• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
Sign in to follow this  
amvd

Reef In Heaven

Recommended Posts

Boas,

Penso que o aquário esteja a evoluir dentro da normalidade e na passada semana entraram os primeiros peixes: 2 Amphiprion Ocellaris pequenos.

Entraram também no sistema uma Heliofungia Actiniformis e uma Tridacna.

Os Ocellaris assim que entraram começaram logo a "incomodar" a Heliofungia e em menos de 48 horas já a tinham adoptado como sua "casa" :bleh:

O facto deles andaram sempre lá não irá perturbar a médio/longo prazo a Heliofungia? Não tinha conhecimento de ser uma opção para simbiose com os palhaços!

Mas nem tudo são boas notícias, não é que sejam más, mas um dos Ocellaris apanhou Lymphocystis que lhe afectou uma das barbatanas :( mas como se trata de um vírus, não existe cura ou tratamento... segundo li, passa por manter uma boa higiene, qualidade da água, boa alimentação e esperar que passe! E assim está a ser, parece que a "perturbação" na barbatana está a diminuir... Entretanto foi ligada a UV para ajudar na recuperação.

Não sei até que ponto, o facto de ter usado água da torneira na quarentena + stress do peixe terá despoletado o vírus! Desde que foi colocado no aquário tem vindo a melhorar aos poucos e come bastante bem. Espero que recupere totalmente...

Por agora é tudo e ficam algumas fotos.

Heliofungia Actiniformis:

Heliofungia.jpg

Tridacna:

Tridacna.jpg

Amphiprion Ocellaris:

Ocellaris.jpg

Cumprimentos.

António Durães

Edited by amvd

Bom dia,

Já passaram 3 meses após o início desta aventura e penso que as coisas estão a evoluir dentro da normalidade.

Os parâmetros da água são os seguintes:

PH: 8.0

Amónia: 0ppm

Nitritos: 0ppm

Nitratos: 1.5 ppm

Fosfatos: 0.04 ppm

CA: 410

KH: 7.1

MG: 1380

Entretanto entraram mais 2 companheiros para os Ocellaris, 1 Hepatus que quando comprado era mais pequeno que uma moeda de 50 cêntimos e um Flavescens também ainda pequeno. Engraçado que os dois andam sempre juntinhos e dão-se lindamente, o Hepatus parece uma cria do Flavescens e emita/copia tudo o que este faz...

O Hepatus:

Hepatus.jpg

O Flavescens:

Flavescens.jpg

Para compor mais um pouco, entrou um frag de Zoanthus:

Zoanthus.jpg

Uma foto geral:

Geral-1.jpg

E por agora é tudo.

Cumprimentos.

António Durães

Esta se a compor ... Finalmente alguns peixes

Olá,

Sim, isto aos poucos vai lá... ou então não... lol

Obrigado.

1 Abraço.

António Durães

Boas,

Para actualizar um pouco, o aquário está dentro do que é espectável.

Passei a fazer as TPA's quinzenalmente de 10%, tenho conseguido ter alguns fosfatos e nitratos, 0,04 de fosfatos e 4ppm de nitratos.

Entraram apenas mais uns Zoanthus para compor uma rocha.

O belo do Crypto é que também entrou sem eu pedir mas "The Life Goes On"... O Hepatus ficou carregadinho de pontos brancos e o Flavescens também, embora em menor quantidade...

Para minha sorte, ou talvez não, os peixes comem como autenticas bestas, o Flavescens está com uma barrigona que até receio rebentar... Tenho dado comida carregada com alho e vitaminas, liguei a UV 24H e já noto os peixes muito mais "limpos".

Fiz quarentena aos peixes como mandam as regras mas mesmo assim o belo do Crypto entrou, por isso deduzo que terá entrado através de um coral.

E é assim que vai evoluindo esta minha aventura...

Cumprimentos.

António Durães

Boas,

Para actualizar um pouco, nestas últimas 5 semanas as coisas têm corrido melhor do que eu esperava.

Após o surto do Crypto que houve, deixei durante um mês a UV sempre ligada, não sei se ajudou ou não mas o crypto não voltou a atacar os peixes. Estes, sempre comeram bem, aliás, o Hepatus engordou bastante e cresceu também muito.

No entanto os 2 tangs, desenvolveram HLLE, talvez por terem passado muito tempo sem comerem algas, só a simples colocação da mola para prender as algas era motivo de stress neles. Agora comem como bestas as algas, o Flavescens parece um pitbull.

Aproveitando a conversa da mola, esta, na passada semana foi parar mesmo em cima da Heliofungia, ora sabendo da fragilidade principalmente da membrana que envolve o prato, temo que o coral não resista a uma lesão derivada desta situação. Vamos lá ver...

A Heliofungia teve que ser mudada de local pois num belo dia decidiu "passear" pelo aquario e queimou um pouco o manto da Tridacna. Foi colocada numa zona com menos circulação e parece que "estacionou" por ali. A Tridacna está a recuperar muito bem.

Entretanto entraram uma Caulastrea Furcata, uma Euphyllia Ancora e uma Nemateleotris Decora, adquiridos a um membro.

Em relação aos nutrientes, para conseguir ter um pouco de fosfatos tenho que dar um cubo de comida congelada diariamente bem como um pouco de Cyclop-Eeze o que faz com que depois os nitratos fiquem na ordem dos 5 a 10ppm. O valor máximo que tive foi de 0,06 de fosfatos e 10 de nitratos. Se corto na comida os nitratos baixam para os 4ppm mas os fosfatos zeram logo. Certo é que até agora não tive grandes problemas com algas, mas temo as cyanos.

E assim vai o meu aquário com cerca de 5 meses. Ficam umas fotos gerais:

Geral3.jpg

Geral2.jpg

Geral1.jpg

Abraços.

António Durães

muito porreiro...

Obrigado. Estou a ganhar coragem para daqui as umas semanas começar a introduzir uns SPS mais fáceis.

Belo aquario. Adoro essa euphilia aibda nao encontrei à venda

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Belo aquario. Adoro essa euphilia aibda nao encontrei à venda

Olá,

Se for a Euphyllia verde de pontas rosas, é uma Glabrescens e encontras com alguma facilidade na Aquahobby em Alfragide. Foi lá que comprei a minha e depois disso já lá vi mais e maiores. Esta minha tem apenas uma cabeça.

Edited by amvd

Tenho de ir la fazer uma visita