Around the Riverbend


AsGSnak

Recommended Posts

Boas pessoal.


O bichinho da aquariofilia está em mim desde os meus primeiros anos, altura em que o meu pai comprou um aquário para peixes de água doce. Rapidamente me apaixonei por este vasto mundo, mesmo sendo muito novo. Agora, quase 20 anos depois, decidi voltar a pegar no aquário e dedicar-me à aquariofilia. O aquário é o mesmo, e portanto tem o seu significado especial.
Desde o dia da montagem, fui fazendo várias algumas alterações, depois de ler e adquirir alguns conhecimentos. O aquário está actualmente muito diferente do que era no primeiro dia. E penso que para melhor.


Setup:

Nome: Around the Riverbend
Data de Montagem: 01 Agosto 2013
Dimensões: 60 x 30 x 30 cm (54L)
Iluminação: Aquatlantis Easy LED freshwater 6800k - 20w
Filtragem: Eheim 2213 440l/h
Substrato: JBL Aquabasis Plus e JBL Manado
CO2: Easy-Life EasyCarbo (1.5ml/dia)
Decoração: Pedras de Basalto (apanhadas no rio), Redmoor Wood, JBL Sansibar White Sand

Manutenção: TPAs semanais de 20%
Qualidade da água:

  • pH: 7.0 - 7.5
  • NH3/NH4+: 0
  • NO2-: 0
  • NO3-: +-25
  • gH: 3º - 6º
  • kH: 6º - 10º

Flora:

  • Aegagropila linnaei (Cladophora aegagropila/marimo moss ball)
  • Anubias barteri var. angustifolia
  • Anubias barteri var. nana
  • Cryptocoryne beckettii
  • Echinodorus 'ozelot green'
  • Hygrophila corymbosa
  • Hygrophila pinnatifida
  • Ludwiga repens
  • Microsorum pteropus (feto de java)
  • Monosolenium tenerum (pelia)
  • Pogostemon helferi
  • Rotala rotundifolia
  • Sagittaria subulata
  • Vesicularia dubyana (musgo de java)

Fertilização: Easy-Life ProFito (0.7ml/dia)


Fauna:

  • x1 Betta splendens ♂
  • x5 Corydoras aeneus
  • x5 Otocinclus affinis
  • x11 Paracheirodon innesi
  • x9 Trigonostigma heteromorpha
  • Neocaridina heteropoda var. red
  • Planorbis corneus red

Alimentação: SERA vipan, SERA vipachips, SERA viformo


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, vamos ao que interessa. Aqui vão algumas fotos.



DIA 1 - Layout inicial (sim, eu sei que está péssimo mesmo :tongue:)
Panorama1_zps0aaf2730.jpg



DIA 28 - Efeito dos taninos libertados pelo tronco redmoor
Panorama3_zps7ca75c15.jpg



DIA 37 - Pequena mudança de layout e adição de novas plantas (como podem ver no vidro direito, os diátomos tomaram conta do aquário num instante). Era assim que o aquário estava antes da mudança total.
Panorama4-d37_zps259c2462.jpg



DIA 49 - Dia da mudança total (llayout e colocação de filtro externo).
Aqui está o rersultado final (ainda várias partículas do manado em suspensão)
Panorama5-d49_zpse5957f5c.jpg



DIA 62 - O aquário como está actualmente
Panorama6-d62_zpsb5bb4aa1.jpg


Comentem, critiquem, dêem dicas.
Estou aberto a sugestões e todo o tipo de opiniões, desde que sejam construtivas.

Cumprimentos,
Diogo

Editado por AsGSnak
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Primeiro parabéns pelo reactivar do velhinho aquário e pelo facto de te teres preocupado em investigares umas coisas antes de pores a mão ao trabalho... :thumbup3:

Gosto da escolha do upgrade para o filtro e a ideia do upgrade para a luz é sempre de experimentar...

Em relação à Flora:

Musgo de java no tronco é uma ideia porreira.

Anubias nana, mais uma vez boa escolha.

Enquanto não te dar uma vontade louca de mudar o areão (e vai acontecer mais dia menos dia ;) ) podes experimentar uma moita de Ceratophyllum demersum ou uma moita de naja guadalupensis. (estas duas hipóteses não necessitam obrigatoriamente de substrato fértil).

Também podes usar outros tipos de plantas que não necessitem substrato fértil (pois retiram nutrientes directamente da coluna de agua ou porque são de fácil propagação e o que retiram dos resultados da colónia de baterias no substrato é o suficiente (não é o caso de todas as plantas aquáticas).

Existem outras escolhas mas qualquer que seja a tua escolha (desde que não necessite obrigatoriamente de substrato fértil, senão tens que desmanchar tudo e montar tudo de raiz) podes sempre substituir esses seixos por um areão inerte de volumetria mais reduzida (sem desmanchar tudo, só nas zonas onde queres plantar, para ajudar no plantio e/ou propagação das plantas (em alguns tipos de plantas).

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos

  • Votar + 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me da fertilização... :sleep2:

Para o caso dos fetos de java e todos os tipos de anubias um fertilizante liquido rico em ferro ajuda em muito (atenção que eu disse rico em ferro e não exclusivamente de ferro), as outras plantas também vão gostar.

Podes sempre fazer uma fertilização liquida (tipo com ferropol ou semelhante), mas passa sem a fazeres.

O que não deve ficar em esquecimento são as tpas (pois também repõem nutrientes úteis paras as plantas, especialmente as que dependem quase exclusivamente da coluna de agua)

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas!

Não posso por nada assim tipo valisneria? Ou algum tipo de planta flutuante?

 

Obrigado pela dica do fertilizante rico em ferro.

 

EDIT: Já agora, o SERA Florena não serve também? É que a minha loja local tem produtos só da marca SERA. Não é equivalente ao ferropol da JBL que falaste?

Editado por AsGSnak
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bom, pelo que vejo, sabes que o substrato que tens não é de longe dos mais apropriados. Seria uma boa opção começares por tentar muda-lo.

Quanto á iluminação 15W para 54L não é assim tão mau, existem aí aquários muito bonitos e com pouca iluminação. Consegues manter echinodorus,musgos,anubias,cryptocorynes,vallisnerias,microsorum,bolbitis,hygrophilas...por aí adiante. Para o filtro também penso que estás a fazer uma excelente aquisição.

 

Cumprimentos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para a altura do aquário em causa a maioria das Valisnerias ficam altas demais.

Para mais sobre valisnerias podes ver http://www.tropica.com/en/plants/plant-articles/vallisneria.aspx

Se mesmo assim quiseres algo "tipo valisneria" podes experimentar sagittaria subulata muito mais fácil de encontrar (e barata) do que a variante da valisneria adequada para a altura do teu aquário.

Flutuantes podes sempre por mas evita a lemna minor porque poderia encher demasiado (e rapidamente) o topo do aquário cortando a luz às demais plantas. Podes coloca-la na mesma, mas depois andas à pesca da lemna minor para teres luz.

Não uso produtos da Sera portanto não sou a melhor pessoa para dizer se é bom ou não (ou equivalente)... em relação à loja que tens à mão vê algumas lojas online dos patrocinadores aqui do forum, como por exemplo a pet4you (http://www.pet4you.net/peixes/view-all-products.html ), em que os preços juntando vários produtos podem (ou não) ser mais animadores que ai na loja (mesmo com os portes à mistura).

Cumps

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lima, vallisneria nana dá perfeitamente para se meter em 30 cm de altura. isto tipo de planta adequa-se ao meio, terá sempre uma grande parte das suas folhas deitadas na superficie, mas dá um ar bem Zen ao aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lima, vallisneria nana dá perfeitamente para se meter em 30 cm de altura. isto tipo de planta adequa-se ao meio, terá sempre uma grande parte das suas folhas deitadas na superficie, mas dá um ar bem Zen ao aquario.

