Caudas de Espadas


Recommended Posts

Olá

Cá estou eu de novo.

Tenho no meu aqua um casal de caudas de espada.Pois já é a 3ª.vez que a espada desova e eu não consigo ficar nem com um peixinho.

A desgraçada come-os todos.

Que faço?

Onde a ponho a desovar?

No comunitário nem vale a pena que os outros abrem a boca e nem escapa um, já tentei em criadeiras mas nada, ela debica a rede e marcha tudo.

Que fazer?

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Isa,

 

Já experimentaste com as maternidades de plástico? Se ainda não experimentaste, tenta...não tens nada a perder, mas talvez seja melhor retirar a mãe depois da desova... poque senão o que vier para junto da mãe servirá de pestisco.

 

Boa sorte!

Ricardo

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

E se eu vos dissesse que as minhas fêmeas de Cauda de Espada pouco ligavam aos recém nascido e às crias ?

Já aqui expliquei em que circunstâncias os ovovivíparos deixam de ser canibais várias vezes.

Os ovovivíparos são muito fáceis de criar porque dão à luz peixinhos independentes e desenvolvidos para se desenvencilharem sozinhos, para além de serem muito prolíficos... mas como todas as espécies temos que ter condições mínimas !

Já leram outras mensagens sobre este assunto ?

Nem vou chamar a atenção para as minhas... pesquisem por favor.

Resumindo e concluindo :

1) nem todos os ovovivíparos suportam bem as malditas “ maternidades “

2) Caudas de Espada adultos sem problemas congénitos e criados em ambientes próximos dos ideais atingem pelo menos 12 cm de cumprimento

3) criar peixes em aquários comunitários com sucesso é um luxo que só está ao alcance de quem faz a escolhas certas de espécies e não investe na quantidade mas sim no rigor científico e na Biologia

4) o que fazer com os peixes num aquário de 200 litros mesmo que atinjam o tamanho adulto apenas 5 de cada ninhada ? ( ao fim de uns quantos meses podemos ter para além do grupo de progenitores original mais peixes do que o nosso aquário tem capacidade para suportar... e todos da mesma espécie e muito próximos geneticamente para poderem servir para futuras reproduções )

5) é correcto estarmos a prender uma mulher grávida numa cela de 2x3 metros até ela dar à luz ? então porque é moralmente aceitável fazer o mesmo com os nossos peixes ? porque é que já agora não pomos os ovíparos também numa maternidade ?... ( os de ovos não adesivos pode ser que se reproduzam )

Não fiquem melindrados por favor e pensem nisto !

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Nem era oviparos que queria dizer...era ovoviviparos, que alguem do forum escreveu mais para trás...de qualquer modo obrigada pela correcção.

Nem todos podemos ser versados gramaticalmente e/ou zoologicamente.

Cumps.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz como eu fiz no meu aquário dos guppys, puz um monte de pedras vulcânicas que eles fogem todos lá para dentro e assim sáfam-se quase 100% dos alevins!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1066&highlight=

 

Vai ver neste link!

 

Fiquem bem!

Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pesoal

Já que estam a falar de espadas, queria aproveitar para perguntar, quando e apartir de que idade ou tamanho é que nos sabemos se são macho ou femea. É que tenho 4 crias já com mais ou menos 2.5 cm e parecem-me ser todas femeas, e logo eu que tenho só um macho. :?

Fiquem bem

Moço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Em termos reprodutivos os peixes podem ser ser ovíparos ( os ovos são libertados na água porque estão envoltos em cápsulas semi-rigídas ), vivíparos ( os embriões desenvolvem-se dentro de uma estrutura semelhante a uma placenta, o que lhes permite serem alimentados directamente pelo corpo da mãe nascendo depois plenamente desenvolvidos ) ou ovovivíparos ( os que retêm os ovos no interior da fêmea, nascendo filhotes completamente formados com diferentes graus e tipos possíveis de relação entre os embriões e a sua progenitora, embora na maior parte dos casos se verifique que produzem ovos muito ricos em vitelo mas sem anexos embrionários ).

Em biologia, designam-se como ovovivíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe. O ovo recebe assim protecção, mas desenvolve-se a partir do material nutritivo existente dentro do ovo.

Quanto o local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais do seguinte modo – ovulíparos, ovíparos, ovovivíparos e vivíparos.

Isa atenção aos acentos da palavra, nomeadamente no i.

Infelizmente hoje só tive tempo de dar esta resposta, mas dentro de dias volto para aconselhar as tais ligações de uma das mensagens anteriores.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a Todos

POis quero-vos contar o que me aconteceu.

Estava a minha cauda de espada grávida, e eu tinha deixado uma maternidade daquelas de plástico dentro do aquário para ver se apanhava algum pequenino, isto se tivesse sorte...qual é o meu espanto quando no sábado de manhã vejo que ela já tinha tido os peixinhos e claro nem um à vista, Quando olho para dentro da maternidade estava cheia de peixinhos pequeninos, escusado será dizer que fiquei contenti

ssima.Sorte....Claro que para a próxima não vou deixar ao acaso vou tentar seguir os conselhos que todos me deram.

Escusado será dizer que as crianças (7) estão de boa saude , movimentam-se e comem, e já se vê o preto dos rabitos.

Obrigada e cumps.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais