Esclarecimento Aquariofilia.


brainzlp1

Recommended Posts

Primeiramente gostaria de agradecer por toda a gente neste forúm e toda a informação que disponibilizam, farto-me de ler e ler e aprender inúmeras particularidades que são fundamentais principalmente para iniciantes.

 

Aquario: 80x30x40 ( 96L, mas considere-mos -15% 82L).

Filtro: 1000L/h ( é adequado ou demasiado)?

 

O aqua será destinado a peixes de agua quente, guppys talvez e nao sei mais, preciso de alguns conselhos.

 

A sequência para se iniciar é:

1- colocar substrato fertil + substrato inerte ( areao , areia)

2 - Encher o aqua até +/- meio

3 - colocar plantas

4- montar filtro, termoestato

5 - Encher até máximo

6- Iniciar ciclo de azoto (deixar tudo a trabalhar, filtro e etc) durante cerca de 6 semanas, deitando comida de peixe 1x ao dia de modo a ir criando as bactérias.

7- ir medindo o nivel de nitratos e amonia gradualmente, quando ambos chegarem a zero (0) pode-se ir introduzindo os peixinhos aos "poucos", semana a semana digamos.

?

 

Quais os tipos de testes que devo adquirir? pH, amonia, nitratos?

Devo adquirir o ESHA 2000?

 

Alguem me poderia esclarecer acerca da filtragem, é necessário ter materiais filtrantes ( o que é isso, onde se coloca, como fazer ou comprar).

 

Agradecia que me pudessem ajudar,

Rafael.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite e bem vindo

 

O filtro é demasiado potente um de 500l/h já é mais que suficiente.

O ciclo faz-se totalmente em 4 semanas.

 

Quanto aos testes mais importantes deves adquirir ph, no3 e nh4

Podes comprar o esha para preveção.

 

As materias filtrantes é o que está no filtro, "As materias filtrantes é o que faz a filtração do aquario, de forma mecanica, biologica e quimica (serve para alterar as propriedades da agua). Exemplos: ceramica, esponja, carvão, lã filtrante, biobalas, turfa, ..... Num filtro externo tens espaço para pores o que quiseres, num de cascata tens menos espaço mais podes colocar esponja e 1 ou 2 tipos de outra materia filtrante. Num interno o espaço para materia filtrante é normalmente muito pequeno, e vem com esponja e espaço para um bocado de carvão ou ceramica."

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217477

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite e bem vindo

 

O filtro é demasiado potente um de 500l/h já é mais que suficiente.

O ciclo faz-se totalmente em 4 semanas.

 

Quanto aos testes mais importantes deves adquirir ph, no3 e nh4

Podes comprar o esha para preveção.

 

As materias filtrantes é o que está no filtro, "As materias filtrantes é o que faz a filtração do aquario, de forma mecanica, biologica e quimica (serve para alterar as propriedades da agua). Exemplos: ceramica, esponja, carvão, lã filtrante, biobalas, turfa, ..... Num filtro externo tens espaço para pores o que quiseres, num de cascata tens menos espaço mais podes colocar esponja e 1 ou 2 tipos de outra materia filtrante. Num interno o espaço para materia filtrante é normalmente muito pequeno, e vem com esponja e espaço para um bocado de carvão ou ceramica."

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217477

Comprei o aquario e vinha já com esse filtro, é prejudicial devo adquirir outro?

A ordem que referi em cima está bem?

Acerca das materias filtrantes é só colocar antes de sair a agua?

Não sei como posso colocar as materias filtrantes aqui -> http://imageshack.us/photo/my-images/842/i811.jpg/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta ver se faz muita circulação, nao pode parecer um turbilhão, os peixes tem de conseguir nadar sem serem sugados. Se for muito potente tambem podes meter um esponja no chupador

 

Ah, tens um filtro de cascata. Isso branco já é material filtrante:lã filtrante. No espaço em que está essa lã tenta meter mais coisas, tipo esponja e ceramica.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o aquario e vem com o filtro que mostrei inicialmente, vem como um conjunto, ainda estou a ponderar se devo ou não comprar.

 

Acredito que me poderás ajudar a decidir.

 

http://imageshack.us/photo/my-images/827/m2oc.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/854/r9bt.jpg/

 

Eu basicamente ainda não tenho nada, estou mesmo em branco, só tenho é vontade de ter este projecto concluido.

Diz-me se conseguires se com esse aquario, e pelos vistos esse filtro é em cascata, eu consigo facilmente fazer a manutenção do filtro? ( será melhor um filtro mesmo externo?, queria saber se devo ou não comprar isso.

 

Amanhã vou ver de peixes, plantas kits e etc para saber com o que posso contar na minha zona, é um bocado remoto isto..

Editado por brainzlp1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario é bom, tipico aquapor. O filtro ao ser de cascata tras vantagens, mas acho o caudal muito forte, se ele realmente fizer o que diz, mas só experimentando. Sabes se tem regulador de caudal?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario é bom, tipico aquapor. O filtro ao ser de cascata tras vantagens, mas acho o caudal muito forte, se ele realmente fizer o que diz, mas só experimentando. Sabes se tem regulador de caudal?

Penso que sim na imagem do lado direito diz lá "adjustable flow" por isso penso que sim, aconselhas-me a comprar este conjunto caso dê para regular?, quais sao as vantagens de ter um filtro em cascata ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vantagens:

Não ocupa espaço dentro do aquario

Mais bonito esteticamente

Maior capacidade de materias filtrantes

Mais facil de limpar

 

Desvantagem

tens de criar um espaço para que ele fique pendurado na borda do aquario

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se essa for a unica desvantagem, criar tudo se cria, podia ser pior, vou ver se dá para ajudar o caudal depois tenho de ver como se liga aquilo.