 

Sim Kevin 69 pode funcionar... e existem uns poucos bons exemplos disso e fáceis encontrar na net (não sei se existe aqui no forum) por isso é que pus o link sobre as valisnerias no tópico para o AsGSnak escolher se quer usar ou não...

Na minha opinião, num qualquer aquário meu de 30cm eu não usaria, mas isso é do meu gosto...

Abraço

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

E não é que estou mesmo a pensar colocar substrato? Bolas, vou ter de montar o aquário todo de novo... Mas vai ser um dia divertido.

Vou começar a planear tudo este fim de semana, porque em princípio para a semana adquiro o filtro, algumas plantas novas e o substrato fértil e inerte.

Depois é só montar tudinho e colocar o hardscape e as plantas de acordo com o que idealizar agora.

 

Entretanto hoje fui comprar um Betta splendens que se adaptou lindamente ao meu cardume de rasboras e neons. Foi um pouco atrás de uma ou outra cory, mas acho que já estabeleceu o seu território. :smile2:

Vi lá na loja algumas plantas (não identificadas, como é costume na loja da terriola; e escusado será dizer que nem vale a pena perguntar aos funcionários). De qualquer maneira já as tinha visto aqui por alguns sites, e sabia que não eram muito exigentes.

Comprei Crypto wendtii, Echinodorus ozelot e Pogostemon helferi (esta última é a mais exigentezita).

 

 

Preciso que me ajudem na escolha de substratos, se for possível.

Estou a pensar o JBL AquaBasis Plus (2.5L) para fértil, uma vez que é um substrato básico, e eu não pretendo nenhum plantado XPTO. É adequado, ou há alternativas melhores?

Agora para inerte preciso de opiniões. Apanhei várias rochas escuras num rio parecidas com as que já tenho no aquário. Vou submetê-las ao tratamento de choque para as poder collocar no aquário. Estava a pensar num substrato que sobresaísse com o tom scuro das rochas, ou seja, algo mais claro. Não sei se deva optar por areão (2-3mm) ou areia mesmo, para as Corys. Preciso mesmo de ajuda nesta parte.

 

 

Muito obrigado.

 

EDIT: Este será uma boa opção? Ou tem granulometria muito reduzida?

E este? É viável (a versão 1mm ou 2-3mm)?

 

E aqui vai uma foto do aquário com 37 dias.

Panorama4-d37_zps259c2462.jpg

Editado por AsGSnak
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O Jbl aquabasis plus já usei conjugado com o Jbl manado e pareceu-me bom (mas quando colocares a camada inerte não sejas "forreta" nos cm, porque sempre que mexeres uma planta de lugar ou remexeres o fundo a agua pode ficar toda acastanhada além de libertar nutrientes a mais direto na coluna de agua)

 

Em relação ao inerte acho que a escolha é uma questão de gosto e euros... 2-3mm eu diria que serve perfeitamente (mistura de 1mm com 2-3mm também servirá).

Mão à obra e como é óbvio não esquecer as fotos depois do trabalho concluído :photo:

Cumprimentos

Editado por Limafish
  • Votar + 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que devo usar essa areia de sílica 2-3mm como inerte ou o manado JBL?

Agora fiquei na dúvida.. Queria a sílica para contrastar com as pedras escuras mas não sei até que ponto fica bem como substrato inerte na zona onde planto as minhas plantas...

 

Já comprei a areia JBL Sansibar White para a parte da praia para as corys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como disse, acho que escolha é uma questão de gosto e euros... Acho que com qualquer uma das duas hipóteses safas-te com as plantas que tens e outras que queiras ter... :cool2:

Consegues maior contraste das rochas com a sílica do que com o manado (que é castanho), o manado é mais leve (se remexeres o fundo ele até dança pelo ar e até pode ir parar à "praia") e é o mais caro...

