Classificação de camarões


DanielSan19

Recommended Posts

Boas, estou a pensar fazer apuramento de Red Cherrys, tenho alguns que fui escolhendo para ficarem sozinhos num aquário mas faz-me um pouco de confusão a classificação dos mesmos.

Andei a pesquisar e encontrei este link de um forum com a sua classificação.

http://www.aquaticquotient.com/forum/showthread.php/74217-Grading-system-of-Cherry-to-Fire-Red-Shrimps

 

Por isso pergunto aos mais entendidos se me posso guiar por aqui para classificar os meus.

Estou a ver se tiro umas fotos dos que tenho, um a um, visto que até nas cores eles variam, tenho uns que parecem cor de vinho e outros mais vermelhos e não sei onde os enquadrar, mas a minha máquina não é das melhores mas logo que possa posto aqui as fotos.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse sistema de grading de red's pode e deve ser usado. Deves usa-lo para poderes escolher os teus exemplares de melhor potencial genético, deves usa-lo e enviar o seu link quando pretenderes vender algum camarão, por exemplo, se vais vender low grade sakura deves ter a noção que ao falares em Sakura muita gente vai ser induzida em erro e pensar em fire grade, é normal que assim seja pois esse grading está pouco difundido.

 

Em relação ao conseguir atingir linhas high grade de red's, tens que perceber que não é possível faze-lo em menos que 3/4 anos, pois só podes dizer que tens uma colónia fire red grade quando te nascem poucos exemplares abaixo dessa grade. fiz-me entender?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já obrigado pelo esclarecimento, ainda estou muito verde nesta área e não fazia ideia dessa questão das colónias.

Realmente tenho alguns exemplares que nasceram no meu aquário e que já posso considerar de low grade sakura ou mesmo high grade sakura, mas como me desleixei um pouco com a selecção dos melhores exemplares e deixei tudo misturado acabaram por sair mais Red cherrys que propriamente sakuras ou superiores.

 

Em relação a vender, para já apenas vendo os Red Cherrys quando começo a ter excesso de população, fico é com aqueles que acho terem melhores genes para tentar apurar a espécie.

 

De momento não tenho grandes condições porque apenas possuo um aquário dedicado aos camarões, mas aqueles que chumbam na inspeção :) vão para o comunitário limpar algas que o fazem muito bem, mas para o futuro planeio arranjar mais 2 aquários e depois ai sim faço uma melhor seleção por grades.

 

Já agora, essa foto que tens no perfil, que grade é esse camarão?

Tenho alguns parecidos com esse, parece que faz uma risca por cima.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um red cherry... mas em termos de cor enquadra-se num high grade sakura (segundo o grading), tem uma cor mais vermelho vinho uma linha mais brilhante ao longo as costas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um red cherry... mas em termos de cor enquadra-se num high grade sakura (segundo o grading), tem uma cor mais vermelho vinho uma linha mais brilhante ao longo as costas.

 

Pois, é exactamente como os que tenho.

Já agora em termos de criação o que é que convém, ter mais machos do que fêmeas ou o contrário, é que tenho alguns (poucos) machos com uma coloração quase total e várias fêmeas com as mesmas caracteristicas que vão ficar no aquário.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pois, é exactamente como os que tenho.

Já agora em termos de criação o que é que convém, ter mais machos do que fêmeas ou o contrário, é que tenho alguns (poucos) machos com uma coloração quase total (boa ou má) e várias fêmeas com as mesmas caracteristicas que vão ficar no aquário.

 

Cumps.

 

Se tiveres apenas 1 aquário dedicado a red's e mais um para pôr os piores exemplares, aconselho seleccionares todas as melhores fêmeas (dando preferência a cor mais intensa do que à quantidade de falhas de cor na carapaça e pernas), depois seleccionas os machos, poderias seleccionar apenas o melhor, mas pode calhar que esse macho seja mais larilas e não engravide as fêmeas todas, por isso convêm ter 2 ou 3 macho.

 

Se nenhum dos teus machos tiver potencial, procura no forum quem faça criação de sakuras, pede para que te arranje 2/3 machos que sejam bonzitos e baratos, em principio não gastarás mais que 3 euros por 3 machos e ficarás com material genético para ires trabalhando com mais qualidade.

 

Se quiseres podes saltar etapas e comprar uma pequena colónia de Sakuras (fire red grade) e trabalhar essa colónia a partir do inicio, dá menos trabalho demora muito menos tempo, mas nascem muito menos animais... tu é que escolhes, eu optei por ir evoluindo com calma...

 

Respondendo directamente à pergunta é preferível ter mais fêmeas do que machos, pois mais fêmeas rendem mais crias, mais machos rendem mais variabilidade genética.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, provavelmente vou optar por tentar evoluir os que tenho, até porque se vou comprar uma colónia já estabelecida a coisa perde a piada ;)

 

Mais vale ir com calma, até porque assim vou aprendendo com os erros.

