Boas pessoal (sou novo)


Recommended Posts

Boas pessoal sou o Jorge Gabriel tenho 16 anos e inscrevi-me neste fórum que já vi ser bastante precioso porque gostaria de adquirir alguns esclarecimentos de profissionais como já vi que são...

 

Bem eu gostaria de recuperar o hobby que o meu pai teve que começou com uma brincadeira mas tinha um aquário lindo acho que na altura nem havia nada dessas coisas de PH's... e também queria descobrir como eles se reproduzem e essas coisas porque gosto muito de animais mas gostaria de ter uma opinião vossa como tinha dito as minhas duvidas são?

 

Qual o maior aquário a ter...

 

Peixinhos bons para eu começar

 

e algumas coisas para por no aquario ...

 

Tenho de medidas 79cm de comprimento e cerca de 40 e picos de largura o que me aconselham?

 

Desde já um grande obrigado...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Welcome,

Eu também sou novato nestas andanças por isso espera pela resposta dos experts, mas com essas perguntas aposto que vão seguiro padrão habitual de resposta.

 

Qual o maior aquário a ter? O maior que tiveres espaço e/ou dinheiro para ter.

Peixinhos bons para eu começar? Guppies, platys, espadas, mollys

Algumas coisas para pôr no aquário? Estas a falar de acessórios? Termostato e filtro adequado ao tamanho que tiveres, iluminação + CO2 adequada as plantas que quiseres ter, Decoração natural: pedras, madeira etc

 

Acho que vais ter de ser um pouco mais específico nas perguntas para conseguires a ajuda que me parece estares à procura.

Entretando vai lendo os vários tópicos que outros já iniciaram que muitas vezes estará lá algum do esclarecimento que precisas.

 

No fim falas em umas medidas, fiquei sem perceber se é o aquário que já tens ou o espaço que tens para o pôr?

No site www.theaquatools.com/tens uma calculadora que permite estimar a capacidade dos acessório a colocar no aquário entre outras coisas.

Calculo que se calhar aquilo nem é muito correcto e alguém aqui possa discordar dos resultados finais que aquilo dá, mas penso que para nós iniciados nos dá uma boa ideia geral.

 

Boa sorte para o aquário :) agora esperamos pelas respostas dos mais "seniors" para aprendermos os 2 um pouco ;)

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge. Bem vindo ao forum e ao mundo da aquariofilia :)

 

Começaste por fazer o mais acertado: Tentar saber mais antes de investir nos peixes. Com isso já ganhaste :)

 

Qual o maior aquário a ter...

 

Peixinhos bons para eu começar

 

e algumas coisas para por no aquario ...

 

Tenho de medidas 79cm de comprimento e cerca de 40 e picos de largura o que me aconselham?

O melhor aquário, tal como respondido anteriormente, é o maior que conseguires comprar. Quanto maior mais fácil será a manutenção e menos problemas terás com a quimica da água. Além de que mais felizes ficarão os peixes.

 

Ao contrário do que muita gente dirá, eu não acredito que vivíparos (guppies, platys, etc) são os melhores peixes para se iniciar. Eles são muito resistentes é verdade, mas como se reproduzem muito rápido podem tornar-se dificeis de gerir. Além disso acho-os demasiado "ariscos" para o meu gosto. Mas isto é a minha opinião. Eu aconselharia, para um aquário dessas dimensões um cardume (entre 10 a 20) de peixes pequenos como tetras ou danios/rasboras/boraras, etc (há muitos diferentes, basta pesquisar) e talvez uns camarões para andarem no fundo, como os comuns red cherry por exemplo,

 

Coisas para o aquário? Plantas....muitas plantas. E diria para tentares manter tudo o mais natural possível. Pôr de lado as decorações artificiais e usar troncos e/ou pedras. Para teres plantas basta uma luz minimamente decente e aconselho a usar um substracto fértil no fundo, por baixo de outro substracto "normal/inerte". Existem muitas plantas que não requerem quase cuidados nenhuns, como anubias, cryptocorynes, musgos, fetos de java, etc etc. Para mim plantas é obrigatório.