Neste caso se fosse eu começaria pela sílica e depois se não gostasse do aspecto geral (por ficar a zona areão toda muito clara... ou por ser parecido com o sansibar white e não dar aquele efeito praia... etc) é que apostava noutro areão mais escuro ou mesmo no Manado... mas esta é só uma ideia minha. Decide qual a melhor opção para ti, de acordo com o layout final pretendido...

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, já tenho o meu AquaBasis 2.5L, o meu Manado 5L e a minha Sansibar White. Vou pôr mãos à obra entretanto. Só preciso de ir buscar mais umas pedritas ao rio para fazer a fronteira entre a praia e a zona plantada e depois é começar a transformação.

 

Hei-de colocar umas fotos daqui a pouco tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal.

Adicionei informação actualizada ao primeiro post do tópico e fotos novas do aquário com o seu layout actual.

Espero que critiquem e opinem. Sugestões são bem-vindas.

 

Posso postar fotos da alteração de layout, se quiserem.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom, parece que ninguém gosta muito de comentar.

O aquário está em andamento, as plantas estão a desenvolver-se bem, com bom ritmo de cescimento. O problema é que a semana passada começaram a surgir umas algas que penso que sejam hair algae (filamentosas) em alguns tufos de musgo d java e não sei se algumas BBA nas folhas das anúbias e echinodorus. Não sei se poderá ter a ver com a minha mudança de luz para o LED. Já reduzi o tempo de luz diário para 6h, vamos lá ver no que isto vai dar. Quais são as causas mais comuns para estes tipos de algas? Deixo aqui fotos:

 

Algas no musgo/ricia (são hair algae?)
IMG_20131022_232053_zps9be8716e.jpg

 

Algas nas folhas de anubia e echinodorus (não sei se são na mesma hair algae ou BBA. Também estão a crescer um pouco no tronco)

IMG_20131022_232152_zps41d7ade2.jpg

 

O aquário no seu esplendor :smile2:

IMG_20131022_143700_zps9b4e0a20.jpg

 

 

As zonas mais afectadas são aquelas mais próximas dos LEDS. Precisava de uns conselhos. Alguém que me possa ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.a iluminação é supostamente adequada. Talvez por ter estado demasiado próxima da água.. Já coloquei alguma altura e talvez ainda suba mais...

Qual a frequência de TPAs que recomendas?

 

O Betta apadrinhou a peixarada toda logo desde o primeiro dia. Só o vi meter-se com uma cory no dia em que o comprei. E é mesmo muito activo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)demasiado próxima da água(...)

Qual a frequência de TPAs que recomendas?

 

 

Logo, estava demasiado forte..

 

TPA's de 20% de 2 em 2 dias penso que não será demais.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, concordo. Foi quando coloquei os LEDS que vi as algas qd cheguei a casa na semana seguinte. Acho que o meu pai as deixava matas horas ligadas. Agora reduzi para 6h e dei-lhe a altura que está na foto. Achas que é suficiente, ou devo afastar mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, continua a parecer muito forte, mas com a redução horária pode ser que equilibre. Isso são 20w de consumo, certo? Mas devem equivaler a muito mais em "watts de luz".

 

Já agora, tou a montar um aqua semelhante, onde arranjaste esses LED? E o preço já agora...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são 20w de consumo, certo? Mas devem equivaler a muito mais em "watts de luz".

Exacto. 20w de consumo de LEDs

 

Já agora, tou a montar um aqua semelhante, onde arranjaste esses LED? E o preço já agora...

Vi por acaso num aquário em exposição na minha loja local. Custou-me cerca de 90 e tal . Esta é a de 438mm. Há uma de 590mm, melhor para um aqua de 60cm cm o meu, mas o orçamento não o permitiu :P

Dá uma olhada aqui: http://fish.aquaristic.net/en/Aquarium-LED-Lighting/LED-Tubes/Aquatlantis-Easy-LED-freshwater-438-mm-20-W-438-mm-20-W.html?force_sid=d4f47ec74120278a2b967b70e57c1181

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.