 

Uma vez mais obrigado pela ajuda, espero que no futuro possa mostrar os meus meninos vermelhinhos :)

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Daniel poderás até aplicar a tabela, mas na minha opinião só porque a cor se enquadra naquele grade, não quer dizer que se possa chamar aquele camarão por exemplo de Sakura SS ou Sakura High grade XPTO, o que seja, é que ou estamos a falar de camarões apurados ou então não convem aplicar essas tabelas de grading para os classificar, pois a cor pode até ser boa mas não deixam de ser "lebres que dão descendencia gatos".

 

Se não for uma variante apurada acho que não podemos estar a lhes dar nomes se a ascendencia não foi seleccionada durante anos o que vai fazer com que a descendencia varie muito e não corresponda com o grade que se pagou pelos pais, por isso, mesmo que vendas os melhores como grade Sakura, a cor da descendencia não vai ser igual ao projenitores..

 

Eu pessoalmente gosto de lhes chamar de red cherry de boa qualidade :), ja mantenho a mesma colonia de red cherry desde 2005 e as cores variam muito, ja tentei apurar como podes ver no meu tópico da assinatura Real Jungle, acabei por desistir pois apareciam sempre red cherry de cor fraca.. O apuramento demora vários anos e quando se conseguem arranjar camarões já apurados, acho que não justifica o trabalho que dá e o tempo que se "perde", por isso comecei tambem a reproduzir sakuras ja apurados.

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já calculava que a coisa fosse complicada, realmente se desde 2005 que tens essa colónia e continuam a sair algumas "ovelhas negras" então tenho um longo caminho a percorrer.

 

A minha ideia para já não é vender sakuras, tal como disse vendo apenas o excesso que são os Red's.

 

Tenho de ver essa situação, talvez opte por arranjar uma colónia para começar com mais balanço, mas primeiro tal como já tinha referido prefiro montar mais 1 ou 2 aquários para manter os que tenho e outra colónia já apurada.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora um aparte, estive a ver o teu tópico e gostava de saber se não tens problemas com as rasboras e os camarões pequenos. É que estava a pensar meter alguns no nano com os camarões.

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Em relação ao conseguir atingir linhas high grade de red's, tens que perceber que não é possível faze-lo em menos que 3/4 anos, pois só podes dizer que tens uma colónia fire red grade quando te nascem poucos exemplares abaixo dessa grade. fiz-me entender?

 

Boas.

 

Daniel poderás até aplicar a tabela, mas na minha opinião só porque a cor se enquadra naquele grade, não quer dizer que se possa chamar aquele camarão por exemplo de Sakura SS ou Sakura High grade XPTO, o que seja, é que ou estamos a falar de camarões apurados ou então não convem aplicar essas tabelas de grading para os classificar, pois a cor pode até ser boa mas não deixam de ser "lebres que dão descendencia gatos".

 

Se não for uma variante apurada acho que não podemos estar a lhes dar nomes se a ascendencia não foi seleccionada durante anos o que vai fazer com que a descendencia varie muito e não corresponda com o grade que se pagou pelos pais, por isso, mesmo que vendas os melhores como grade Sakura, a cor da descendencia não vai ser igual ao projenitores..

 

 

O Fábio referiu o mesmo que tinha referido logo no inicio, a tabela serve sempre para seleccionar camarões para apuramentos, mas apenas podes denominar que determinado camarão é Sakura Xpto quando a sua linhagem é consistente e a descendência mantém os mesmos padrões de qualidade da cor. Isso requer anos de selecção.

 

Quanto às Rasboras eu sei responder a essa pergunta porque o Fábio contou-me o que acontecia com elas no aquário. Dá para ter no aquário se este tiver muita flora, mas algumas crias serão comidas e o stress provocado aos camarões ainda é considerável.

 

Se tiveres mais aquários podes e deves arranjar uma colónia de alta grade bem apurada e com os exemplares que forem nascendo piores vais evoluindo os teus red's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, provavelmente irei optar por esse caminho, não vale a pena estar a juntar os que tenho com uma colónia apurada. Logo que tenha disponibilidade vou arranjar outro aquário ou uma mini bateria com 3 aquários e fico com mais hipótese de selecionar as várias estirpes. Já pedi alguns orçamentos para um aquário com essas caracteristicas.

 

Tenho uma duvida referente á filtragem, no caso de ser um aquário com 3 divisões é aconselhável ter 3 filtragens independentes ou apenas 1 filtro partilhado. Pergunto isto para facilitar sempre que quero retirar camarões para o do lado, pois quando tiro do nano para o comunitário leva sempre muito tempo a aclimatizar os camarões, pois o ph diverge ligeiramente e a temperatura, embora no ultimo caso seja de apenas 2ºC.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais