é bem exibido e quando alguém se aproxima do aquário ele aparece e começa a desfilar. E é estranho, mas parece que ele me reconhece, pode ser impressão minha, mas ele parece feliz ao me ver kkkk já foi até batizado como "Beto", pela minha filhada de 5 anos.

Continuei observado o comportamento dos peixes e notei que nenhum deles incomoda o Betta e ele tb não parece se incomodar com nenhum, nem mesmo com os camarões, que até pegam carona nele (como pode ser visto no vídeo)

Uma semana se passou e até hoje não tive incidentes, o aquário tem várias cavernas e muitas plantas naturais, provando diversos esconderijos, onde ele passa boa parte do tempo, camuflado no fundo do aquário, que tem o mesmo tom de cor que ele.

Posso ficar despreocupado ou terei problemas?

Segue um vídeo do bichinho. A água aqui em casa é meio turva, pois o prédio tem mais de 60 anos e a água dos aptos vem de um poço natural (não temos conta de água aqui hehe)

http://www.youtube.com/watch?v=YCCgJwFFB2g

Os peixes no aquário são:

10 Barbos Tigre (comprei o aquário por causa deles, vi numa loja e achei o comportamento do cardume bacana demais)
12 Neons (vieram com o aquário, não acho que vão durar muito pois a água é alcalina, apesar de que em um mês nenhum morreu ainda)
2 Molinésias brancos (vieram com o aquário, vou doa-los na primeira chance)
2 Colisa Azul (vieram com o aquário, vou doa-los na primeira chance)
4 Espadas
2 Acarás Bandeira
3 Tricogaster Amarelo (me foram vendidos sob o nome "Sunset" e são os mais brigões do aquário, por sorte são bem pequenos, pelo que li ainda vão crescer)
1 Cascudo Pepita de Ouro
2 Pangasius (eram os peixes "principais" do aquário até a chegada do Betta, que roubou a cena)
20 Camarões Fantasma (Ganhei de um amigo, não incomodam e não são incomodados por ninguém, virei fã)
1 Betta fêmea
1 Betta macho

Abraços!

Editado por Daniel Boca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.