Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquário junto a uma janela que durante os primeiros 6 meses manti religiosamente tapada. O aquário (total 450 litros tanque mais sump) deu-me muitíssimos problemas com algas durante esse período.

Usei CO2 (de garrafa e DIY), usei fertilizantes de coluna de água (KPN, traces, KN), testei dois tipos de iluminação e o resultado era sempre o mesmo algas e mais algas. As plantas cresciam excelentemente e tinha perling à bruta mas as malditas das algas faziam-me perder a cabeça.

Às tantas desisti :oops: parei com o CO2, reduzi a iluminação a metade (passei a 2x54w T5 6100k) e acabei com qualquer espécie de fertilizante excepto o que já estava no substrato: Turfa (pouca) e um produto JBL.

Também passei a deixar entrar a luz do sol pela janela.

Resultado: num mês acabaram as algas e a zona do aqua que leva mais sol tem as plantas num estado de saúde incrível.

Parece-me que aquela "regrazinha" que vem em todos os livrinhos "não monte NUNCA o aquário junto a uma janela" não é universal. No meu caso antes pelo contrário.

T8 já é bom, T5 é excelente, HQI é fenomenal mas nada como o astro Rei :cry:

Claro que o meu sistema é especial, só tem duas espécies de plantas H. zoosterifolia e E. tennelus e provavelmente num aquário mais elaborado a coisa não funcionaria, mas fica o desafio :cry:

Quando podemos ter o natural então o artifical passa a ser só um complemento!

Publicado:

boas,

não podia estar mais de acordo contigo, o meu aqua apanha luz do sol 3 horas antes das luzes se ligarem e continua por mais algumas horas após e o resultado é este:

Pic_4182_18.jpg e com podas semanais.

mas o que resulta comigo e contigo pode não ser regra geral mas sou apologista de aproveitar a luz do nosso astro Rei!!!!!!!

abraços