 

Consegues-me dizer se é importante ter algo para mandar CO2 para o aquario por causa das plantas? Isso depende das plantas eu amanha vou ver onde e o que posso por neste tipo de aquario ( Agua quente )

 

Consegues-me dizer por que preço achas justo comprar esse conjunto que te enviei? Aqua + filtro cascata 1000L/h

 

Obrigado pelo teu tempo Ervilhita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do valor depende da zona, porque em Lisboa encontras boas propostas mas para o interior é mais complicado.

 

Se o aquario for em segunda mao sem riscos, penso que um preço aceitavel seria entre os 40 e os 60€.

 

O Co2 é importante mas vai depender das plantas e principalmnte da iluminação que queiras por.

As plantas são quase todas de agua quente, ou toleram temperaturas ate aos 25ºC

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 a 60 euros só o aqua?

Acerca do filtro produz os tais 1000L/h mas tem lá 2 "garrafas" não se pode tirar 1 ou desactivar e passa a 500l/H ?

 

a loja que me enviaste é bastante interessante para decoração e materias filtrantes.

Para materias filtrantes o que aconselhas daquele site e para aquele filtro que te mostrei? De quanto em quanto tempo se deve "renovar" as materias filtrantes? basta limpa-las em agua corrente ou é melhor substitui-las completamente por novas ?

 

Já agora aconselhas comprar um alimentador automático para quando se vai de férias ou comprar comida de férias como aquele site tem?

Editado por brainzlp1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua mais filtro

 

As "garrafas" são materiais filtrante nao o motor em si, por isso continuas com os 1000l/h.

As materias filtrantes devem ser renovadas depois de usadas 6meses / 1 ano, dependee nao todas ao mesmo tempo. As materias filtrantes tem de ser limpas em agua acabada de sair do aquario, para nao matares as bacterias.

Um alimentador é preferivel

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse conjunto está a 75euros, também me parece ainda bastante caro para o que é. se não der para reduzir a potência vou ter de passar e tentar encontrar outra coisa.

 

Aqui na minha zona não encontro negocios para aquarios a preços razoavéis, novos fica muito caro, é comprar menos por mais.

Vou ver se ele consegue reduzir a potencia do motor do filtro.

Aquelas materiais filtrantes dá para qualquer filtro ou somente para eheim ?

Editado por brainzlp1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ph, amónia e nitratos. podes comprar kits que trazem ph, no3, no2, gh, kh e ficam mais baratos que comprando sozinhos. a amónia tens de comprar mesmo a parte.

 

da para todos os filtros.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Queria a vossa opinião acerca do meu futuro aquário.

 

Aquário 80x30x40

Filtro 1000L/h em Cascata

 

Peixes:

1 - ancistrus (ainda não sei o tipo) , será útil te-lo neste aquário?
3 - plattys ( 2femeas 1 macho)
3 - guppys (2femeas 1 macho)
8 - neons? (Não sei se será uma boa opção.)
3 - corydoras (todas do mesmo tipo)
Plantas:
1 - eleocharis parvula
1 - pellia epiphylla
1 - taxiphyllum spec spiky
1 - riccia fuitans
Decoração: (vou ver se encontro, ainda não tenho nada definido)
- 1 tronco
- 2 ou 3 rochas rasas
- 2 ou 3 esconderijos através de rochas em plástico
- 4 ou 5 buzios artificias que já tinha.
Gostaria de ter a vossa opinião acerca da compatibilidade entre peixes e plantas, se preciso ou não de uma garrafa de CO2 ou se o filtro consegue dar conta do recado?
Qual o pH que devo manter no aquário?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a sua dica, irei então pôr 5 corydoras.

 

Mais dicas, ou criticas são sempre bem vindas.

 

Ouvi dizer que os guppys e plattys que quero por não se davam bem com a fauna que vou escolher, alguém sabe confirmar isto ou desmentir? ( não é que morram, mas não são as condições ideias)

 

Sugeriram-me em vez de usar a minha fauna, usar a seguinte:

-Musgos;
-Cryptocorynes;
-Anubias

Editado por brainzlp1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a sua dica, irei então pôr 5 corydoras...

 

Sugeriram-me em vez de usar a minha fauna flora, usar a seguinte:

-Musgos;

-Cryptocorynes;

-Anubias

 

"Tua" dica...não há necessidade de me tratar por "você".

 

Desculpa a correcção, mas convém não baralhar conceitos.

 

Sugeriram estas por serem de mais fácil manutenção, penso eu...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quanto aos peixes podem ser todos juntos como ja foi dito em cima e as corydoras aconselho sempre um grupo ou seja umas 5/6

quanto as plantas as ditas na primeira mensagem são muito difíceis de manter pois requer um bom substrato, iluminaçao (1watts/litro) e injecção de co2...

 

para alem destas:

-Musgos;
-Cryptocorynes;
-Anubias

pode colocar:

-cabomba

-valisnerias

-higrofilia

-rotola

-feto de java

-bacopa

-uma planta com muitas variedades que agora nao sei bem o nome mas julgo ser algo como "enchirodrus"

alguma coisa esta-mos cá para isto

cump.

bruno

 

ps. mas convém ter no mínimo algumas condições e fertelizaçao liquida ajuda no crescimento e cor

Editado por Bruno TER
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.