 

Eu acredito que o segredo é muita planta e poucos peixes. Acima de tudo não compres nada impulsivamente. Tenta saber bastante sobre os animais e plantas antes de comprar.

 

E claro, procura saber coisas sobre o ciclo do azoto e como fazer trocas de água etc...

 

Um abraço e boa sorte!

Editado por Axebitten
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

tendo em conta que estás a começar, o melhor será seguires os conselhos acima e agora acrescento eu:

 

- começa por construir um aquário virtual: escolhe o aqua, a fauna e as plantas (e o layout) e antes de comprares seja o que for, coloca um post com o que estás a planear ter/adquirir para receberes opiniões mais concretas. Quanto a filtros, iluminação, decor - certamente o fórum te responderá depois de forma mais adequada.

 

Cumprimentos,

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

tendo em conta que estás a começar, o melhor será seguires os conselhos acima e agora acrescento eu:

 

- começa por construir um aquário virtual: escolhe o aqua, a fauna e as plantas (e o layout) e antes de comprares seja o que for, coloca um post com o que estás a planear ter/adquirir para receberes opiniões mais concretas. Quanto a filtros, iluminação, decor - certamente o fórum te responderá depois de forma mais adequada.

 

Cumprimentos,

Ana

 

Onde faço esse aquario virtual? :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Onde faço esse aquario virtual? icon_

 

Na falta de software para o efeito (que o há, mas terás de perguntar a outros membros se conhecem versões gratuitas, uma vez que desconheço), podes sempre utilizar o que se faz desde sempre: desenhar à mão ou, um pouco mais sofisticado, utilizar programas de desenho, tipo paint p. e. :)

 

Mas isto é só para poderes exemplificar o que pretendes fazer com o aspecto do aqua...

 

Em relação a tamanho, fauna, flora e restante material: uma lista é o mais indicado... Algo do tipo:

 

Aquário: comprimentoxlarguraxaltura

Filtragem: qual o tipo de filtragem/filtro

Iluminação: nº de lâmpadas e potência

Temperaturas das lâmpadas: cor das lâmpadas

Termóstato: potência

Substrato fértil: substrato para plantas (características)

Substrato inerte: areão, areia,...

Fertilizações: CO2, fertilizante liquído, pastilhas,...

Hardscape: troncos (de que tipo), pedras (de que tipo),...

Flora: plantas, musgos, algas,...

Fauna: peixes, camarões, caracóis,...

 

 

Em relação a fauna, vê nas fichas (aqui no fórum, p.e.) quais são as suas características (tamanho, hábitos sociais, alimentação, quais os parâmetros mais indicados - pH, temperatura, etc.) e quais/quantos podes juntar no mesmo espaço (sem esquecer o tamanho do aqua...). O tamanho do aqua ajuda a definir por que tipo de espécies (e por que quantidades) poderás optar e vice-versa. A flora é sempre mais simples de resolver depois do resto decidido.

 

O que não souberes, deixas em branco, naturalmente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Irei fazer isso sim senhora a minha ideia seria fazer um móvel a medida o móvel ira ficar para depois mas é ter um aquario de 60L 70 L por ai que e o máximo que posso ter...

 

Agora eu queria fazer um móvel com outra divisória e ter um aquario (mais quadrado e altarico) para por os filhotes deles que acha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alem do que ja foi dito eu aconselho: dinheiro, investigar bastante e paciencia. Esta sao as chaves :)

 

Vai deixando aqui as tuas duvidas, que vamos tentar responder.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Irei fazer isso sim senhora a minha ideia seria fazer um móvel a medida o móvel ira ficar para depois mas é ter um aquario de 60L 70 L por ai que e o máximo que posso ter...

 

Agora eu queria fazer um móvel com outra divisória e ter um aquario (mais quadrado e altarico) para por os filhotes deles que acha?

 

O meu conselho é um aqua de cada vez...

Primeiro aprender, porque os erros vão acontecer sempre - por mais que se pergunte e se estude...

Quanto a filhotes: nada se perde, tudo se transforma... E por mais pena que se tenha, há sempre quem tenha fome...

Mais tarde então, quando se tiver um pouco de 'mão', então outras aventuras - que é como quem diz, outros aquas.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.